Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / sobre o Programa

Avaliação diagnóstica da produção escrita no Ensino Fundamental II é tema da live no dia 26/05 às 17 horas

Marina Almeida

07 de agosto de 2023

Com transmissão ao vivo pelo YouTube, o evento on-line respondeu às perguntas do público

Após dois anos de ensino remoto ou híbrido, a volta às aulas presenciais revelou um aumento na defasagem de aprendizagem das turmas. Para ajudar os(as) professores(as) no processo de recomposição da aprendizagem de seus(suas) estudantes, o Programa Escrevendo o Futuro organizou a live “Avaliação diagnóstica da produção escrita no Ensino Fundamental II”. O evento foi transmitido ao vivo pelo nosso canal no YouTube no dia 26 de maio, às 17 horas (horário de Brasília), e contou com tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Com base na análise de textos produzidos por estudantes do Ensino Fundamental II, o encontro focou na importância da avaliação diagnóstica da produção escrita – estratégia essencial para que o(a) professor(a) identifique os avanços e as lacunas nas aprendizagens dos(as) alunos(as) e, assim, possa planejar as atividades que serão desenvolvidas com a turma.

Com mediação de Patrícia Calheta, mestre em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e colaboradora do Programa Escrevendo o Futuro, o evento on-line contou com a participação de Clecio Bunzen, doutor em Linguística Aplicada pela Universidade de Campinas (Unicamp) e professor do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Eles também responderam às perguntas enviadas pelo público.

Leia mais:

 - O diagnóstico como estratégia de recomposição das aprendizagens

Live: Avaliação diagnóstica da produção escrita no Ensino Fundamental II

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Uma festa para os livros e para a leitura
educação e cultura

Uma festa para os livros e para a leitura

Feiras literárias valorizam a produção local e a diversidade de autorias, e promovem a leitura e a escrita, especialmente entre jovens.

literatura, livros, formação leitora, feiras literárias

Imagem de capa de Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola
especiais

Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola

Confira materiais para auxiliar professoras(es) no planejamento de aulas contemplando os diversos e múltiplos letramentos.

multissemiose, BNCC, ensino e aprendizagem de língua portuguesa, letramentos, práticas de linguagem contemporâneas, multimodalidade

Imagem de capa de A hora e a vez das biografias
sobre o Programa

A hora e a vez das biografias

Conheça o novo Caderno Docente com atividades sobre o gênero biografia

Imagem de capa de O que cabe no poema?
especiais

O que cabe no poema?

Confira o especial que reúne conteúdos diversos como planos de aula, sequências didáticas, artigos e entrevistas sobre o gênero textual poema.

produção de texto, poema, literatura, planejamento docente, poesia, gênero textual, formação leitora

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000