Vestígios do passado
Atividades
- Lembre à turma que fotografias antigas ajudam a recuperar lembranças do passado. Peça-lhes que façam uma pesquisa na comunidade para localizar e pegar emprestado antigas imagens. Converse com a turma a esse respeito, incentivando as alunas e os alunos a participar da coleta, fazer contato com parentes e vizinhos. Tal recurso será importante para que eles e elas possam ampliar o repertório em relação a costumes, hábitos, paisagens, formas de agir e de vestir, características de outros momentos da história do lugar onde vivem. Muitas vezes é possível encontrar fotos antigas, não só da cidade como de seus moradores, em espaços públicos como prefeitura, museu, casa da cultura, igreja e em estabelecimentos comerciais. Se optar por fazer essa atividade por meio de uma busca na internet, não se esqueça de recomendar que busquem sites que disponibilizam fotografias antigas ao público. Para isso, você pode indicar endereços como:
- Coleção de fotos do Instituto Moreira Salles
- Brasiliana fotográfica
- Arquivo Público do Estado de São Paulo
- Europeana (em inglês)
- Marina Amaral (colorista de fotografias antigas. Em inglês)
- Exposição Vidas Negras do Museu da Pessoa
- George Eastman House (mais antigo museu de fotografia do mundo. Em inglês)
- Pergunte à classe se eles têm em casa objetos antigos guardados pela família e peça-lhes que se preparem para levar tais objetos à escola. Podem selecionar e trazer cartas, utensílios domésticos, ferramentas, máquinas antigas, roupas, discos ou outro objeto mencionado pelo entrevistado que eles escolheram e com quem conversaram nas etapas anteriores. Também é possível fotografar esses objetos e as fotografias antigas com o celular caso não seja possível trazê-los.
- Explique-lhes que as fotos e os objetos são elementos importantes para promover a aproximação com o passado, mas as pessoas são as principais fontes de memória; na verdade, a mais rica delas. Reforce que os relatos orais e escritos serão o foco do trabalho durante as oficinas.