Sinais de pontuação nos textos
Atividades
- Explique à turma que quando conversamos usamos a entonação para expressar nossas ideias, desejos, emoções. Por exemplo: elevamos a voz, usamos pausas, fazemos gestos e mudamos nossa expressão facial, mas quando escrevemos não dispomos desses recursos. Na escrita, são os sinais de pontuação que facilitam a compreensão de quem lê. A pontuação indica as diferenças de entonação e orienta a construção do significado do texto para o leitor ou para a leitora.
- Ressalte que os sinais de pontuação são componentes da organização das ideias e do texto. Para isso, propomos algumas atividades e você poderá desenvolver outras.
- Compartilhe com a turma o seguinte trecho:
- Peça que observem os sinais de pontuação que aparecem na frase e tentem explicar por que foram usados.
- Prepare tarjas com o nome dos sinais de pontuação. Faça outras tarjas com as definições desses sinais. Divida a classe em grupos e entregue uma tarja para cada um deles. Proponha-lhes a organização coletiva de um quadro (que pode se transformar num mural) com a lista dos sinais de pontuação e as situações em que são empregados.
- Em seguida, apresente trechos de textos que podem ser utilizados para exemplificar o uso dos sinais de pontuação. Você pode seguir a mesma estrutura da tabela “O uso dos sinais de pontuação”.
- Reescreva um trecho, eliminando os sinais de pontuação, de um dos seguintes textos: Doces memórias e Transplante de menina. Providencie cópias para a turma. Peça-lhes que ouçam a leitura - disponível no menu Coletânea - com atenção e façam a pontuação do texto.
- Você pode projetar o texto e fazer a revisão da pontuação, discutindo o emprego correto dos sinais. Outra sugestão é copiar os trechos na lousa.
- O ideal é que os sinais de pontuação sejam trabalhados em várias aulas. Você poderá repetir a estratégia selecionando diferentes trechos de textos para serem apresentados e pontuados pela turma. Vale lembrar que é a leitura que ajuda a compreender os sinais de pontuação.
- Para finalizar, enfatize que nos textos literários o uso da pontuação deve obedecer às regras gramaticais, mas está relacionado também ao estilo de cada autor ou autora.
Todo aquele mundaréu de homens, mulheres, crianças, de todos os tipos, de todas as cores, de todos os trajes – todos dançando e cantando, pulando, e saracoteando, jogando confetes e serpentinas que chegavam literalmente a entupir a rua e se enroscar nas rodas dos carros…
Tatiana Belinky. Transplante de menina. São Paulo: Moderna, 2003.