Acabamento

Atividades

  1. Prepare um cartaz com o roteiro descrito abaixo para a produção de artigo de opinião.
  2. Distribua aos alunos as produções deles para que possam revisar e melhorar o texto.
  3. Ajude-os com relação ao roteiro e explique que ele não representa um conjunto de regras a serem cumpridas. São apenas orientações, não precisam ser seguidas à risca.
  4. Para dar mais dinamismo à atividade, você pode estabelecer duplas de revisão e edição. Peça aos alunos e às alunas que formem pares, troquem os textos produzidos e revisem fazendo os apontamentos necessários.
  5. Por fim, os textos devem voltar aos seus autores para que as sugestões sejam verificadas e validadas antes das próximas etapas.

    Para saber mais

    Roteiro de Orientação

    • Seu artigo parte de uma questão polêmica?
    • Você colocou o(a) leitor(a) a par da questão?
    • Tomou uma posição?
    • Introduziu sua opinião com expressões como “penso que”, “na minha opinião”?
    • Levou em consideração os pontos de vista de opositores para construir seus argumentos? Por exemplo: “Para fulano de tal, a questão é sem solução. Ele exagera, pois…”.
    • Utilizou expressões que introduzem os argumentos, como “pois”, “porque”?
    • Utilizou expressões para anunciar a conclusão, como: “então”, “assim”, “portanto”?
    • Concluiu o texto reforçando sua posição?
    • Verificou se a pontuação está correta?
    • Corrigiu os erros de ortografia?
    • Substituiu palavras repetidas e eliminou as desnecessárias?
    • Escreveu com letra legível para que todos possam entender?
    • Encontrou um bom título para o artigo?
  6. Ajude os e as estudantes a eliminar dúvidas. Elas costumam ser frequentes, por exemplo, quanto à grafia das palavras, em fonemas de mesmo som e grafia diferentes (caso de ss/s/ç, z/s), bem como em palavras que se devem escrever juntas ou separadas: “porque”, “por isso”, “embora”.
  7. À medida que as dúvidas surgirem, escreva a forma correta no quadro para que todos possam conhecer a ortografia, ou faça um cartaz, afixando-o na sala de aula. Esse também pode ser um bom momento para incentivar o hábito de consultar dicionários, inclusive, aqueles disponíveis na internet.
  8. Ajude-os(as) também com dicas sobre pontuação e uso de sinônimos e pronomes para evitar repetição excessiva de palavras.
  9. Por fim, faça mais uma revisão do texto de seus alunos e suas alunas e peça-lhes que escrevam, com base nessa correção, a versão definitiva.
  10. Vale reforçar com os alunos que um texto é um produto sempre em construção. Novos olhares podem levar a outros ajustes que têm como objetivo o aprimoramento da comunicação por meio da língua escrita.
  11. Escolha em consenso com a classe os textos que serão encaminhados para a Comissão Julgadora Escolar.
  12. Para o encerramento defina com a turma a melhor forma de publicar todos os textos. Veja algumas dicas na página seguinte para divulgar os textos

Lembrete

Dicas para divulgar os textos

Professor, professora, não deixe que os artigos escritos pelos alunos e alunas fiquem na gaveta. Você pode produzir junto com eles e elas uma coletânea de todos os artigos da classe para deixar na biblioteca da escola; enviar alguns artigos para jornais, revistas ou outros periódicos locais; produzir um blog e garantir que todos os artigos dos alunos sejam publicados; montar um grande jornal mural em algum espaço da escola ou gravar um podcast a respeito dos temas trabalhados. Essa publicação trará um real significado para os artigos produzidos pelos alunos e, com certeza, eles se sentirão valorizados pelo trabalho que realizaram.

Pronto! O trabalho está feito. Agora é só esperar pelos resultados.