Reescrita individual

É a hora de cada aluno e aluna se voltarem para o próprio texto.

Atividades

  1. Proponha a eles que leiam, olhem novamente para a crônica que escreveram, agora com olhar crítico. O roteiro da próxima página poderá orientá-los na revisão e no aprimoramento.
  2. Peça aos alunos que usem marcador de texto ou lápis de outra cor para assinalar tudo o que pretendem modificar.
  3. Fique atento, pois alguns alunos vão precisar de atenção especial para o aprimoramento do texto. Nesse caso, sente-se ao lado dele e faça algumas perguntas, leia o texto em voz alta para que ele perceba o que não ficou claro, onde estão os problemas.
  4. Também, sempre que possível, prepare um bilhete com observações individualizadas, que orientem os alunos a rever e aperfeiçoar o texto. Encoraje os alunos a superar mais esse desafio.

Roteiro para a revisão da crônica

  • O cenário da crônica reflete o lugar onde você vive?
  • Ela cumpre o objetivo a que se propõe: emocionar, divertir, provocar reflexão, enredar o leitor?
  • E o episódio escolhido, como é tratado pelo autor? Há um modo peculiar de dizer?
  • Organiza a narrativa em primeira ou terceira pessoa?
  • As marcas de tempo e lugar que revelam fatos cotidianos estão presentes?
  • Que tom o autor usa ao escrever: irônico, humorístico, lírico, crítico?
  • Utiliza uma linguagem simples, espontânea, quase uma conversa informal com o leitor?
  • O enredo da crônica está bem desenvolvido, coerente? Há uma unidade de ação?
  • No desenrolar do texto, as características da narrativa (personagem, cenário, tempo, elemento surpresa ou conflito e desfecho) estão presentes?
  • Faz uso de verbos de dizer?
  • Os diálogos das personagens são pontuados corretamente?
  • Há alguma palavra que não está escrita corretamente, frases incompletas, erros gramaticais, ortográficos? E a pontuação está correta?
  • O título mobiliza o leitor para leitura?