Primeiro artigo
Atividades
- Uma vez realizado o debate sugerido na oficina anterior, proponha aos e às estudantes a escrita de um artigo de opinião com base em uma das questões polêmicas escolhidas. Peça-lhes que se coloquem no lugar do articulista e ajude-os(as) a definir a questão polêmica a ser abordada; os objetivos que levam à escrita desse artigo; o tipo de publicação (jornal mural, blog, jornal do bairro etc.); e o público-alvo ou leitor/leitora visado.
- Depois disso, oriente a turma para planejar a escrita de acordo com os questionamentos:
- Que aspecto da polêmica será discutido?
- Qual opinião ou tese será defendida a esse respeito?
- Que argumentos principais serão utilizados para isso?
- De quais fatos ou dados deve-se partir?
- O que será escrito na “Introdução”, de forma que possa indicar ao leitor qual é o contexto da discussão?
- Como serão desenvolvidos os argumentos de forma que fiquem bem claros?
- Como se pretende concluir?
- Que título será mais adequado para já situar o leitor acerca da tese defendida e despertar o interesse dele?
- Por fim, peça a cada aluno e aluna que escreva um artigo, procurando seguir o planejamento feito. Anuncie que o processo de escrita pode levá-los a repensar o planejamento. Nesse caso, devem estar atentos para a repercussão que as alterações terão sobre os outros elementos do texto, ou seja, se resolverem mudar a tese no meio do caminho, será preciso verificar se a nova opinião também é compatível com a polêmica. Muito provavelmente será preciso estabelecer outros argumentos e partir de novos dados.
Para saber mais
Primeira escrita
A produção inicial indica o que os alunos e as alunas já sabem sobre o gênero e dá pistas para que o(a) professor(a) possa intervir adequadamente no processo de aprendizagem.
Esse primeiro texto também é importante para que os alunos e alunas avaliem a própria escrita. Com sua ajuda, eles e elas serão capazes de perceber o que é preciso melhorar e poderão envolver-se mais nas atividades das oficinas.
Além disso, será possível comparar essa produção com o texto final e identificar os avanços, realizando-se um processo de avaliação continuada.
- Terminada essa fase, peça aos alunos e às alunas que releiam o que escreveram – agora como possíveis leitores do artigo. Caso haja tempo, sugira que troquem os textos entre si, fazendo comentários e sugestões. Só depois da releitura ou da leitura de um colega é que o(a) aluno(a) deverá rever o texto para escrever a versão final.
- Explique-lhes que esse texto permitirá a você fazer uma avaliação inicial do nível de compreensão dos alunos, bem como daquilo que ainda necessitam aprender sobre artigo de opinião.
- Ao ler esses primeiros textos dos alunos, avalie se:
- tratam efetivamente de uma questão polêmica;
- localizam adequadamente o leitor em relação a essa questão;
- deixam clara a posição assumida;
- trazem argumentos coerentes e convincentes;
- apresentam e discutem ou rebatem o pensamento de opositores sobre o assunto.
- há erros de ortografia, desvios do padrão culto ou outras impropriedades capazes de prejudicar a leitura do artigo pelo leitor visado.
- Ao fazer essa avaliação, você terá uma boa ideia de quais traços de um artigo de opinião o(a) estudante demonstra já conhecer em algum grau (ou mesmo dominar) e de quais desconhece. Assim, você poderá ajustar melhor o trabalho das oficinas ao perfil da sua turma. Lembre-se de que fazer esse exercício será fundamental para você planejar as próximas atividades.
- Depois de ler os artigos escritos por seus alunos, procure identificar o que eles já sabem para escrever um artigo de opinião e o que ainda precisam aprender. Lembre-se de que fazer esse exercício será fundamental para você planejar as próximas atividades.