Primeiro artigo

Atividades

  1. Uma vez realizado o debate sugerido na oficina anterior, proponha aos e às estudantes a escrita de um artigo de opinião com base em uma das questões polêmicas escolhidas. Peça-lhes que se coloquem no lugar do articulista e ajude-os(as) a definir a questão polêmica a ser abordada; os objetivos que levam à escrita desse artigo; o tipo de publicação (jornal mural, blog, jornal do bairro etc.); e o público-alvo ou leitor/leitora visado.
  2. Depois disso, oriente a turma para planejar a escrita de acordo com os questionamentos:
    • Que aspecto da polêmica será discutido?
    • Qual opinião ou tese será defendida a esse respeito?
    • Que argumentos principais serão utilizados para isso?
    • De quais fatos ou dados deve-se partir?
    • O que será escrito na “Introdução”, de forma que possa indicar ao leitor qual é o contexto da discussão?
    • Como serão desenvolvidos os argumentos de forma que fiquem bem claros?
    • Como se pretende concluir?
    • Que título será mais adequado para já situar o leitor acerca da tese defendida e despertar o interesse dele?
  3. Por fim, peça a cada aluno e aluna que escreva um artigo, procurando seguir o planejamento feito. Anuncie que o processo de escrita pode levá-los a repensar o planejamento. Nesse caso, devem estar atentos para a repercussão que as alterações terão sobre os outros elementos do texto, ou seja, se resolverem mudar a tese no meio do caminho, será preciso verificar se a nova opinião também é compatível com a polêmica. Muito provavelmente será preciso estabelecer outros argumentos e partir de novos dados.

    Para saber mais

    Primeira escrita

    A produção inicial indica o que os alunos e as alunas já sabem sobre o gênero e dá pistas para que o(a) professor(a) possa intervir adequadamente no processo de aprendizagem.

    Esse primeiro texto também é importante para que os alunos e alunas avaliem a própria escrita. Com sua ajuda, eles e elas serão capazes de perceber o que é preciso melhorar e poderão envolver-se mais nas atividades das oficinas.

    Além disso, será possível comparar essa produção com o texto final e identificar os avanços, realizando-se um processo de avaliação continuada.

  4. Terminada essa fase, peça aos alunos e às alunas que releiam o que escreveram – agora como possíveis leitores do artigo. Caso haja tempo, sugira que troquem os textos entre si, fazendo comentários e sugestões. Só depois da releitura ou da leitura de um colega é que o(a) aluno(a) deverá rever o texto para escrever a versão final.
  5. Explique-lhes que esse texto permitirá a você fazer uma avaliação inicial do nível de compreensão dos alunos, bem como daquilo que ainda necessitam aprender sobre artigo de opinião.
  6. Ao ler esses primeiros textos dos alunos, avalie se:
    • tratam efetivamente de uma questão polêmica;
    • localizam adequadamente o leitor em relação a essa questão;
    • deixam clara a posição assumida;
    • trazem argumentos coerentes e convincentes;
    • apresentam e discutem ou rebatem o pensamento de opositores sobre o assunto.
    • há erros de ortografia, desvios do padrão culto ou outras impropriedades capazes de prejudicar a leitura do artigo pelo leitor visado.
  7. Ao fazer essa avaliação, você terá uma boa ideia de quais traços de um artigo de opinião o(a) estudante demonstra já conhecer em algum grau (ou mesmo dominar) e de quais desconhece. Assim, você poderá ajustar melhor o trabalho das oficinas ao perfil da sua turma. Lembre-se de que fazer esse exercício será fundamental para você planejar as próximas atividades.
  8. Depois de ler os artigos escritos por seus alunos, procure identificar o que eles já sabem para escrever um artigo de opinião e o que ainda precisam aprender. Lembre-se de que fazer esse exercício será fundamental para você planejar as próximas atividades.