Poema coletivo

Atividades

  1. Para iniciar a produção do texto, peça aos alunos e às alunas que voltem ao painel montado na Oficina 9 (O lugar onde vivo). Ele servirá como apoio para decidir a respeito do que o poema vai falar. Copie os aspectos selecionados e faça-lhes perguntas para saber se o que foi escolhido é suficiente.
    • O lugar onde vivemos é realmente assim?
    • Será que não estamos nos esquecendo de coisas importantes?
    • Cuide, por outro lado, para não caírem no extremo oposto: não estamos falando de um número excessivo de aspectos?
    • O assunto está bem delimitado?
  2. Comecem a compor o poema de acordo com o que ficou combinado. Escreva os versos criados em conjunto, incentivando a turma a usar os recursos poéticos.
  3. Retome a ideia, focalizada na Oficina 3, de que cada palavra do poema tem de contemplar não só a rima e o ritmo do verso, mas também o seu sentido. Volte a conversar com a turma sobre como, no fazer poético, a sonoridade é fundamental, mas não um elemento isolado, pois deve atender também ao sentido. Essa busca da “melhor palavra” envolve o trabalho com um tipo de conhecimento linguístico próprio do ensino de Língua Portuguesa: a seleção lexical ou escolha de palavras. No caso da produção de poemas, este tipo de estudo da língua ganha especial importância; aproveite, portanto, a oportunidade para aprofundar esta prática de análise linguística no seu programa.
  4. Em oficinas anteriores, você sugeriu aos seus alunos e às alunas que usassem um dicionário, impresso ou virtual, para buscar sinônimos ou trocar palavras de um poema. Agora será possível ampliar este trabalho, apresentando um outro tipo de obra de referência: o dicionário analógico. Primeiro, explique para a turma como ele funciona.
  5. Em um dicionário analógico, as entradas não são organizadas em ordem alfabética, mas sim por temas. Assim, a partir de um tema, ideia ou palavra é possível encontrar outras palavras correlacionadas, próximas ou parecidas (o termo analógico vem de análogo, que significa parecido). A rigor, é possível dizer que este tipo de dicionário organiza a língua em “campos semânticos”.
  6. Além disso, um verbete de dicionário analógico geralmente oferece um resultado com palavras próximas já organizadas em classes gramaticais (substantivos, adjetivos, verbos, advérbios etc.) e até mesmo registrando expressões, frases feitas ou provérbios de uso corrente relacionados à ideia que se buscou. Observe os resultados de uma busca realizada, por exemplo, a partir da palavra “certeza” em um dicionário analógico digital, disponível na internet.
  7. Para saber mais

    a. Quando se digita a palavra “certeza” no espaço destinado à busca, a tela que se abre é esta:

    b. Como se vê, este dicionário apresenta cinco acepções relacionadas à ideia: crença, exatidão, inteligibilidade, afirmação e certeza. Se clicarmos novamente sobre a última acepção, chegamos às seguintes telas:

    c. Por último, um clique sobre qualquer uma das palavras ou expressões disponíveis conduzem à definição fornecida pelos dicionários tradicionais. Veja o que aparece se a escolha recair sobre o termo “convicção”:

  8. Certamente seus alunos vão gostar de conhecer esse tipo de dicionário e usá-lo bastante na busca das “melhores palavras” para produzir o poema coletivo, mas antes será necessário familiarizá-los com essa nova ferramenta. Esta etapa da Oficina 12 pode ser realizada no laboratório de informática, já que existem dicionários digitais disponíveis na internet que podem ser consultados, como este da Lexicon que acabamos de ver. Mas pode-se levar para a sala de aula um dicionário analógico impresso e pedir que os alunos o consultem em grupos. Uma excelente referência é o Dicionário analógico da língua portuguesa – Ideias afins, de Francisco Ferreira dos Santos Azevedo (publicado pela Thesaurus/Lexicon). Visualize uma amostra deste dicionário clicando aqui.

    Se possível, leia para seus alunos o belo Prefácio que o compositor Chico Buarque escreveu para a reedição desta obra.

  9. Seja observando um dicionário analógico impresso na sala de aula, seja realizando consultas on-line, agora é hora de propor a seus alunos e alunas uma verdadeira brincadeira com palavras! Peça que, em grupos, se dediquem a buscar no dicionário analógico os mais variados tipos de palavras, sentidos, acepções, sinônimos, frases e ideias. Cada grupo deve elaborar uma pequena lista de palavras e/ou expressões que, seja pelo som, seja pelo sentido, lhes pareçam:

    a. bonitas
    b. feias
    c. antipáticas
    d. simpáticas
    d. simpáticas
    e. empoladas ou afetadas
    f. impronunciáveis
    g. pesadas
    h. leves
    i. surpreendentes
    j. poéticas
    k. insignificantes
    l. vulgares
    m. singelas
    n. especiais
    o. enormes
    p. breves

    E o que mais a imaginação mandar!

  10. Uma vez familiarizados com o funcionamento de um dicionário analógico, será possível realizar um trabalho mais aprofundado de seleção de palavras e dar prosseguimento à produção do poema coletivo. A cada estrofe, releia o que foi feito, para ajudar cada qual a pensar em formas mais expressivas de reescrever os versos. Por exemplo, se decidirem usar rimas, ajude a encontrar palavras que rimem. Aqui também é possível sugerir a utilização de dicionários de rimas, outro valioso instrumento na produção de poemas. Há bons dicionários de rimas impressos e também digitais. Conheça alguns:
  11. Caso queiram empregar comparações, metáforas e personificações; usar aliterações e repetições de palavras ou expressões, ajude também nesse trabalho. Oriente para que organizem adequadamente o poema com margens dos dois lados – e agrupem os versos em estrofes, com espaços entre elas.
  12. Leia os versos em voz alta para que percebam se não estão longos ou curtos demais, ou seja, se o ritmo está adequado. Verifique se conseguem fugir dos chavões, evitar clichês e escrever de forma original.
  13. Releia o poema com a turma para verificar o que ainda pode ser melhorado. Por fim, criem um título bem sugestivo e atraente que anuncie o poema a quem o ler.

     

    Confira, na 2ª etapa da Oficina 12, uma lista de itens de aprimoramento que poderá ajudar na revisão do poema. Quando essa etapa estiver concluída, não se esqueça de colocar o poema no mural para que possa inspirar a produção final.