O que é uma questão polêmica
Para saber mais
Sobre a questão polêmica
Uma questão polêmica gera confronto entre diferentes pontos de vista sobre um mesmo tema. Capaz de motivar a escrita de um artigo de opinião, ela envolve, necessariamente, um assunto de interesse público, ou seja, uma demanda em que ao menos uma determinada comunidade esteja envolvida, e diferentes soluções ou respostas, cada uma das quais reunindo posições favoráveis e contrárias. Assim, trata-se de estabelecer – sempre por meio do debate – qual delas deverá ser assumida pela comunidade afetada.
Atividades
- Proponha à turma que encontrem ou formulem duas questões polêmicas gerais que os(as) mobilizem e mereçam ser discutidas por sua relevância social. Para isso, faça um levantamento, com a participação de toda a turma, de assuntos polêmicos que estão circulando no rádio, na TV ou na imprensa.
- Como já foi explicado, questões polêmicas envolvem confronto entre diferentes pontos de vista sobre um mesmo tema. Por exemplo:
- A política de ações afirmativas tem colaborado para diminuir as desigualdades sociais relacionadas às minorias étnicas?
- A redução da maioridade penal contribuiria para reduzir a violência no país?
- Há formas certas e erradas de falar o português?
- As casas noturnas devem cobrar entradas diferentes para homens e mulheres?
- Na Amazônia, deve-se priorizar o desenvolvimento econômico ou a preservação da floresta?
- O Brasil deve taxar as grandes fortunas?
- Flexibilizar o porte e a posse de armas contribui para diminuir a criminalidade?
- A demarcação de terras indígenas é importante para a preservação do meio ambiente?
- Para melhor compreensão do que é uma questão polêmica e dos debates que ela pode provocar, discuta brevemente com a turma algumas das provocações aqui apresentadas. Depois, você pode ler para a turma a definição de questão polêmica que apresentamos assim, de modo que o conceito seja mais bem consolidado.
- Em seguida, identifique com o grupo questões polêmicas próprias da sua comunidade que recentemente tenham provocado discussões. Por fazer parte dessa comunidade, o aluno e a aluna terão maior familiaridade com o debate e, certamente, mais conhecimento de causa do que está em jogo, podendo desenvolver argumentos próprios. Além disso, ao refletir sobre questões relativas à realidade dele ou dela, exercitarão uma discussão que será de grande utilidade na preparação do artigo que escreverá para participar da Olimpíada, cujo tema é “O lugar onde vivo”.
- Uma vez garantido o interesse do(a) aluno(a), dê preferência, sempre que possível, a questões que estejam relacionadas às polêmicas mais amplas. O meio ambiente, por exemplo, é um tema que pode envolver tanto questões locais (vantagens e desvantagens da canalização de um córrego, construção de moradias em área de mananciais, destinação do lixo da comunidade etc.) quanto nacionais e internacionais (aquecimento global, diminuição das reservas de água potável, desmatamento, entre outras). O mesmo se verifica com temas como a violência cotidiana, o conflito de gerações etc. Dessa maneira, você poderá ampliar o universo de referência do(a) aluno(a) sem, no entanto, deixá-lo(a) desprovido(a) das coordenadas básicas que possam orientá-lo quanto à sua realidade imediata.
- Se as questões apontadas não despertarem o interesse dos(as) alunos(as), proponha-lhes que escrevam sobre o tema “Polêmica na escola” ou, sobre assuntos controversos que estejam vivendo na escola, como:
- O ENEM é um exame democrático, como forma de acesso à universidade?
- Deveria ser permitido o namoro no pátio da escola?
- Deve-se proibir o uso de celular em sala de aula?
- O(a) aluno(a) deve participar das decisões relativas ao que será ensinado em cada semestre?
- As escolas deveriam especializar-se num único ciclo de ensino-aprendizagem (anos iniciais do Ensino Fundamental; anos finais do Ensino Fundamental; Ensino Médio)?
- A Reforma do Ensino Médio fará com que os alunos tenham mais interesse pela escola?
- A escola deve estabelecer regras em relação às roupas que se pode usar na instituição?
- Essas perguntas aquecem o debate e facilitam a escrita, pois os alunos e alunas têm o que dizer sobre elas. Não se esqueça, no entanto, de fazê-los(as) pensar sobre a relação entre essas questões e os debates mais amplos, como a construção da cidadania, a civilidade, o bem comum etc. Afinal, a escola, assim como o lugar em que cada um vive, não está isolada do resto do mundo.
- Ao examinar as questões com a turma, chame a atenção dela para a importância de uma estratégia argumentativa adequada na condução de um debate. Para isso, explore as diferentes formas de propor uma discussão, considerando determinada questão polêmica.
Jogo Q.P. Brasil
Se a sua escola possui o Q.P. Brasil: Questões Polêmicas do Brasil – o jogo da argumentação, você poderá usá-lo na escolha do tema para a produção de um artigo de opinião. O jogo também está disponível em versão para impressão, no Portal Escrevendo o Futuro. Que tal providenciar uma cópia e montar o tabuleiro com seu grupo? Procure conhecer as questões polêmicas das cartas coloridas e as das cartas de cor laranja.
No Manual do Professor, que faz parte do jogo, você encontrará atividades complementares às oficinas deste Caderno. Como exercício, faça a atividade 1, que está na página 7. O Manual está disponível também no Portal Escrevendo o Futuro.
Para saber mais
Estratégia argumentativa e questão polêmica
Podemos definir estratégia argumentativa como o conjunto de procedimentos e recursos verbais utilizados pelo(a) argumentador(a) para convencer tanto seus adversários quanto o auditório envolvido. Como em qualquer outra área de atividade humana, uma boa estratégia é fundamental para garantir resultado favorável. No caso da argumentação, isso envolve desde a escolha das palavras mais apropriadas à linguagem e ao “tom certo” até os tipos de argumento construídos e a organização geral da argumentação.
Um passo importante para definir uma boa estratégia argumentativa é a definição de “por onde” se vai entrar no debate, já que toda questão polêmica envolve aspectos muito diversos. Discutir se há formas certas e erradas de falar o português, por exemplo, envolve fatores diversos. O que dizem os pesquisadores (linguistas, gramáticos, filólogos etc.) a esse respeito? O que pensam os diferentes “profissionais da linguagem” (escritores, jornalistas, professores, editores etc.)? Que aspectos culturais e sociais estão associados a essa questão? Cada um desses fatores permite ao argumentador uma entrada diferente no debate, reservando-lhe tanto um “lugar” a ocupar quanto um estilo particular de argumentação a desenvolver.
Assim, ao decidir “por onde entrar”, o(a) argumentador(a) “se situa” no debate, definindo, as estratégias a serem utilizadas. Para quem escolhe o caminho do Direito, por exemplo, recorrer à autoridade de um jurista pode ser de grande valia; para aquele que envereda pelo campo das ciências experimentais, no entanto, o recurso ao conhecimento de um especialista será de pouca ou nenhuma valia se o argumentador não dispuser de dados e experimentos confiáveis para demonstrar sua tese. Outro exemplo: carregar no apelo emocional (ou moral) pode ser uma estratégia decisiva num debate eleitoral; mas dificilmente será apropriado numa discussão sobre saúde pública. E assim por diante.