O início da produção
Talvez você esteja pensando: por que pedir uma produção escrita logo nas primeiras oficinas? Não vai ser difícil? Pode ser, mas a ideia é saber o que os alunos e alunas podem produzir nesse momento e o que precisam aprender, para que você possa planejar as intervenções necessárias.
Atividades
- Explique à turma que esse primeiro texto será guardado para ser comparado com aquele que será produzido nas últimas oficinas. Isso deixará evidente tanto para você quanto para seus alunos e alunas o que foi aprendido.
- O primeiro texto será feito com base na pesquisa sugerida na Oficina 1, quando os alunas e alunos conversaram com pessoas mais velhas da comunidade, e na Oficina 3, quando realizaram leituras e reflexões com base em alguns fragmentos de textos. Analise com elas e eles o que foi feito, retomando os resumos organizados pelos grupos, e peça-lhes que escolham um dos entrevistados.
- Em seguida, explique-lhes que deverão se colocar no lugar de uma pessoa mais velha para escrever as memórias dela, em primeira pessoa; ou apresentar inicialmente o entrevistado, que passa a narrar os acontecimentos, também em primeira pessoa; ou ainda remeter ao relato do entrevistado, o que significa escrever o texto em terceira pessoa. Dê um exemplo de cada uma dessas possibilidades. Chegue a um acordo com a turma, de forma que todos adotem o mesmo encaminhamento.
- Finalmente, enfatize que o texto será produzido com base nos fatos que conheceram durante a conversa com as pessoas que foram contatadas para emprestar os objetos antigos, mas cada aluno poderá imaginar como os fatos ocorreram e como aquela pessoa viveu o(s) episódio(s) narrado(s), pois um pouco de imaginação pode ajudar a seduzir o leitor.
Lembretes
Primeira escrita
Analise cuidadosamente a primeira produção: ela mostra o que a turma já sabe sobre o gênero memórias e dá pistas para que o professor possa melhor intervir no processo de aprendizagem, tentando solucionar os problemas enfrentados pela maioria do grupo.
Esse primeiro texto também é importante para que os alunos e alunas avaliem a própria escrita. Com sua ajuda, eles e elas podem comprometer-se, tendo mais chances de melhorar a linguagem. Em várias oficinas propomos atividades que visam não apenas ensinar a produzir um texto no gênero memórias literárias, mas também aperfeiçoar a escrita em seus aspectos gramaticais e ortográficos.
Além disso, será possível comparar essa produção com o texto final e verificar os avanços, o que constitui um processo de avaliação continuada. Os alunos e alunas que têm dificuldades vão precisar de mais atenção. É provável que você tenha que acrescentar atividades para atender as necessidades próprias do seu grupo.
Para ajudar os estudantes, indique a eles o site do Museu da Pessoa, organização destinada ao registro, preservação e difusão de histórias de vida. Lá é possível conhecer o acervo de memórias de estrangeiros e brasileiros de todo o país.