O começo da produção individual

Atividades

  1. Escolhido o assunto e com as informações sobre ele em mãos, diga aos alunos que chegou a hora de escrever a visão pessoal deles sobre o fato, usando imaginação, inventividade, lirismo e humor.
  2. Dê aos alunos alguns minutos para planejar a escrita da crônica, respondendo para si mesmos as seguintes perguntas:
    • Qual o foco narrativo?
    • Quem são as personagens?
    • Qual o enredo, como, onde e quando vai se desenrolar a narrativa?
    • Vou narrar em tom humorístico, lírico, irônico ou crítico?
    • Existe um elemento surpresa?
    • Como vai ser o desfecho? Aberto ou conclusivo?
  3. Marque um tempo para a produção da crônica. Quando estiverem prestes a terminar, lembre-lhes a importância de um bom título.
  4. Assim que a escrita ficar pronta, incentive os alunos a trocar os textos entre si. Peça-lhes que leiam e comparem as diversas formas de dizer dos autores (como o fato foi narrado, a intenção do autor e o efeito causado no leitor). E, mais importante, comentem e apontem o que acharam mais difícil para escrever uma crônica.
  5. Se a turma tiver fôlego, reescreva, junto com cada aluno, os parágrafos iniciais dos textos deles.
  6. Lembrete

    Não se esqueça! Seu comentário sobre a produção dos alunos é essencial para o crescimento deles.