O começo da produção individual
Atividades
- Escolhido o assunto e com as informações sobre ele em mãos, diga aos alunos que chegou a hora de escrever a visão pessoal deles sobre o fato, usando imaginação, inventividade, lirismo e humor.
- Dê aos alunos alguns minutos para planejar a escrita da crônica, respondendo para si mesmos as seguintes perguntas:
- Qual o foco narrativo?
- Quem são as personagens?
- Qual o enredo, como, onde e quando vai se desenrolar a narrativa?
- Vou narrar em tom humorístico, lírico, irônico ou crítico?
- Existe um elemento surpresa?
- Como vai ser o desfecho? Aberto ou conclusivo?
- Marque um tempo para a produção da crônica. Quando estiverem prestes a terminar, lembre-lhes a importância de um bom título.
- Assim que a escrita ficar pronta, incentive os alunos a trocar os textos entre si. Peça-lhes que leiam e comparem as diversas formas de dizer dos autores (como o fato foi narrado, a intenção do autor e o efeito causado no leitor). E, mais importante, comentem e apontem o que acharam mais difícil para escrever uma crônica.
- Se a turma tiver fôlego, reescreva, junto com cada aluno, os parágrafos iniciais dos textos deles.
Lembrete
Não se esqueça! Seu comentário sobre a produção dos alunos é essencial para o crescimento deles.