Memória de versos da comunidade
Atividades
- Após a apresentação dos poemas que os alunos e alunas conhecem, sugira-lhes que coletem os poemas que a comunidade conhece. Planeje conjuntamente como farão essa coleta. Podem sair pelas ruas do bairro ou entrevistar os moradores e moradoras. Fazer a pesquisa na própria escola, com professoras, funcionários e colegas mais velhos. E, como tarefa de casa, conversar com a vizinhança, seus pais, avós, e parentes.
- A ideia é entrevistar pessoas, perguntando se conhecem, se gostam de poemas, se sabem o nome de poetas. Em caso afirmativo, o aluno ou aluna vai pedir à pessoa que escreva esse poema ou dite-o para que seja anotado. Também é possível que se utilizem de celular, tablet ou gravador digital para registrar em áudio os depoimentos.
- Se na cidade morarem poetas, é interessante lhes convidar, durante essa fase inicial, para visitar a escola, conversar com a turma, ou, ainda, pedir-lhes que enviem um de seus poemas para apreciação em sala de aula (pode ser em forma de texto, áudio ou vídeo).
- Você, professora, também faz parte da comunidade, por isso pode contribuir, trazendo dois ou três poemas para ampliar a coleta. O ideal seria escolher criações de grandes poetas, de diferentes épocas, sem esquecer os e as modernistas, como Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles; nem os contemporâneos, como Solano Trindade, Paulo Leminski, Conceição Evaristo, Noémia de Sousa, Cristiane Sobral e outras. Lembre-se de incluir poemas regionais, ou seja, do lugar onde vocês vivem.
- Finalizada a coleta, as crianças vão selecionar os poemas mais interessantes entre os recolhidos na comunidade e os que resgataram de memória. Ajude-as a revisá-los, para depois afixá-los no mural, que poderá ser virtual ou físico (confira, na 3ª etapa desta oficina, como será esse mural).