A produção individual

Chegou a hora tão esperada! O produto desta oficina será o texto individual que, aprimorado, participará da seleção. Seu entusiasmo é importante para estimular a turma. Essa escrita e as demais produções poderão compor um livro para ficar disponível na biblioteca e circular entre amigos, amigas e familiares.

Atividades

  1. Para a produção do texto individual, os alunos e as alunas devem selecionar uma entrevista distinta da explorada na produção coletiva e retomar os dados do(a) entrevistado(a).
  2. Comece recuperando o que já foi trabalhado. Lembre-os(as) de:
  • retomar as informações dadas pelo(a) entrevistado(a) no depoimento;
  • selecionar as histórias e os fatos mais interessantes e pitorescos;
  • transmitir ao(à) leitor(a) as sensações e as emoções que surgiram durante a entrevista;
  • citar objetos e costumes de antigamente, fazendo comparações entre o passado e o presente, sem estabelecer juízos de valor que super valorizem o passado, de forma idealizada, em detrimento do presente;
  • usar palavras e expressões que marquem o tempo passado;
  • mostrar sentimentos e sensações rememorados pelo(a) entrevistado(a): cores, cheiros, sabores e movimentos;
  • lançar mão de recursos linguísticos para tornar o texto interessante.
  • entregar os textos para que você faça suas observações e, na próxima oficina, aconteça a etapa de revisão.

Ferramentas de publicação

Se a turma decidir elaborar um livro com os textos de memória, é interessante reservar algumas aulas para planejar a edição do material. Em uma visita à biblioteca, explore o objeto livro e todos os seus elementos: capa com título e autor do texto além de imagens que façam referência à temática, orelha, folha de rosto, prefácio, sumário, ficha catalográfica e quarta capa. Na internet, há também ferramentas que organizam no ambiente online em formato de livro ou revista. É o caso do Flipsnack, com versão gratuita disponível para testes.