Oficina 1

Etapa 3

Um mural caprichado

Atividades

  1. Você não acha que seria interessante um registro de tudo o que seus alunos e alunas vão aprender? Para isso, sugerimos que organize um mural na sala. Nele serão afixados os poemas estudados e as produções da turma. No final, vocês terão uma coletânea dos poemas já conhecidos, dos descobertos durante o processo, dos preferidos e dos que foram produzidos (lembre-se de garantir diversidade de gênero, raça e região, entre os poemas selecionados). Como já foi sugerido, você também pode fazer um mural virtual, por meio da ferramenta Padlet ou criar um blog da turma para reunir todas as descobertas poéticas desse percurso. No Portal, você encontra dicas para abrir e gerir um blog.
  2. Se optar pelo mural físico em sala de aula, delimite um espaço na parede, recobrindo-o com folhas de papel kraft ou de cartolina. Ele pode ser ilustrado e ter um visual bem chamativo. Mas o mais importante é que ele facilite a leitura dos poemas. Afinal, eles são a alma do projeto, a razão de ser do mural.
  3. Converse com a turma para planejar a organização.
    • Onde o mural vai ser colocado?
    • Como deixá-lo bem organizado e com boa apresentação?
    • Como garantir que contenha textos de homens e mulheres, brancas, negras e indígenas?
  4. Para inaugurar o mural, coloque os poemas escolhidos pelo coletivo.

Há palavras que o vento não leva

O registro é muito importante para você aperfeiçoar o seu trabalho. Ele nos ajuda a fazer questionamentos e descobrir soluções que nos fazem crescer. Sabemos que é mais uma tarefa, mas precisamos desenvolver essa prática e vencer a falta de tempo.

Registre as atividades desenvolvidas, suas impressões e dificuldades e as reações do grupo. Como diz a educadora Madalena Freire (1996): “O registrar de sua reflexão cotidiana significa abrir-se para seu processo de aprendizagem”.