Oficina 8

Etapa 2

Slam da turma

Atividades

Após assistir aos vídeos e conversar sobre eles, vamos fazer um exercício de produção coletiva de um poema e organizar um slam adaptado?

  1. Separe os e as alunas em pequenos grupos, e solicite que escolham um tema relevante e os discutam a partir do ponto de vista de cada integrante do grupo de trabalho.
  2. Peça que, em seguida, pensem sobre um primeiro verso para começar a falar sobre esse tema.
  3. Após escrever a primeira frase, diga que o caderno deve ir passando de mão em mão, para que cada colega, acrescente o próximo verso, e assim por diante, até que o poema esteja pronto.
  4. Peça que leiam em voz alta, revisem os versos, aperfeiçoem o ritmo, as rimas e depois criem uma performance para apresentar no “slam da turma”. (Essa performance pode ser iniciada testando a leitura com diferentes entonações e sentimentos, como uma leitura triste, desesperada, alegre, irônica, com voz de radialista, voz ébria, etc).
  5. Explique que o slam é um tipo de competição de poesia onde os e as participantes (individualmente) declamam seus poemas e são avaliadas por uma banca. Nesse “treino” de slam, entretanto, o grupo inteiro pode apresentar o poema escrito coletivamente, ou enviar um único representante para fazer a performance e apresentá-lo.
  6. Selecione alguns alunos e alunas para formarem o júri e explique que devem dar notas de 0 a 10 para cada apresentação (se puder/precisar, convide alunos e alunas de outras turmas para serem da comissão julgadora e, assim, evitar favoritismos).
  7. A cada apresentação, anote na lousa cada nota recebida por participante e, ao final, façam as contas para saber quem venceu (obteve a maior nota somada). Em caso de empate, peça para que se apresentem uma segunda vez e avise que o júri deve atribuir nota máxima APENAS para aquele ou aquela que deve vencer a competição (melhor poema e performance).

Atenção: em um slam de verdade, há mais de uma rodada de poetas declamando, sempre individualmente (esse “slam da turma” é uma adaptação). Na primeira, todas as pessoas que se inscreveram devem se apresentar e receber notas e, na segunda rodada, se apresenta apenas quem recebeu as melhores avaliações. Na última rodada só duas pessoas se apresentam e uma delas será a vencedora. Os poemas precisam ser sempre autorais e não podem ser lidos/declamados duas vezes (a cada nova rodada, é preciso um novo poema). Se houver condições em sua classe, faça mais de uma rodada (geral, semifinal e final), caso contrário, a vitória pode ser declarada por aclamação, em caso de empate. Se houver condições para isto (ao menos cinco poetas com pelo menos três poemas autorais – dispostos a competir entre si) promova um slam seguindo as regras tradicionais.