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(135 minutos)
Roteiro para leitura e revisão
a) Indique em verde o trecho que apresenta a questão polêmica.
b) Indique em azul os trechos em que a(o) leitora(or) é contextualizada(o) sobre o fato que levou à polêmica.
c) Indique em vermelho o trecho em que o posicionamento da(o) autora(or) do artigo aparece.
d) Grife expressões que introduzem opinião, como “penso que” ou “na minha opinião”, se houver.
e) Marque as partes da estrutura do texto com palavras-chave: introdução, desenvolvimento e conclusão.
f) Verifique se a conclusão retoma e reforça o ponto de vista da(o) autora(or). Se não, escreva um comentário com sugestões.
g) Indique em rosa trechos em que os pontos de vista de opositores foram usados para construir os argumentos. Por exemplo: “Para fulano de tal, a questão é sem solução. Ele exagera, pois…”.
h) Circule operadores argumentativos e organizadores textuais.
i) Marque com um asterisco as palavras que foram muito repetidas e estão prejudicando a fluência do texto.
j) Corrija eventuais escolhas equivocadas de vocabulário e desvios em relação às convenções da escrita.
k) Coloque uma saudação se a(o) colega fez um título chamativo e adequado para o texto.
Professora(or),
o final desta oficina é um convite para voltar ao começo: retome a primeira oficina deste caderno, ou melhor, consulte seus registros e verifique o desempenho da turma no momento em que você conduziu a avaliação diagnóstica e em que as(os) estudantes apresentaram hipóteses para o que acreditavam ser um artigo de opinião. Leia as produções finais, sistematize os dados na tabela e faça as comparações: Em que aspectos a turma avançou? Que outros aspectos ainda são desafios a serem superados para o ensino e a aprendizagem de Língua Portuguesa? Como podem ser contemplados na passagem dos Anos Finais do Ensino Fundamental para o Ensino Médio?
A oficina 11 propõe um trabalho complementar ao gênero artigo de opinião para que o trabalho das(os) estudantes seja transformado e possa ser socializado em diferentes suportes para a comunidade escolar. Para isso, elaboramos uma sequência de aprendizagem baseada em projetos que tem como pilar o conceito de multiletramentos.