Oficina 10

Etapa 1

Revisão coletiva de artigo de opinião

(45 minutos)

  • Apresente à turma algumas imagens que testemunham o processo de escrita de autoras da literatura: Conceição Evaristo e Jane Austen.
  • Deixe que observem e comentem os registros em voz alta por algum tempo.
  • Questione a turma acerca das intervenções: Por que grandes mestras da literatura precisam voltar ao texto e fazer alterações?
  • Aqui, vale, novamente, contribuir para derrubar o mito de que a escrita é apenas um dom, inalcançável para a maioria das pessoas. Ainda que estejamos falando de literatura e de nomes extremamente reconhecidos, o talento não existiu sem trabalho – e alguma obsessão pela lapidação do texto.
  • Em seguida, entregue à turma cópias do artigo de opinião intitulado A flexibilidade do porte de armas em questão no Brasil, elaborado por uma(um) estudante de escola pública para o Programa Escrevendo o Futuro em 2021.

Mais artigos para análise

Professora, professor,

caso a leitura sobre posse e porte de armas de fogo seja sensível para suas turmas, opte por outros artigos para fazer a análise crítica prévia à revisão. Selecione alguns trechos de alunas(os) da turma ou acesse este link, que reúne os textos finalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa. Se escolher o exemplo que se segue, lembre-se de mediar a leitura para que se mantenha a expressão respeitosa de opiniões e se evite a polarização – como vem sendo o objetivo de todas as atividades deste Caderno.

A flexibilidade do porte de armas em questão no Brasil

É um grave erro a flexibilidade do porte de arma, provocará de imediato a elevação no número de violência. O país perderá o precário controle que ainda exerce sobre o grande número de pessoas inocentes que morrem todos os dias, naturalmente as unidades de saúde não terão estrutura suficiente para atender a demanda.

Em decorrência disso, a mão armada é um grave problema de segurança pública no Brasil. Sete anos após 64% dos eleitores brasileiros terem rejeitado a proibição da venda de armas de fogo e munições num referendo popular, em outubro de 2005. O Brasil atingiu a marca de 56.337 homicídios no ano de 2012, a maior de sua história, de acordo com dados do SUS (Sistema Único de Saúde). Deste total, 40.077 pessoas foram mortas por armas de fogo, ou seja, 71% de todas as mortes. O número total de homicídios ocorridos no Brasil em 2012 representa 10% de todos os crimes do tipo no mundo, segundo o Relatório Global de Homicídios da UNODC de 2012.

Além do mais, por exemplo, pode-se observar que pessoas com conflitos internos têm tirado a própria vida, como uma forma de aliviar dores e pressões. Dessa forma, é inadmissível que a sociedade continue vivendo em uma situação como essa, por conta da negligência do poder público.

Levando em consideração esses pontos, a triste e violenta realidade em que vivemos, e o sofrimento da população, o uso livre da arma de fogo, veio para destruir e ameaçar vidas, certamente por não ser usado, por alguns indivíduos, com a devida consciência. Diante dos fatos apresentados, é necessário que o governo aja fazendo publicidades e palestras, em todos os locais possíveis, para chegar ao maior número de cidadãos. Além disso colocar em prática leis mais firmes, que venha ajudar os cidadãos a entender e ter mais informações de como fazer o uso correto desse objeto, com o objetivo de conscientizar o ser humano de que a fúria não é o melhor jeito para resolver os problemas, a fim de que as pessoas venham usar a violência só em último caso. E assim conseguir a queda no número de homicídios, evitando a crise no país e na saúde.

Texto escrito por uma(um) estudante que participou da 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa em 2021.

  • Leia o texto em voz alta uma primeira vez e peça que as(os) estudantes acompanhem e façam anotações na margem da folha ou no próprio artigo com vistas à melhora da produção escrita.
  • Na lousa, anote alguns critérios para a análise crítica do texto, que sintetizam o aprendizado das aulas sobre artigo de opinião:

Critérios para análise crítica do artigo de opinião

TEMA

Abordagem de questão atual e controversa, que impacta a vida dos cidadãos em sociedades democráticas, por isso, requer discussão.

GÊNERO: FUNÇÃO SOCIAL, INTERLOCUÇÃO, CONSTRUÇÃO COMPOSICIONAL

Discussão de tema atual e controverso com objetivo de convencer o leitor. Uso de diferentes estratégias argumentativas e estrutura com tese, desenvolvimento da argumentação e conclusão, a qual pode ou não apresentar proposta de intervenção para o problema.

PESQUISA

Uso de fontes legitimadas, relacionadas ao tema em discussão e a serviço da defesa da tese proposta.

COESÃO E CONVENÇÕES DA ESCRITA

Escolha de vocabulário. Uso de recursos coesivos, como organizadores textuais, e de operadores argumentativos. Desvios em relação à norma-padrão da Língua Portuguesa (acentuação gráfica, ortografia, uso da crase etc.).

  • Peça, então, que as(os) estudantes reflitam, com base nos critérios para leitura crítica: Se o artigo do exemplo tivesse sido escrito por elas(es), o que gostariam de mudar para melhorar o texto?
  • Pontue que o texto aborda tema atual, polêmico e de interesse público. Entretanto, há problemas na organização das ideias e na construção dos parágrafos. Aponte também algumas incorreções no uso da vírgula e de operadores argumentativos.
  • Encerre a aula retomando as imagens do início: todo processo de reescrita passa, antes, pela oficina de leitura e análise crítica, que pode ser mais aprofundada ou mais restrita.

JANELA TEÓRICA

Reescrita

[…]

É difícil imaginar a escrita sem a reescrita. Quando a criança começa a escrever, as rasuras que ficam em seu texto são marcas dessa atividade. Do mesmo modo, rascunhos de textos que depois são finalizados e publicados também mostram a atividade processual de reescrever.

No contexto pedagógico, o olhar tradicional para as rasuras é um olhar de reprovação, pois associa a reescrita ao erro e ao desconhecimento por parte do escrevente. No entanto, as rasuras indicam as reflexões que o escrevente está realizando sobre a língua e que ficaram marcadas no texto escrito. Nessa perspectiva, as rasuras permitem que se saiba um pouco do que a criança conhece sobre a língua escrita, suas dúvidas e dificuldades no momento da produção de um texto.

Embora a reescrita aconteça espontaneamente na produção escrita escolar, é importante que ela seja entendida como um componente do ensino da escrita. Cabe ao professor, como interlocutor privilegiado dos alunos, provocar a reescrita dos textos, seja pelos próprios autores, seja pelos colegas. Nesse movimento, a reescrita não é apenas uma correção dos problemas existentes nos textos, mas é necessária, em função das condições de produção dos textos: reescrever implica considerar se o texto está adequado aos objetivos do produtor, aos interlocutores, às condições de circulação do texto.

Trecho do verbete Reescrita, escrito por Raquel Salek Fiad, parte do Glossário Ceale. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/reescrita Acesso em: 10/10/2023