Oficina 1

Etapa 6

Próximos passos

(45 minutos)

  • No prazo combinado, devolva os artigos comentados às(aos) alunas(os).
  • Apresente os critérios de correção da avaliação diagnóstica para a turma assim como os aspectos que devem ser trabalhados com mais ênfase nas próximas aulas.
  • Faça cópias do texto de uma(um) aluna(o) que você considerou bastante familiarizado com o gênero artigo de opinião, distribua e analise brevemente com a turma, destacando os aspectos mais positivos do texto. Informe que todos eles serão aprofundados em aulas posteriores para não gerar a ansiedade de que todas as dúvidas sejam esclarecidas neste momento.
  • Se houver tempo hábil para a correção, oriente-as(os) a elaborar a reescrita do texto como tarefa de casa (haverá uma oficina voltada à reescrita adiante) e recolha as produções para uma segunda avaliação.

EM SÍNTESE

Professora, professor,

esta é uma oficina que exige bastante trabalho e reflexão de sua parte, mas fundamental para um processo mais assertivo com o gênero artigo de opinião.

Neste início, lembre-se de debater os temas que dominar melhor e também controlar as expectativas em relação ao desempenho das(os) alunas(os) para permitir que a avaliação diagnóstica se efetive.

Vale reforçar, ainda, que os instrumentos aqui propostos são exemplos que podem ser adaptados, modificados e recriados para atender às demandas do seu contexto.

VEM AÍ!

Na próxima Oficina, vamos debater o que é liberdade de expressão e como ela se relaciona com o artigo de opinião.