Oficina 9

Etapa 3

O que dá liga? Operadores argumentativos

  • Para que as(os) alunas(os) reconheçam a importância do uso de elementos articuladores na construção do artigo de opinião, realize a atividade fazendo cópias da tabela “Elementos Articuladores” . Recorte nas linhas pontilhadas e coloque em envelopes – um conjunto completo em cada envelope. Após dividir a classe em duplas ou trios, proponha para a turma um jogo.

Operadores argumentativos

(90 minutos)

  • Distribua os envelopes entre os grupos. Então, peça às(aos) estudantes que organizem dez pequenos textos argumentativos coerentes e consistentes, usando as fichas do envelope. Para tanto, elas e eles precisarão prestar muita atenção aos tipos de relação entre os fragmentos fornecidos, para descobrir que aqueles que estão na coluna do meio da tabela são os articuladores, ou seja, os termos capazes de estabelecer essas relações. Uma dica suplementar: sugira-lhes que fiquem atentos à pontuação na hora de verificar que fragmento pode estar articulado a outro. E um lembrete: Ao trabalhar com os fragmentos, as(os) alunas(os) não devem ter acesso ao modelo pronto da tabela, para não transformarem a atividade em um jogo de formar frases.
  • Quando todos tiverem terminado, solicite-lhes que leiam em voz alta e discuta com elas e eles se constituem ou não, em cada exemplo, bons textos argumentativos. Em qualquer dos casos, reforce bem as razões, chamando a atenção para o papel dos articuladores.

JANELA TEÓRICA

Operadores argumentativos

Os operadores argumentativos orientam a sequência do discurso, os encadeamentos possíveis com outros enunciados capazes de continuá-lo. Mas sua principal função é sinalizar a posição do enunciador quanto às relações entre os argumentos, ajudando o leitor a compreender que o enunciador adere a determinado argumento e exclui outros.

Muitos dos operadores argumentativos são classificados pela teoria gramatical tradicional como conjunções, como “palavras denotativas” ou como “palavras de difícil classificação”. Isso acontece porque a gramática tradicional tem como objetivo o estudo das palavras e da frase, mas não do texto e do discurso. Assim, quem só conhece a teoria gramatical tradicional, não teve oportunidade de refletir sobre a importância desses articuladores na construção da linha argumentativa dos textos

Trecho do material para formadores Produção escrita: Trabalhando com gêneros textuais, organizado por Maria da Graça Costa Val.

Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-form.pdf Acesso em: 18/10/2023

  • Em seguida, projete ou entregue cópias de trechos de dois artigos de opinião escritos por estudantes. O primeiro trecho remente à pandemia de Covid-19 e às medidas de proteção em relação ao vírus. O segundo, dos impactos da seca no Nordeste. Ambos foram ligeiramente adaptados para esta atividade.

TRECHO 1

Seca ou descaso?

A estiagem no Nordeste é um aspecto negativo que, infelizmente, proporciona fome e pobreza. A seca é um fator natural, mas e o descaso com os habitantes?

Na região a restrita presença de chuvas é causada basicamente pelo o tipo de massa de ar aliado ao relevo, pois este, muitas vezes, impede que massas de ar quente e úmidas ajam sobre o local gerando as chuvas. A longa estiagem provoca uma série prejuízos aos agricultores como perda de plantações e animais, a falta de produtividade gera a fome. Para a fome existe o Bolsa Família e para a seca os carros pipas, porém a quantia de dinheiro é baixa e os pipas demoram a vir. 

Instituições governamentais poderiam ajudar com o aumento de carros pipas e construções de cisternas.

TRECHO 2

A pandemia de coronavírus fez com que 2020 fosse um ano muito difícil. Por causa da descoberta e a disseminação desse vírus, tivemos que adotar várias mudanças na rotina das pessoas. O isolamento social e medidas de proteção – uso de máscara, distanciamento, uso de álcool em gel – são exemplos dessas medidas.

Em primeira análise, sabe-se que tais medidas de proteção e isolamento não estão sendo cumpridas corretamente. Na minha região, por exemplo, as pessoas saem até para diversão, comerciantes e vendedores abrem seus estabelecimentos de venda, as aglomerações em eventos também estão em constantes. As zonas rurais não costumam ter muitos centros comerciais, diminuindo as aglomerações, mas ainda assim há um grande risco de contágio, uma vez que há os vendedores ambulantes de várias localidades que vêm até as nossas casas vender produtos, oferecendo perigo e risco a nossa saúde. Além disso, há o fato de vários indivíduos se recusarem a vacinar, temendo sofrer sintomas de outras doenças ao serem imunizados, porém estão enganados, já que a vacina protege o indivíduo que foi contaminado, fazendo com que os anticorpos entrem em defesa quando for atingido pelo vírus.

  • Oriente a turma a comparar os dois textos do ponto de vista da relação entre as palavras e entre as frases. Ambos os casos são exemplos claros de textos planejados (há um tema delimitado e progressão argumentativa). Entretanto, no segundo exemplo há mais elementos linguísticos que facilitam a recuperação da relação entre uma ideia e outra. Caso as(os) alunas(os) tenham cópias dos trechos, solicite que circulem esses elementos, tendo em vista os operadores argumentativos da atividade anterior.
  • Em seguida, apresente os mesmos trechos com alguns grifos:

TRECHO 1

Seca ou descaso?

A estiagem no Nordeste é um aspecto negativo que, infelizmente, proporciona fome e pobreza. A seca é um fator natural, mas e o descaso com os habitantes?

Na região a restrita presença de chuvas é causada basicamente pelo o tipo de massa de ar aliado ao relevo, pois este, muitas vezes, impede que massas de ar quente e úmidas ajam sobre o local gerando as chuvas. A longa estiagem provoca uma série prejuízos aos agricultores como perda de plantações e animais, a falta de produtividade gera a fome. Para a fome existe o Bolsa Família e para a seca os carros pipas, porém a quantia de dinheiro é baixa e os pipas demoram a vir. 

Instituições governamentais poderiam ajudar com o aumento de carros pipas e construções de cisternas.

TRECHO 2

A pandemia de coronavírus fez com que 2020 fosse um ano muito difícil. Por causa da descoberta e a disseminação desse vírus, tivemos que adotar várias mudanças na rotina das pessoas. O isolamento social e medidas de proteção – uso de máscara, distanciamento, uso de álcool em gel – são exemplos dessas medidas.

Em primeira análise, sabe-se que tais medidas de proteção e isolamento não estão sendo cumpridas corretamente. Na minha região, por exemplo, as pessoas saem até para diversão, comerciantes e vendedores abrem seus estabelecimentos de venda, as aglomerações em eventos também estão em constantes. As zonas rurais não costumam ter muitos centros comerciais, diminuindo as aglomerações, mas ainda assim há um grande risco de contágio, uma vez que há os vendedores ambulantes de várias localidades que vêm até às nossas casas vender produtos, oferecendo perigo e risco a nossa saúde. Além disso, há o fato de vários indivíduos se recusarem a vacinar, temendo sofrer sintomas de outras doenças ao serem imunizados, porém estão enganados, já que a vacina protege o indivíduo que foi contaminado, fazendo com que os anticorpos entrem em defesa quando for atingido pelo vírus.

  • Identifique com a turma o sentido que os operadores argumentativos destacados conferem ao texto, pois é fundamental que compreendam como essas relações contribuem para a construção da argumentação.
  • Coletivamente, faça a reescrita do primeiro trecho, de modo que as unidades do texto – palavras, períodos e parágrafos – estejam mais bem relacionadas e colaborem para um texto mais convincente.
  • Como material de apoio para esta atividade e para a reescrita dos textos individuais – nossa próxima missão -, use a tabela a seguir.

SAIBA MAIS

Uma abordagem dos operadores argumentativos em artigos de opinião

A dissertação de Mestrado da professora Caroline Schwarzbold apresenta uma proposta de sequência didática para o trabalho com operadores argumentativos no 9º ano do Ensino Fundamental.

Leia: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/16770/1/AbordagemOperadoresArgumentativos.pdf