Oficina 11

Etapa 3

Linha do tempo, autoavaliação e avaliação coletiva

(90 minutos)

  • Explique à turma que vocês recuperarão o percurso feito nas últimas aulas para fazer uma avaliação dos processos individual e coletivo.
  • Pendure um barbante ou varal no mural, ou em uma das paredes da classe e deixe pregadores ou clipes disponíveis.
  • Distribua tarjetas de papel coloridas e peça que as(os) estudantes registrem nelas momentos marcantes do estudo do artigo de opinião. Pode ser a lembrança de um dos temas discutidos, uma frase falada no debate, a apresentação de grupos, uma palavra ou uma ilustração, por exemplo, que sintetizem momentos importantes ou inesquecíveis.
  • Depois, peça que organizem as tarjetas no varal em uma linha do tempo, que registre o processo de ensino/aprendizagem do início ao fim. Cada estudante pode acrescentar quantas tarjetas quiser à linha.
  • Convide as(os) alunas(os) a observar o percurso registrado na linha do tempo e, depois, a sentar em roda.
  • Peça que falem sobre o processo de ensino/aprendizagem do artigo de opinião. Se considerar necessário, use um objeto de transição – como uma pequena bola ou o rolo de um barbante, que passa de mão em mão até formar uma teia – para organizar os turnos de fala. Sugira temas que podem ser abordados nesta etapa: tarefas em grupo, debates, temas abordados, revisão entre pares, interpretação de texto, escrita e reescrita.
  • Também, provoque-as(os) a refletir sobre como enxergam o gênero artigo de opinião, se como mais uma tarefa escolar, se como um aprendizado importante para a vida ou como um gênero que mobiliza uma série de discussões e de habilidades presentes no mundo contemporâneo. Vale dizer que não há resposta certa ou indução de perspectivas. Trata-se, do ponto de vista da(o) professora(or), de avaliar como as(os) estudantes se relacionam com o estudo formal de um gênero textual no ambiente escolar, ainda que tenham sido propostas uma série de atividades que extrapolam a sala de aula e o próprio gênero.
  • Após a elaboração da linha do tempo e a conversa sobre ela, entregue a cada estudante folhas em branco. Na frente da folha, devem responder como se autoavaliam no percurso de ensino/aprendizagem do artigo de opinião.

JANELA TEÓRICA

[…] a autoavaliação apresenta-se como uma possibilidade de o aluno reorientar sua aprendizagem, sob acompanhamento do seu professor, o qual analisa, corrige, sugere, discute os resultados que estão sendo alcançados. Entretanto, considera-se que ela só terá uma verdadeira dimensão formativa ao torna-se um processo de reflexão sistemático, com a mediação frequente do professor […]. É provável até que muitas aprendizagens ocorram sem que se realize tal reflexão, mas é inegável que as mais substantivas são as que apresentam um maior grau de consciência. Portanto, a avaliação formativa tem na autoavaliação um procedimento indissociável da metacognição.

Trecho do artigo Autoavaliação: Por que e como realizá-la?, de Marlene Correro Grillo e Ana Lúcia Souza de Freitas. Acesso em: 13/10/2023

  • Enfatize que o foco não são as correções ou eventuais notas recebidas, mas como as(os) estudantes se percebem na relação com o objeto de estudo, com os colegas e com a(o) professora(or). Podem pontuar que avanços tiveram, quais habilidades consideram que desenvolveram (como a ampliação do repertório de operadores argumentativos), em que temáticas ou assuntos passaram a prestar mais atenção, se encontram em si alguma vocação ou propósito (o trabalho como jornalista ou como ativista, por exemplo), de que modo se veem e como se enxergam no território em que vivem.

Autoavaliação

  • Habilidades desenvolvidas
  • Relação com a escrita
  • Vocação e propósito
  • Olhar para si e para o território
  • Contato e colaboração com professora(or) e com colegas
  • Em seguida, oriente-as(os) a avaliar a participação do grupo no verso da folha. É possível mencionar se houve conflitos e como lidaram com eles, se conseguiram se organizar para trabalhar em grupo, se uma(um) colaborou com a escrita do outro, se o engajamento nas atividades foi bom, se levaram a experiência da aula de Língua Portuguesa para outras atividades.

Avaliação coletiva

  • Trabalho em grupo
  • Resolução de conflitos
  • Aprendizagem colaborativa
  • Engajamento nas atividades
  • Recolha as avaliações e solicite que, ainda em roda, façam sugestões para as aulas de artigo de opinião que tiveram. Podem elencar temáticas, pedir mais atividades de debate, sugerir novas trilhas pelo território, etc.
  • Compartilhe você também suas avaliações sobre o processo, destacando questões objetivas (como domínio do gênero, interpretação de texto, senso crítico) e subjetivas (trabalho colaborativo e engajamento, por exemplo).
  • Os resultados das avaliações representam farto material de análise. Além dos artigos produzidos, há o exercício da metacognição e do olhar para o grupo. Tudo isso pode levar a alterações no planejamento e na dinâmica do trabalho não apenas com artigo de opinião, mas com outros gêneros textuais. Por isso, sugerimos um registro, ainda que breve, dos resultados desta etapa, para poderem ser consultados posteriormente e compartilhados com outras(os) professoras(es) da área.

EM SÍNTESE

Professor, professora,

Obrigada(o)! Chegamos ao final da trilha sobre artigo de opinião e esperamos que você tenha gostado das atividades e, mais importante, aproveitado o percurso educativo junto às(aos) suas(seus) estudantes. Ressaltamos que o caderno Pontos de vista é apenas o início de uma jornada, que pode se desdobrar em muitos outros projetos e atividades. Bom trabalho e até breve! 

A gente se encontra no Portal Escrevendo o Futuro: https://www.escrevendoofuturo.org.br/