X
(90 minutos)
[…] a autoavaliação apresenta-se como uma possibilidade de o aluno reorientar sua aprendizagem, sob acompanhamento do seu professor, o qual analisa, corrige, sugere, discute os resultados que estão sendo alcançados. Entretanto, considera-se que ela só terá uma verdadeira dimensão formativa ao torna-se um processo de reflexão sistemático, com a mediação frequente do professor […]. É provável até que muitas aprendizagens ocorram sem que se realize tal reflexão, mas é inegável que as mais substantivas são as que apresentam um maior grau de consciência. Portanto, a avaliação formativa tem na autoavaliação um procedimento indissociável da metacognição.
Trecho do artigo Autoavaliação: Por que e como realizá-la?, de Marlene Correro Grillo e Ana Lúcia Souza de Freitas. Acesso em: 13/10/2023
Autoavaliação
Avaliação coletiva
Professor, professora,
Obrigada(o)! Chegamos ao final da trilha sobre artigo de opinião e esperamos que você tenha gostado das atividades e, mais importante, aproveitado o percurso educativo junto às(aos) suas(seus) estudantes. Ressaltamos que o caderno Pontos de vista é apenas o início de uma jornada, que pode se desdobrar em muitos outros projetos e atividades. Bom trabalho e até breve!
A gente se encontra no Portal Escrevendo o Futuro: https://www.escrevendoofuturo.org.br/