Oficina 1

Etapa 5

Estruturação de diagnóstico da turma

De posse das devolutivas individuais e da organização dos dados, você tem informações preciosas para traçar o perfil da turma e identificar o nível de conhecimento sobre artigo de opinião que detêm bem como as questões relacionadas ao gênero textual que merecem mais atenção. Sistematize essas informações em uma planilha ou relatório.

INSTRUMENTO PARA SISTEMATIZAÇÃO DE DIAGNÓSTICO DA TURMA

Diagnóstico – 9º ano B – 30 alunas(os)

Compreensão da proposta temática Encaminhamento
22 alunas(os) compreenderam o tema proposto Valorizar a boa compreensão do tema e levantar com a turma hipóteses para garantir abordagens temáticas adequadas, de modo a apoiar quem teve dificuldade.
Gênero Encaminhamento
20 alunas(os) não organizam o texto em três partes. Dedicar mais tempo do planejamento à Oficina  de estrutura composicional.

Fazer análise da estrutura em sala, com textos escritos por jovens da mesma faixa etária, e fixar exemplos no mural.

10 alunas(os) não assumem ponto de vista em relação ao tema. Propor debate regrado e, durante a oficina de síntese, identificar quais as teses defendidas pelos diferentes grupos.
Repertório temático Encaminhamento
25 alunas(os) mobilizaram apenas parcialmente e com pouca profundidade informações sobre o tema. Construir coletivamente, na escrita do próximo tema, mural de referências pertinentes e confiáveis sobre o assunto.
Coesão, coerência e convenções da escrita Encaminhamento
A totalidade da turma demonstra fragilidade em relação ao uso de articuladores textuais. Promover gincana entre equipes para ampliar o repertório de articuladores e estimular o uso mais preciso deles nos textos.