Oficina 1

Etapa 4

Elaboração de devolutivas individuais

  • Propomos, nesta oficina, que você faça devolutivas individuais, com marcações e comentários nos textos das(os) estudantes.
  • Sugerimos que a devolutiva aponte menos para aspectos ligados ao domínio da norma-padrão (como acentuação, ortografia ou uso adequado dos pronomes) e mais para a estrutura composicional do gênero, o reconhecimento da interlocução e – mais importante neste momento de encontro com o texto – a compreensão da função social do gênero.
  • No caso do artigo de opinião, isso significa mobilizar diferentes pontos de vista, dialogar com essas perspectivas e construir argumentos pertinentes e consistentes para contribuir com um debate não-violento sobre questões relevantes – ou seja, é mesmo uma tarefa complexa, que demanda uma série de conhecimentos!
  • A seguir, há a transcrição da primeira escrita de um artigo de opinião, sobre os períodos de seca no nordeste do Brasil, e um exemplo de bilhete.

TEXTO DE ALUNO

Seca ou descaso?

A estiagem no Brasil mais especificamente no nordeste é um aspecto negativo que infelizmente proporciona fome e pobreza. A seca é um fator natural mas e o descaso com os habitantes?

Na região a restrita presença de chuvas é causada basicamente pelo o tipo de massa de ar aliado ao relevo, esse muitas vezes impede que massa de ar quente e úmidas ajam sobre o local gerando as chuvas. A longa estiagem provoca uma série prejuízos aos agricultores como perda de plantações e animais, a falta de produtividade gera a fome.

O lugar em que vivo fica localizado no interior de Pernambuco, em minha fazenda há poços artesianos que amenizam a seca mas outros que não têm esses poços ficam mercê do governo que muitas vezes os esquecem. Para a fome existe o bolsa família e para a seca os carros pipas, porém a quantia de dinheiro é baixa e os pipas demoram a vir além de muitos ainda não terem cisternas em suas casas.

Instituições governamentais poderiam ajudar com o aumento de carros pipas e construções de cisternas.

EXEMPLO DE BILHETE

Querido João,

A classe escolheu um tema muito relevante para a nossa região, não é mesmo? E, em seu artigo, você o compreendeu adequadamente. Além disso, também conseguiu se posicionar em relação à polêmica, ao dar a entender que as consequências da seca são provocadas tanto pelo clima quanto pelo descaso do governo. Ainda assim, há aspectos que podem ser mais desenvolvidos em suas próximas produções:

  1. Seria interessante buscar mais informações para apresentar os problemas da seca no nordeste, principalmente, em nosso estado.
  2. Os argumentos podem ficar mais convincentes se você trouxer dados (como o valor do Bolsa Família e quantas pessoas precisam ser alimentadas por ele) e a frequência com que os carros-pipas abastecem o município.
  3. Outra sugestão é que você apresente com mais detalhes os prejuízos que a seca provoca em nossa região para justificar que o governo aja mais rápido.

Aos poucos, você vai ver que seu texto ficará mais desenvolvido. Continue escrevendo!

Sua professora

  • Além da devolutiva individual, é possível adotar um instrumento para acompanhar a evolução de cada estudante ao longo do trabalho com artigo de opinião. O instrumento, que pode ser uma ficha ou uma tabela, facilitará também o posterior desenho de um diagnóstico para a turma. Você pode criar seu próprio instrumento conforme o que fizer mais sentido na organização do seu trabalho, veja um exemplo:
Alunos Critérios de avaliação diagnóstica
Compreensão da proposta temática Gênero Repertório temático Coesão, coerência e convenções da escrita
Compreende e discute o tema proposto ao longo de todo o texto? São reconhecíveis três partes no texto: Introdução, desenvolvimento e conclusão? Assume ponto de vista em relação ao tema? Reconhece interlocução e escreve com vistas à leitura de um terceiro, não necessariamente conhecido? Apresenta informações pertinentes e mobiliza diferentes áreas do conhecimento? Organiza o texto em parágrafos e períodos e os compreende como unidades de sentido? Estabelece relações entre as partes do artigo por meio de articuladores textuais? Faz escolhas lexicais adequadas?
Artur Sim Sim Sim Sim Parcialmente Sim Sim Sim
Mariana Parcialmente Sim Sim Não Sim Sim Parcialmente Parcialmente
Ana Carolina Sim Não Não Não Sim Não Não Parcialmente
Letícia
Stefane
Josy
Miguel
Davi
Tiago

Se desejar utilizar essa tabela como modelo, você pode fazer o download aqui.

  • Outra possibilidade é fazer registros mais livres sobre cada estudante, mas com o cuidado de usar palavras-chave que possam ser úteis na definição de planejamento das próximas atividades.