Oficina 11

Etapa 2

As vozes no artigo

(variável)

  • É tempo de mostrar à comunidade as produções das(os) estudantes – agora, autores ou articulistas. Propomos, nesta atividade, duas possibilidades de projeto: Concurso de artigos de opinião ou criação de podcast. São apenas sugestões e você, em parceria com outras(os) professoras(es), pode e deve pensar em maneiras de socializar as produções, as quais devem ser apresentadas no início do processo de trabalho com o gênero. Vale dizer que há sempre um desafio para toda a escola, que é transformar as situações de produção da escrita em situações reais de comunicação, pois, na maior parte do tempo, o que se faz é simular tais situações.

CONCURSO

  • No caso do concurso, é necessário, primeiro, planejar a atividade, além de estabelecer cronograma e critérios para participação e envio, conforme o exemplo.

Escola Municipal Carolina Maria de Jesus

Concurso Palavra dita

Gênero: Artigos de opinião

Tema: Olhares sobre o território

Público: 9º ano do Ensino Fundamental

Inscrições e entrega dos textos até: 10/9

Forma de participação: Preenchimento de ficha de inscrição e entrega do texto na secretaria

Formato de entrega: Texto escrito à mão, com título, em até 30 linhas

Avaliação da banca: Até 10/10

Divulgação dos resultados e premiação: Até 14/12

Prêmios para os cinco primeiros colocados: Certificado de participação, livro e caixa de bombons

  • Se a opção for pelo concurso, durante o trabalho com o artigo de opinião, lembre à turma com frequência de que a última versão do texto poderá ser inscrita. Outra possibilidade é fazer parcerias com as demais escolas do território e ampliar o número de participantes.
  • Forme um comitê de avaliação dos artigos, que pode ser composta por docentes, ex-alunos, gestoras(es), famílias e moradores da região em que a escola se localiza.
  • Reúna os textos inscritos e promova a avaliação dos textos. É importante, para a idoneidade do concurso, que os artigos sejam avaliados separadamente e, depois, os resultados compartilhados para que se defina as(os) primeiras(os) colocadas(os). Sugerimos, a seguir, critérios de avaliação com base nas sequências didáticas deste caderno.

Critérios de análise e avaliação dos artigos de opinião

  1. Adequação e desenvolvimento do tema
  2. Definição e apresentação adequada de questão polêmica
  3. Respeito à liberdade de expressão e aos direitos humanos
  4. Desenvolvimento do gênero (compreensão da função social, da interlocução e da estrutura composicional)
  5. Mobilização de tipos variados de argumentos
  6. Escolha lexical e uso de operadores argumentativos
  7. Respeito às convenções da escrita, em adequação ao gênero e à situação de produção
  • Providencie a tabulação dos dados para chegar aos resultados e organize o evento de premiação. Que tal fazer um sarau ou um lanche coletivo, com leitura de trechos dos artigos e de outros textos, como poemas, produzidos pelas(os) alunas(os) para celebrar o momento. Abra espaço para que a comunidade em que a escola se insere também participe.

PODCAST

  • A segunda sugestão é a criação de um podcast opinativo que tome como base os artigos de opinião produzidos pelas(os) jovens.
  • Comece perguntando à turma se acompanham ou já acompanharam algum podcast e, se a resposta for afirmativa, o que caracteriza essas produções.
  • Escolha podcasts, organize a sala em grupos de até quatro participantes e oriente-as(os) a ouvir ao menos trechos de um episódio.

Sugestões de podcasts

  • Peça que os grupos compartilhem suas impressões sobre os podcasts que ouviram e discuta como, de alguma maneira, são produções que remetem ao rádio, mas com diferenças importantes: o público ouve na hora em que quer, é possível criar séries, com assuntos bastante específicos e voltados para nichos de interesse e há interação com as(os) ouvintes (conforme vimos na discussão sobre artigo de opinião em jornais on-line).
  • Observe também que podcasts (ao menos os do campo jornalístico midiático, como os que sugerimos) têm uma estrutura mais ou menos estável, com a presença de vinhetas, cumprimentos às(aos) ouvintes, apresentação do assunto a ser tratado, embora os temas, a duração e os recursos (como entrevistas ou debates) possam variar. Há também características que marcam a linguagem, como mais informalidade, frases curtas e uso preferencial da ordem direta.
  • Lembre à turma que, ainda que os podcasts soem menos formais do que um artigo de opinião escrito e publicado em jornais, são também produções com estrutura e roteiro preparado para guiar os episódios. Acrescente que há funções pré-determinadas para cada membro da equipe, como a(o) apresentadora(or) ou a(o) editora(or).

Trecho de roteiro

0 – 0:00:10 – Vinheta de abertura.

0:00:10 – 0:00:32 – [Apresentação da primeira narradora, cumprimento aos ouvintes e apresentação do tema]: Olá, queridos ouvintes! Aqui quem fala é Nicole Dias, do podcast É da quebrada! Hoje é dia 8 de abril de 2023 e a gente tá aqui pra falar sobre a falta de áreas de lazer no nosso bairro, o Cantinho do Céu.

0:00:32 – 0:01:18: [Apresentação da segunda narradora, cumprimento aos ouvintes e apresentação dos convidados]: E aí, gente? Aqui é Camila Silva, fazendo coro na apresentação do É da quebrada! em mais uma edição desse nosso querido podcast. Pra falar da dureza que não é ter nem uma quadra de esportes aqui no Cantinho, convidamos a presidente da Associação de Moradores, Marly Souza, e uma representante do Grêmio Estudantil da Escola Carolina Maria de Jesus, Jéssica Oliveira.

0:01:18 – 0:01:20: [Som de palmas após anúncio da entrevistada].

0:00:10 – 0:00:32 – [Primeira narradora]: Marly, vamos conversar sobre esse tema necessário na nossa comunidade. Há anos estamos reivindicando, mas continuamos sem estrutura de lazer. De quem é a responsabilidade? Mete o louco pra gente!

[…]

  • Divida novamente a classe, agora em grupos de até seis participantes, ou mantenha os grupos originais. Solicite que, partindo dos exemplos, façam uma proposta de criação de podcast opinativo, que dialogue com os temas debatidos nos artigos de opinião e traga a participação de pessoas da comunidade local. Veja o material de apoio para sistematizar a proposta.

Proposta de podcast

Nome sugerido
Texto de apresentação do podcast
Título do episódio
Texto de apresentação do episódio
Referências para identidade visual e sonora (o que usariam como ícone se o podcast fosse publicado em uma plataforma de áudio? Como seriam as vinhetas do podcast?)
Fontes (livros, artigos científicos, pessoas, sites, outros podcasts) que serão consultados na produção do programa
Relação com os artigos de opinião produzidos
  • Faça uma rodada de apresentação das propostas, incentive comentários da turma, intervenha quando considerar pertinente e inicie a produção dos roteiros, que pode ser orientada pelo trecho já apresentado. É uma tabela que indica o tempo e o conteúdo de cada etapa do podcast. Determine um tempo máximo para as produções: até 5 minutos.
  • Procure fazer com que o grupo defina funções específicas e divida as tarefas. No nono ano do Ensino Fundamental, pode ser interessante apresentar as seguintes funções e solicitar que cada grupo defina conforme os interesses e habilidades das(os) integrantes: roteiristas, pesquisadoras(es), apresentadoras(es), editoras(es).
  • Dedique tempo de aula aos roteiros e circule pela sala verificando as produções, fazendo sugestões e tirando dúvidas. Organize um momento em que os grupos podem trocar os roteiros e fazer comentários acerca da produção das(os) colegas.
  • Reserve lugar e momento para as gravações. Ela pode ser feita com os smartphones (basta apenas um), mas em local com bom isolamento acústico e sem muitos ruídos. Além disso, algumas colaborações podem ser gravadas na rua, com moradores, ou em casa – neste caso, a(o) ouvinte sabe que há mais possibilidade de barulho e o som contribui para que se compreenda em que condições foi feita aquela gravação.

Audacity

Software livre que pode ser baixado gratuitamente e tem recursos de gravação e edição de áudio

Para instalar: https://www.audacityteam.org/download/

  • Solicite que o grupo reúna as gravações e trabalhe na edição, seja nos smartphones, seja em computadores disponíveis na escola.
  • Quando os projetos forem finalizados, faça uma sessão coletiva para que a classe confira o resultado do trabalho. Se houver autorização legal das(os) responsáveis pelas(os) alunas(os), é possível veicular os episódios em serviços na internet ou mesmo em uma rádio local.