X
(45 minutos)
Polêmica
Origem etimológica: francês polémique, do grego polemikê, feminino de polemikós, -ê, -ón, relativo à guerra, preparado para a guerra.
Disponível em: https://dicionario.priberam.org/pol%C3%AAmica. Acesso em: 20/6/2023
Avaliação diagnóstica e planejamento
O mapeamento das aprendizagens da turma nos ajuda a ir além de apontar os erros e de mostrar a forma correta para uma questão ortográfica ou sintática (regência, concordância verbal ou nominal). Fazer pequenos comentários de forma muito geral (“observe a regência”, “não use gerúndio” ou “preste atenção na acentuação”) contribui pouco para as(os) alunas(os) perceber o que de fato precisa ser apreendido para melhorar a produção textual. Por isso, defendemos que precisa ficar mais evidente a concepção de que a avaliação diagnóstica faz parte do planejamento escolar.
O planejamento parte do texto das(os) alunas(os) para criar momentos de análises e reflexões diversas. O momento de avaliação diagnóstica pode ser uma primeira ação do planejamento, pois abre uma grande oportunidade para as(os) alunas(os) aprenderem mais.
Trecho do artigo Produção textual nos anos finais do Ensino Fundamental: a importância da avaliação diagnóstica para o planejamento docente, de Clecio Bunzen, publicado no Portal Escrevendo o Futuro.
Disponível em: http://bit.ly/janelateorica1 Acesso em: 6/7/2023