Oficina 6

Etapa 3

A definição da tese

(90 minutos)

  • Recupere o conceito de tese. Use a seção Palavra-chave como apoio.

PALAVRA-CHAVE

Tese

É o posicionamento da(o) autora(or) em relação à questão ou ao problema apresentado. Se mencionada no começo do artigo, também tem a função de anunciar ou antecipar os argumentos que serão discutidos, como uma espécie de guia ou fio-condutor para o texto. Já se mencionada no final do artigo, revela o raciocínio lógico do texto que levou à resposta para a questão ou problema discutido.

  • Mencione as teses de Rayana Cruz e Jeferson Tenório, cujos artigos foram analisados em aulas anteriores. Ambas aparecem explicitamente na conclusão:

Questão: Passinho – Retrocesso cultural?

Tese explicitada: “Acredito que o passinho não seja um retrocesso propriamente dito, pois é fato que está ajudando a vida dos jovens nas comunidades de Itamaracá. Mas para ser reconhecido como mobilização, precisa de uma “reforma” sem deixar vestígios de preconceito, machismo e conteúdos eróticos que infelizmente são fortemente consumidos pela indústria”.

Questão: A lei de cotas raciais para ingresso nas universidades brasileiras deve ser revista?

Tese explicitada: “A questão, portanto, como disse anteriormente, não é mais se devemos ou não ter cotas raciais, a questão agora é ampliar as vagas e criar políticas para manter esses estudantes até o final do curso”.

  • Reforce que a tese será sempre desenvolvida com detalhes, por meio de estratégias argumentativas, ao longo do desenvolvimento do texto, por isso, deve ser breve, apenas uma síntese do posicionamento.
  • Ilustre a aula com outros exemplos de tese que possam contribuir para que as(os) estudantes formulem seus próprios posicionamentos.
  • Entregue tarjetas de papel ou post-its a cada estudante. Peça que registrem nele o tema escolhido e a tese que pretendem desenvolver. É possível organizar o raciocínio em três perguntas:
  1. Qual é o tema do artigo?
  2. Qual é o posicionamento que será defendido?
  3. O que justifica a defesa desse posicionamento?

Exemplo:

A merenda escolar deve servir alimentos ultraprocessados?

Não deve servir alimentos ultraprocessados.

O consumo desse tipo de alimentos é baixo em nutrientes e muitas(os) estudantes fazem quase todas as refeições na escola. Além disso, tais alimentos geram prejuízos à saúde.

  • Organize um mural com as tarjetas ou post-its e oriente as(os) alunas(os) a ler e a comentar a produção das(os) demais: há tese? O posicionamento e as ideias que serão defendidas ficaram compreensíveis? É possível imaginar ou antecipar como a tese será defendida? Comente você também o mural e faça intervenções para melhorar as teses mais frágeis ou para retomar conceitos que não foram bem apreendidos.