Oficina 10

Etapa 3

Seu olhar melhora o meu

A proposta desta oficina é que as(os) estudantes trabalhem em dupla e troquem suas crônicas para contribuir com o aprimoramento dos textos das(os) colegas. Além disso, elas(es) irão colaborativamente construir uma grade de avaliação que servirá como referência para a revisão das crônicas.

Atividades

  1. Proponha que a turma construa uma grade de avaliação colaborativa. Com base nas aprendizagens das oficinas e atividades anteriores, as(os) estudantes devem discutir e registrar os critérios que consideram importantes para avaliar as crônicas. É possível incluir aspectos como adequação ao gênero, clareza de ideias, criatividade, coerência, coesão, uso adequado da linguagem, entre outros. Se houver necessidade, você pode sugerir alguns critérios para estimular a discussão. Reproduziremos a seguir a tabela utilizada na avaliação diagnóstica da Oficina 1, pois ela contém critérios que podem ser mobilizados neste momento.

    CRITÉRIOS DE CORREÇÃO
    Adequação ao gênero Convenções da escrita
    Adequação discursiva Adequação linguística
    O texto traz algum detalhe do cotidiano a partir de uma perspectiva pessoal? O fato narrado foi descrito de maneira interessante e instigante? A forma de dizer é construída como a de alguém que comenta algo que lhe chamou a atenção ou o fez pensar? A situação que gerou o texto foi narrada de maneira clara? Os recursos linguísticos selecionados (vocabulário, figuras de linguagem, etc.) contribuem para a construção do tom escolhido (irônico, divertido, lírico, crítico, etc.)? O texto é coeso? Os articuladores textuais são utilizados adequadamente? A crônica atende às convenções da escrita (morfossintaxe, ortografia, acentuação, pontuação)?

    Saiba mais sobre esse tema na página do Instagram Na aula de português.

  2. Divida a turma em duplas e peça às(aos) estudantes que troquem seus textos entre si. Cada aluna(o) deverá analisar e fazer contribuições para o aprimoramento do texto da(o) colega utilizando a grade de avaliação. Encoraje-as(os) a oferecer sugestões construtivas e positivas, respeitando a individualidade de cada pessoa.
  3. Incentive as duplas a discutirem as sugestões de aprimoramento e a fazerem as revisões necessárias nos textos, levando em consideração as contribuições da(o) colega. Também é importante que cada aluna(o) faça uma autoavaliação do próprio texto.
  4. Enquanto as(os) alunas(os) estiverem trabalhando, circule pela sala, oferecendo orientações e auxiliando no aperfeiçoamento dos textos. O objetivo é promover a troca de ideias, a colaboração entre as(os) estudantes e o desenvolvimento das habilidades de revisão, análise crítica e autoavaliação.
  5. Ao final da atividade, promova um momento de compartilhamento com a turma, em que as duplas apresentem as principais descobertas e aprendizados obtidos durante o processo colaborativo.