A proposta desta oficina é que as(os) estudantes trabalhem em dupla e troquem suas crônicas para contribuir com o aprimoramento dos textos das(os) colegas. Além disso, elas(es) irão colaborativamente construir uma grade de avaliação que servirá como referência para a revisão das crônicas.
Atividades
- Proponha que a turma construa uma grade de avaliação colaborativa. Com base nas aprendizagens das oficinas e atividades anteriores, as(os) estudantes devem discutir e registrar os critérios que consideram importantes para avaliar as crônicas. É possível incluir aspectos como adequação ao gênero, clareza de ideias, criatividade, coerência, coesão, uso adequado da linguagem, entre outros. Se houver necessidade, você pode sugerir alguns critérios para estimular a discussão. Reproduziremos a seguir a tabela utilizada na avaliação diagnóstica da Oficina 1, pois ela contém critérios que podem ser mobilizados neste momento.
CRITÉRIOS DE CORREÇÃO |
Adequação ao gênero |
Convenções da escrita |
Adequação discursiva |
Adequação linguística |
O texto traz algum detalhe do cotidiano a partir de uma perspectiva pessoal? |
O fato narrado foi descrito de maneira interessante e instigante? |
A forma de dizer é construída como a de alguém que comenta algo que lhe chamou a atenção ou o fez pensar? |
A situação que gerou o texto foi narrada de maneira clara? |
Os recursos linguísticos selecionados (vocabulário, figuras de linguagem, etc.) contribuem para a construção do tom escolhido (irônico, divertido, lírico, crítico, etc.)? |
O texto é coeso? Os articuladores textuais são utilizados adequadamente? |
A crônica atende às convenções da escrita (morfossintaxe, ortografia, acentuação, pontuação)? |
Saiba mais sobre esse tema na página do Instagram Na aula de português.
- Divida a turma em duplas e peça às(aos) estudantes que troquem seus textos entre si. Cada aluna(o) deverá analisar e fazer contribuições para o aprimoramento do texto da(o) colega utilizando a grade de avaliação. Encoraje-as(os) a oferecer sugestões construtivas e positivas, respeitando a individualidade de cada pessoa.
- Incentive as duplas a discutirem as sugestões de aprimoramento e a fazerem as revisões necessárias nos textos, levando em consideração as contribuições da(o) colega. Também é importante que cada aluna(o) faça uma autoavaliação do próprio texto.
- Enquanto as(os) alunas(os) estiverem trabalhando, circule pela sala, oferecendo orientações e auxiliando no aperfeiçoamento dos textos. O objetivo é promover a troca de ideias, a colaboração entre as(os) estudantes e o desenvolvimento das habilidades de revisão, análise crítica e autoavaliação.
- Ao final da atividade, promova um momento de compartilhamento com a turma, em que as duplas apresentem as principais descobertas e aprendizados obtidos durante o processo colaborativo.