Oficina 6

Etapa 2

O começo da produção individual

A partir do intrigante caso do cachorro que passeia de ônibus, as(os) estudantes terão a oportunidade de exercitar sua imaginação, compartilhando suas visões particulares desse acontecimento, criando textos únicos.

Atividades

  1. Após a experiência de produção individual e coletiva do primeiro parágrafo, sugira a produção do restante do texto iniciado em grupo. Este é o momento de incentivar o aprofundamento da visão pessoal delas(es) sobre o fato, usando imaginação, inventividade, lirismo e humor.
  2. Dê à turma alguns minutos para planejar a escrita da crônica. A ideia é seguir tendo a notícia do cachorrinho passeando de ônibus como disparador da narrativa, mas é possível criar a partir dos outros elementos. Peça que, antes da escrita, planejem a crônica respondendo para si as seguintes perguntas:
    • Qual o foco narrativo?
    • Quem são as personagens?
    • Qual o enredo, como, onde e quando vai se desenrolar a narrativa?
    • Vou narrar em tom humorístico, lírico, irônico ou crítico?
    • Existe um elemento surpresa?
    • Como será o desfecho? Aberto ou conclusivo?
  3. Marque um tempo para a produção da crônica. Quando estiverem prestes a terminar, lembre-lhes a importância de um bom título.
  4. Assim que a escrita ficar pronta, incentive a turmas a trocar os textos entre duplas. Peça-lhes que leiam e comparem as diversas formas de contar sobre um mesmo fato disparador (como o caso foi narrado, a intenção de quem escreve, os outros elementos adicionados e o efeito causado em quem lê.). E, mais importante, comentem e apontem o que acharam mais difícil para escrever uma crônica.
  5. A primeira escrita do texto completo é um momento muito importante. Busque garantir a possibilidade da leitura individual de cada texto e faça bilhetes orientadores para cada estudante, reforçando os aspectos positivos do texto em primeiro lugar, como a criatividade, a coragem em escrever, a escolha de personagens, etc. Em seguida, num tom convidativo, elenque os pontos que podem ser aprimorados, evidenciando a possibilidade da reescrita, e não encerrando o processo ali.