Oficina 6

Etapa 1

A notícia como fonte

Nesta oficina, convidamos você a inspirar sua turma a explorar a riqueza das crônicas a partir de acontecimentos do cotidiano. A classe terá a oportunidade de elaborar seus próprios parágrafos iniciais e essa jornada despertará a habilidade de transformar fatos em crônicas cativantes, promovendo a criatividade.

Atividades

  1. Falamos por várias vezes que cronista é aquela pessoa que vive uma experiência, que imagina uma cena a partir de depoimentos, de conversas com outras pessoas. Mas muitas vezes essa(e) cronista vai buscar inspiração lendo fatos e notícias que acontecem pelo mundo afora. Fatos e fotos podem, sim, ajudar na busca do tema que estamos procurando.
  2. Para a crônica não tem tema proibido. Na crônica cabe tudo. Cachorro andando de ônibus e sentado na janelinha? Ah… isso pode. Confira com a turma notícia reproduzida abaixo e originalmente publicada na internet para comprovar que assunto puxa assunto.

Vídeo disponibilizado em G1: https://globoplay.globo.com/v/11601636/

Cachorro é flagrado ‘pegando carona’ em ônibus de Campinas a Monte Mor – 09/05/2023

O vídeo de um cachorro andando sozinho de ônibus viralizou nas redes sociais. Nas imagens, o cãozinho aparece sentado em uma das poltronas do transporte coletivo. Cena foi registrada na segunda-feira (8), por volta das 17h30. Cão teria embarcado no ponto de ônibus do bairro Campos Dourados. A cena chamou a atenção dos internautas e virou notícia no jornal local.

  1. Depois de realizar a leitura dessa notícia curiosa, é o momento de conversar livremente, na esfera das informações, das ideias, das sensações e das emoções. Divida a turma em pequenos grupos (trios ou duplas) e peça que respondam oralmente as seguintes questões:
    1. quais são os dados e informações que aparecem no texto?
    2. por que o fato gerou tanta repercussão?
    3. como você reagiria se presenciasse a cena?
  2. Circule entre os grupos e instigue que reflitam sobre a excepcionalidade da situação. Que outras histórias poderiam emergir a partir do fato descrito na notícia?
  3. Após a finalização desta oficina, mas ainda em grupos, pergunte quais elementos seriam necessários para transformar esta notícia numa crônica, e qual o título que escolheriam? Registre as respostas no quadro.
  4. A partir desta conversa, oriente uma primeira escrita sobre a notícia do cachorro andando de ônibus. Retome os elementos centrais da crônica e diga que não devem se preocupar com o tamanho do texto, apenas em buscar adequar o gênero textual. Sugira a escrita apenas do parágrafo inicial, dando destaque para o ambiente da narrativa: personagens, espaço, tempo e conflito inicial. Você pode propor que seja uma atividade para casa ou realizar presencialmente na aula seguinte.
  5. Na aula seguinte, peça que quem se sentir confortável leia o texto produzido. Destaque que essa é apenas uma primeira tentativa de produção de crônica e que não devem se preocupar com minúcias sobre o texto.
  6. A partir das leituras do grupo, construam coletivamente um parágrafo na lousa, adotando os elementos apontados que forem adequados ao gênero, e ajustando outros que não tenham sido.

Exemplos:

Era um dia comum na cidade, mas algo incomum aconteceu. O vídeo de um cachorro viajando sozinho de ônibus se espalhou rapidamente pelas redes sociais, deixando os internautas encantados com a cena inusitada. Sentado calmamente em uma das poltronas do transporte coletivo, o cãozinho parecia estar totalmente à vontade, como se soubesse exatamente para onde estava indo.

Enquanto o ônibus seguia seu trajeto, as pessoas ao redor não conseguiam conter a surpresa e alegria ao ver o cachorro desfrutando da aventura sobre rodas. Um homem, que estava filmando a cena, não escondia a incredulidade. “Eu fui pegar o carro, olha quem entrou e sentou aqui. Tem condição? Se eu falar, a pessoa fala que é mentira”, compartilhou, entre risos, a experiência inusitada.

OU

Naquela manhã ensolarada, um acontecimento inusitado surpreendeu os passageiros de um ônibus. Enquanto todos se acomodavam em seus assentos, um cachorro adentrou o veículo e, para espanto de todos, escolheu uma poltrona para si. O animalzinho, de pelagem caramelo e olhar curioso, parecia completamente à vontade no transporte coletivo.

Rapidamente, o vídeo da cena peculiar começou a circular pelas redes sociais, conquistando a atenção dos internautas. Compartilhamentos e comentários surgiram em um ritmo frenético, tornando-se um verdadeiro sucesso viral. O autor do vídeo, um homem incrédulo com o que estava presenciando, expressou sua surpresa e brincou: “Eu fui pegar o carro, olha quem entrou e sentou aqui. Tem condição? Se eu falar, a pessoa fala que é mentira”.

  • Finalizada a primeira experiência com escrita, peça que cada estudante leve, na próxima aula, uma notícia para inspirar a produção de uma crônica.