Oficina 7

Etapa 3

Entre fatos e fotos

Nesta oficina, a turma será convidada a analisar fotos de lugares populares em sua cidade e a examinar elementos como cenário, objetos, cores e expressões faciais, bem como a fazer seus próprios registros. Essa proposta tem o objetivo de preparar o olhar para as oficinas seguintes.

Atividades

  1. Instigue os grupos a debater as questões abaixo e depois compartilhar as descobertas com a classe.

    Chame a atenção da turma para como uma simples fotografia pode contar histórias e suscitar reflexões profundas. Isso pode servir como um excelente exercício para estimular a apreciação artística e a capacidade de interpretação das(os) estudantes.

  2. Após a audição, distribua uma foto, em branco e preto ou colorida, para cada equipe (duplas ou trios) e peça que identifiquem se a foto é antiga ou atual e observem os elementos nela presentes: cenário, objetos, cores, forma, luminosidade, ângulo, movimento, semblante das pessoas. O que elas contam? Que impressões, reações e sentimentos despertam?
  3. Instigue os grupos a debater as questões abaixo e depois compartilhar as descobertas com a classe.
    1. O que você vê nesta foto? O que lhe chama a atenção?
    2. Quando e onde foi produzida? Como é o ambiente?
    3. O que a cena sugere?
    4. Quem são as personagens?
    5. Qual elemento se encontra em primeiro plano, em destaque?
    6. Que outros detalhes você observa nesta foto?
    7. Coloque-se no lugar de quem fez a fotografia. Que ângulo foi escolhido para ser fotografado?
    8. Que influências a pessoa que fotografou pode ter sofrido para a definição do ângulo?
  4. Traga para a sala de aula fotografias de lugares de sua cidade (ou bairro) em que as pessoas costumam se encontrar, bater papo, caminhar, praticar esportes, passear. Combine com as(os) estudantes que elas(es) também terão a oportunidade de sair para tirar suas próprias fotos, mas que antes disso é necessário se preparar.
  5. Para auxiliá-las(los) a fazer boas fotos, assista ao vídeo abaixo com a turma.
  6. Também é importante mostrar exemplos de boas fotografias que possam servir de inspiração e referência. Você pode pesquisar museus que oferecem exposições virtuais de fotografias ou acessar redes sociais de fotógrafas(os) profissionais. Algumas sugestões:
    1. André Guajajara
    2. Cassio Vasconcellos
    3. Fotogracria
    4. Juh Almeida
    5. Luisa Dörr
    6. Marcela Bonfim
    7. Pí Suruí
    8. Sebastião Salgado
    9. Thiago Yawanawá
    10. Wendy Andrade
  7. Por fim, anime a turma a sair a campo em busca de fotos instigantes: cenas da cidade; fatos do dia a dia; situações pitorescas; imagens que retratam a vida, os valores culturais e estéticos das pessoas da comunidade. Diga aos alunos que essas imagens serão o ponto de partida para a escrita de uma crônica.

Veja um exemplo de crônica escrita a partir de uma imagem: “História de pescador”, escrita por Gean Fabrício de Araújo Motta, finalista da 3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, a partir de fotos tiradas durante um encontro de estudantes.