X
Uma das grandes dificuldades de qualquer escritor é começar o texto. Abaixo uma série de atividades que podem ajudar seus alunos a vencer esse desafio.
Um professor propôs como assunto da crônica o temporal que se abateu na cidade de São Paulo no início da semana.
Veja as propostas de “abertura” de três alunos relacionadas a essa mesma notícia:
O céu anunciava tempestade. Em dias como esse, o fluxo de carros aumenta na cidade de São Paulo. Todos querem chegar em casa antes da chuva. Caos total!
Relâmpagos e trovoadas anunciam a chegada de um toró. O corre-corre natural da hora do rush em São Paulo se intensifica em dia de chuva. Se qualquer chuvinha já alaga ruas e avenidas, imagine uma tempestade! O trânsito fica impossível. Os alagamentos contribuem para a aflição dos trabalhadores que querem chegar em casa a qualquer custo.
A história começa com a enorme fila de pessoas que se forma na estação Sé do Metrô para o embarque. São dezenove horas. Todos querem chegar em casa. O desespero transparece no rosto de cada um. Cotoveladas, empurra-empurra, gritaria, pés castigados. Todo dia de chuva acontece isso.