X
(45 minutos)
Apresentação do tema
O que aconteceu que levou à discussão do tema?
Exemplo: A presença de policiais armados cotidianamente na instituição.
Qual é a polêmica?
Exemplo: A presença de policiais armados ajudará a coibir a violência?
Quais são os pontos de vista sobre a questão?
Exemplo: “Sim, pois vão prevenir a ocorrência de atos violentos”, ou “Não, pois a origem da violência nas escolas é complexa e tem vários fatores”.
Tese
Qual é o posicionamento?
Exemplo: Policiais ajudam a coibir a presença de alguns atos (como roubos e brigas no entorno da escola), mas não necessariamente todos.
Argumentação
O que justifica o posicionamento?
Exemplo: Ataques a escolas têm origem em vários fatores, como o crescimento da polarização da sociedade, o aumento da circulação de armas, a falta de monitoramento por parte do Estado de grupos organizados, a não-coibição ao bullying e a falta de apoio psicológico adequado. Só o policiamento, portanto, não resolve.
O que sustenta o posicionamento?
Exemplo: Falas de especialistas, casos de escolas norte-americanas em que ocorreram violência mesmo com policiamento armado, análise das motivações que levaram a atos de violência em escolas no Brasil.
Conclusão
O que a(o) leitora(or) deve concluir após a leitura do artigo?
Exemplo: Colocar policiais armados na escola não é a única estratégia para combater os ataques violentos a essas instituições. Há outras possibilidades, como uso da inteligência da polícia para monitorar ataques organizados pela internet e a criação de um programa de combate ao bullying e apoio psicológico eficiente nas escolas.
Professora(or),
O território representa um horizonte promissor para a escrita do artigo de opinião pelas(os) alunas(os) dos Anos Finais. Trata-se do mundo próximo, cotidiano, mas que permite a extrapolação para problemas que são também universais, como a desvalorização de culturas, o racismo e o racismo ambiental, a violência contra a mulher, a perda de direitos ou as mudanças climáticas, por exemplo. Ademais, escrever sobre o que se vive posiciona as(os) estudantes em seu lugar de fala e coloca certezas em perspectiva. Eis um caminho possível para a formação de autoras(es) e não apenas reprodutores de fórmulas textuais.
Na próxima Oficina, vamos estudar as possibilidades de sustentação da tese por meio de estratégias argumentativas.