X
De posse das devolutivas individuais e da organização dos dados, você tem informações preciosas para traçar o perfil da turma e identificar o nível de conhecimento sobre artigo de opinião que detêm bem como as questões relacionadas ao gênero textual que merecem mais atenção. Sistematize essas informações em uma planilha ou relatório.
Diagnóstico – 9º ano B – 30 alunas(os)
Compreensão da proposta temática | Encaminhamento |
22 alunas(os) compreenderam o tema proposto | Valorizar a boa compreensão do tema e levantar com a turma hipóteses para garantir abordagens temáticas adequadas, de modo a apoiar quem teve dificuldade. |
Gênero | Encaminhamento |
20 alunas(os) não organizam o texto em três partes. | Dedicar mais tempo do planejamento à Oficina de estrutura composicional.
Fazer análise da estrutura em sala, com textos escritos por jovens da mesma faixa etária, e fixar exemplos no mural. |
10 alunas(os) não assumem ponto de vista em relação ao tema. | Propor debate regrado e, durante a oficina de síntese, identificar quais as teses defendidas pelos diferentes grupos. |
Repertório temático | Encaminhamento |
25 alunas(os) mobilizaram apenas parcialmente e com pouca profundidade informações sobre o tema. | Construir coletivamente, na escrita do próximo tema, mural de referências pertinentes e confiáveis sobre o assunto. |
Coesão, coerência e convenções da escrita | Encaminhamento |
A totalidade da turma demonstra fragilidade em relação ao uso de articuladores textuais. | Promover gincana entre equipes para ampliar o repertório de articuladores e estimular o uso mais preciso deles nos textos. |