A seleção de habilidades da Base Nacional Comum Curricular, trabalhadas na Oficina 1, foi pensada para o 5º ano do Ensino Fundamental. No entanto, por se tratar de um levantamento prévio de conhecimentos e exploração inicial do gênero, essa Oficina pode ser desenvolvida ao longo dos 9 anos do Ensino Fundamental.
Campo artístico-literário:
- EF15LP15: Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
- EF35LP23: Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seu efeito de sentido.
Todos os campos de atuação:
- EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
- EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
- EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
As habilidades aqui listadas estão relacionadas ao desenvolvimento das competências 1 e 3. Clique aqui para ler suas descrições apresentadas no texto introdutório do caderno.