Oficina 11

Etapa 1

O artigo de opinião e as tecnologias digitais

(90 minutos)

  • Pergunte à turma se sabem o que é um “textão”, no contexto da escrita na internet. Se considerar necessário, apresente a definição presente no Dicionário Online de Português e peça que a turma procure, na internet, exemplos de “textões” de figuras públicas.

PALAVRA-CHAVE

“Textão”

Texto extenso, publicado nas redes sociais, em que a(o) autora(or) demonstra sua indignação, sua posição diante de uma situação polêmica ou faz um longo desabafo. O aumentativo deriva do fato de que nas redes sociais as postagens costumam ser mais breves.

  • Provoque-os a pensar, com base nos estudos feitos até aqui, se o “textão” é uma versão, na era da comunicação digital, dos artigos de opinião e se conseguem pensar em transformações desse gênero que nasceu na página dos jornais impressos. Há argumentos para justificar diferentes pontos de vista. Se o “textão” trata de uma polêmica de interesse público e apresenta argumentos para sustentar uma tese, podemos aproximá-lo de um artigo de opinião. Mas e quando trata de assuntos pessoais ou de fofocas envolvendo celebridades? Oriente-as(os) a dar exemplos com base nas pesquisas realizadas.
  • Evidencie que a resposta à pergunta sobre o “textão” não é tão simples, porque é impossível limitar e identificar todos os gêneros textuais, já que estes surgem continuamente em razão das demandas humanas. Outro exemplo passível de discussão são os “fios” da rede social X (antigo Twitter), em que as(os) usuárias(os) registram e disseminam suas opiniões em uma série de pequenos textos conectados na plataforma e em que são visíveis as interações e os debates em torno de temas polêmicos.
  • Além disso, a ampliação do acesso à internet vem promovendo grandes transformações no campo midiático e da opinião pública, ao qual pertence o artigo de opinião, de modo que a análise, a classificação e a nomeação podem ser tarefas complexas e rendem debates entre especialistas.
  • Explique à turma que não vão se debruçar sobre os “textões”, mas farão comparações entre artigos publicados no jornal impresso e em veículos on-line. Com antecedência, separe alguns exemplos e recorte a página do veículo em que foram publicados (o que há no entorno do texto também importa). Escolha também alguns artigos de opinião presentes em jornais on-line. Podem até ser escolhidos os mesmos artigos em duas plataformas diferentes.
  • Organize a sala em grupos de até quatro participantes e solicite que façam uma análise dos artigos disponíveis nos meios impresso e virtual (projete os textos ou use a sala de tecnologia da escola, se houver possibilidade) com o apoio do material a seguir:
Critério de observação Impresso Online
Título
Apresentação da(o) autora(or)
Extensão do texto
Contexto de apresentação (além do artigo, o que mais há na página em que foi publicado?)
Imagens ilustrativas
Interação com leitoras(es)
  • Após as discussões nos grupos, organize a apresentação oral das análises para checar a que conclusões as(os) estudantes chegaram. Há aspectos importantes a serem ressaltados. O primeiro é o espaço que o texto ocupa. No impresso, ele é limitado em razão do número de páginas ou cadernos que o jornal têm, portanto, em razão dos outros conteúdos, costuma ser breve. Já no on-line, não há espaço pré-determinado, embora a dinâmica de leitura e de instantaneidade que busca o clique e a atenção da(o) leitora(or), mesmo que por alguns segundos, esteja levando à produção de textos mais enxutos.

SAIBA MAIS

Por que as músicas estão ficando mais curtas?

Um relatório da Billboard (responsável pelas listas de “paradas” de sucesso) mostrou que as músicas mais ouvidas no mundo duram cada vez menos tempo. Isso teria relação com uma dificuldade de atenção das pessoas no contexto contemporâneo, que trocam de faixa o tempo todo nos aplicativos.

Leia: https://thenewscc.com.br/entretenimento/as-musicas-longas-te-deixam-entediado/

  • Enfatize também como no on-line há mais espaço para interações e para uma organização dinâmica do conteúdo. Enquanto o impresso é estático (ainda que o artigo esteja em uma página com outros textos que discutem temas relacionados), o on-line mostra conteúdo (vídeo, fotos, áudios etc.) variado e que seriam do interesse de quem leu aquele artigo. Assim, o público entra em um ciclo infinito de cliques, já que sempre haverá algum conteúdo relacionado ao anterior à disposição. Há também de se observar a interação direta com a(o) leitora(or) por meio dos comentários que ficam ao final da página.
  • Conclua esta etapa evidenciando que o gênero permanece, com características estáveis, tal como propõem as teorias já estudadas. Porém, há transformações constantes provocadas pelas tecnologias digitais que mudam a lógica da escolha, da leitura e da interação entre leitoras(es), articulistas e veículos. Ainda, é possível retomar a Etapa que discute liberdade de expressão para constatar que a internet possibilitou, em tese, que mais gente – de diferentes grupos sociais – pudesse manifestar suas opiniões e não apenas os articulistas profissionais contratados pelos jornais.
  • Entretanto, ter um espaço significativo, ser ouvida(o) em um contexto de “infodemia”, ou seja, de excesso de informação, é tarefa cada vez mais complexa, sobretudo, em razão dos algoritmos, que não trabalham de modo imparcial, mas em função dos objetivos das corporações que lideram redes sociais.