Oficina 10

Etapa 2

Revisão em pares e reescrita

(135 minutos)

  • Organize a sala em duplas e explique que farão um trabalho de leitura crítica e revisão das versões mais recentes dos artigos de opinião.
  • Devolva as primeiras versões dos artigos de opinião comentadas por você e também as cópias, em que as(os) estudantes fizeram interferências ao longo das últimas aulas.
  • Para isso, devem ler os textos das(os) colegas e fazer intervenções, guiando-se pelos critérios da atividade anterior e pelo roteiro proposto a seguir (adapte-o conforme o contexto):

Roteiro para leitura e revisão

a) Indique em verde o trecho que apresenta a questão polêmica.

b) Indique em azul os trechos em que a(o) leitora(or) é contextualizada(o) sobre o fato que levou à polêmica.

c) Indique em vermelho o trecho em que o posicionamento da(o) autora(or) do artigo aparece.

d) Grife expressões que introduzem opinião, como “penso que” ou “na minha opinião”, se houver.

e) Marque as partes da estrutura do texto com palavras-chave: introdução, desenvolvimento e conclusão.

f) Verifique se a conclusão retoma e reforça o ponto de vista da(o) autora(or). Se não, escreva um comentário com sugestões.

g) Indique em rosa trechos em que os pontos de vista de opositores foram usados para construir os argumentos. Por exemplo: “Para fulano de tal, a questão é sem solução. Ele exagera, pois…”.

h) Circule operadores argumentativos e organizadores textuais.

i) Marque com um asterisco as palavras que foram muito repetidas e estão prejudicando a fluência do texto.

j) Corrija eventuais escolhas equivocadas de vocabulário e desvios em relação às convenções da escrita.

k) Coloque uma saudação se a(o) colega fez um título chamativo e adequado para o texto.

  • Circule entre as duplas para dirimir dúvidas e acompanhar o processo de leitura e revisão. À medida que as dúvidas surgirem, escreva a forma correta no quadro para que todas(os) possam conhecer a ortografia, ou faça um cartaz, afixando-o na sala de aula. Esse também pode ser um bom momento para incentivar o hábito de consultar dicionários, inclusive, aqueles disponíveis na internet.
  • Ajude-as(os) também com dicas sobre pontuação e uso de sinônimos e pronomes para evitar repetição excessiva de palavras.
  • Quando a revisão terminar, as(os) autoras(es) devem receber seus textos de volta e avaliar as marcações e comentários recebidos. Elas(es) podem, ou não, concordar com as intervenções.
  • Reserve tempo para a elaboração da versão final dos artigos e, ao final, recolha tanto os textos iniciais quanto as últimas versões.
  • Se houver tempo hábil, faça a avaliação dos textos antes de devolver às(aos) estudantes e comente tanto o processo da turma quanto os avanços que apareceram nas últimas produções.

EM SÍNTESE

Professora(or),

o final desta oficina é um convite para voltar ao começo: retome a primeira oficina deste caderno, ou melhor, consulte seus registros e verifique o desempenho da turma no momento em que você conduziu a avaliação diagnóstica e em que as(os) estudantes apresentaram hipóteses para o que acreditavam ser um artigo de opinião. Leia as produções finais, sistematize os dados na tabela e faça as comparações: Em que aspectos a turma avançou? Que outros aspectos ainda são desafios a serem superados para o ensino e a aprendizagem de Língua Portuguesa? Como podem ser contemplados na passagem dos Anos Finais do Ensino Fundamental para o Ensino Médio?

VEM AÍ!

A oficina 11 propõe um trabalho complementar ao gênero artigo de opinião para que o trabalho das(os) estudantes seja transformado e possa ser socializado em diferentes suportes para a comunidade escolar. Para isso, elaboramos uma sequência de aprendizagem baseada em projetos que tem como pilar o conceito de multiletramentos.