Oficina 9

Etapa 4

Edição e revisão individual: A busca da autoria

  • Entregue à turma as primeiras versões comentadas dos artigos de opinião, que haviam sido recolhidos na última atividade da Oficina 7. Além de observar seus comentários e decidir quais intervenções farão no texto, as(os) alunas(os) devem elas(es) mesmas(os) buscar alterações em que procurem melhorar a escolha lexical, o caráter argumentativo e as relações no artigo de opinião.
  • Para esse processo, garanta tranquilidade para que cada estudante faça intervenções na folha da primeira versão que não se limitem à adequação à norma-padrão. É possível mudar frases de lugar, reduzir a extensão dos períodos, inserir ou substituir operadores argumentativos, fazer escolhas mais incisivas de vocabulário. Por isso, devem se apropriar com segurança da primeira versão, espécie de rascunho, para depois chegar à segunda versão.
  • Deixe claro que se trata mais de um trabalho de edição do que de revisão. Ao final da atividade, o artigo ainda não estará acabado. Mal comparando, no planejamento, desenhamos a planta da casa. Na primeira versão, fizemos a fundação, levantamos as paredes, colocamos o telhado. Na edição, estamos fazendo o acabamento. Na revisão, faremos a pintura, colocaremos os móveis e a decoração.
  • Caso considere pertinente, use as dicas de edição a seguir para orientar as intervenções, a edição e a reescrita.

Dicas de edição

  1. Leia os comentários da(o) professora(or) com atenção. Se necessário, tire dúvidas e peça sugestões.
  2. Você pode riscar a folha da primeira versão para planejar as alterações que fará na reescrita.
  3. Atente à contextualização do tema. Considere que as(os) leitoras(es) não conhecem necessariamente o assunto que você escolheu abordar.
  4. Pesquise e converse com colegas e professoras(es) de todas as Áreas do Conhecimento. Isso é importante para mobilizar uma variedade de tipos de argumento e deixar o artigo mais convincente.
  5. Use os recursos linguísticos, como as perguntas retóricas e a escolha de palavras, e deixe sua marca no texto, mas seja acessível. É importante que o artigo seja compreendido pelo público. Afinal, é um texto jornalístico.
  6. Escreva períodos mais curtos e evite as repetições de palavras que não colaboram para o estilo do texto.
  • Acompanhe a reescrita, registre o que julgar pertinente e recolha as primeiras versões e reescritas dos textos para fazer uma nova leitura antes da próxima oficina. Não será necessário comentar os textos novamente, mas pode ser muito revelador analisar comparativamente primeiras versões, intervenções suas, da(o) estudante e reescritas. Na oficina 10, a turma voltará às produções para elaborar a versão final dos artigos.

EM SÍNTESE

Professora, professor,

a discussão sobre os recursos linguísticos no artigo de opinião é ampla e perpassa toda a formação das(os) estudantes. Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, porém, a competência para compreender as relações entre as unidades e para desenvolver um estilo próprio de escrita prepara o terreno para as discussões que estarão presentes no Ensino Médio.

VEM AÍ!

Na próxima Oficina, as(os) alunas(os) farão um trabalho colaborativo de revisão das versões atuais dos artigos, em que exercitarão a metacognição e a autonomia diante do próprio processo de escrita.