X
Seca ou descaso?
A estiagem no Brasil mais especificamente no nordeste é um aspecto negativo que infelizmente proporciona fome e pobreza. A seca é um fator natural mas e o descaso com os habitantes?
Na região a restrita presença de chuvas é causada basicamente pelo o tipo de massa de ar aliado ao relevo, esse muitas vezes impede que massa de ar quente e úmidas ajam sobre o local gerando as chuvas. A longa estiagem provoca uma série prejuízos aos agricultores como perda de plantações e animais, a falta de produtividade gera a fome.
O lugar em que vivo fica localizado no interior de Pernambuco, em minha fazenda há poços artesianos que amenizam a seca mas outros que não têm esses poços ficam mercê do governo que muitas vezes os esquecem. Para a fome existe o bolsa família e para a seca os carros pipas, porém a quantia de dinheiro é baixa e os pipas demoram a vir além de muitos ainda não terem cisternas em suas casas.
Instituições governamentais poderiam ajudar com o aumento de carros pipas e construções de cisternas.
Querido João,
A classe escolheu um tema muito relevante para a nossa região, não é mesmo? E, em seu artigo, você o compreendeu adequadamente. Além disso, também conseguiu se posicionar em relação à polêmica, ao dar a entender que as consequências da seca são provocadas tanto pelo clima quanto pelo descaso do governo. Ainda assim, há aspectos que podem ser mais desenvolvidos em suas próximas produções:
Aos poucos, você vai ver que seu texto ficará mais desenvolvido. Continue escrevendo!
Sua professora
Alunos | Critérios de avaliação diagnóstica | |||||||
Compreensão da proposta temática | Gênero | Repertório temático | Coesão, coerência e convenções da escrita | |||||
Compreende e discute o tema proposto ao longo de todo o texto? | São reconhecíveis três partes no texto: Introdução, desenvolvimento e conclusão? | Assume ponto de vista em relação ao tema? | Reconhece interlocução e escreve com vistas à leitura de um terceiro, não necessariamente conhecido? | Apresenta informações pertinentes e mobiliza diferentes áreas do conhecimento? | Organiza o texto em parágrafos e períodos e os compreende como unidades de sentido? | Estabelece relações entre as partes do artigo por meio de articuladores textuais? | Faz escolhas lexicais adequadas? | |
Artur | Sim | Sim | Sim | Sim | Parcialmente | Sim | Sim | Sim |
Mariana | Parcialmente | Sim | Sim | Não | Sim | Sim | Parcialmente | Parcialmente |
Ana Carolina | Sim | Não | Não | Não | Sim | Não | Não | Parcialmente |
Letícia | ||||||||
Stefane | ||||||||
Josy | ||||||||
Miguel | ||||||||
Davi | ||||||||
Tiago |
Se desejar utilizar essa tabela como modelo, você pode fazer o download aqui.