Oficina 1

Etapa 2

Definição do tema e orientações para pesquisa prévia

(45 minutos)

  • Retome a lista de temas polêmicos apresentados pela turma e pergunte se querem adicionar outros ao levantamento.
  • Explique que decidirá democraticamente o tema que pautará a escrita do primeiro artigo. Para isso, estimule as(os) alunas(os) a dizerem sobre qual tema gostariam de escrever e por qual motivo – com essa atividade, a sala já começará a exercitar a defesa oral de ideias, aspecto que será abordado com mais profundidade em outra oficina deste Caderno.
  • Ajude-as(os) a refletir acerca de aspectos que podem facilitar a escrita antes de fazer a votação:
    • Tenho informações sobre o tema? Ou sei onde buscar informações sobre ele?
    • Já formei meu ponto de vista a respeito disso?
    • A polêmica me impacta diretamente?
  • Faça a votação de forma aberta ou secreta e anuncie o tema escolhido pela classe.
  • Por fim, oriente a turma a pesquisar informações que possam apoiar a escrita do artigo de opinião e a trazê-las para a próxima aula. Valem notícias, vídeos de influencers, outros artigos de opinião, conversas com a família e outras(os) professoras(es), séries para televisão e filmes.

SAIBA MAIS

Mude minha ideia

A série disponível no YouTube apresenta figuras públicas e pessoas dos mais diversos âmbitos discutindo questões polêmicas. É uma fonte interessante para temas de debate e para analisar que outros gêneros, hoje em circulação nos meios digitais, dialogam com o artigo de opinião. Sugerimos os episódios “Racismo reverso: brancos podem sofrer racismo?” e “Cultura do cancelamento: qual é a sua opinião?