Oficina 1

Etapa 1

Apresentação do trabalho à turma

(45 minutos)

Atividades

  1. Inicie a aula perguntando à turma se conhecem o significado da palavra polêmica.
  2. Ouça algumas respostas e, em seguida, leia para o grupo a definição do dicionário Priberam da Língua Portuguesa:

PALAVRA-CHAVE

Polêmica

  1. Debate oral.
  2. Discussão na imprensa.
  3. Controvérsia.
  4. Disputa amigável, mas acalorada.

Origem etimológica: francês polémique, do grego polemikê, feminino de polemikós, -ê, -ón, relativo à guerra, preparado para a guerra.

Disponível em: https://dicionario.priberam.org/pol%C3%AAmica. Acesso em: 20/6/2023

  • Após a leitura, solicite que, considerando a definição, deem exemplos de polêmicas que mobilizam a comunidade local, o município e o estado em que vivem, o país ou até mesmo o mundo.
  • Você também pode acrescentar exemplos de questões polêmicas às contribuições das alunas e alunos. Pense nas questões que terão apelo para sua turma. Seguem algumas sugestões:
    • Funk é cultura?
    • Os pais devem ter acesso ao celular dos filhos e filhas?
    • Humoristas devem ser punidos pela justiça por fazer certas piadas?
    • A merenda da escola é saudável e de qualidade?
    • O videogame deixa as pessoas mais violentas?
  • Pergunte à turma de que modo formaram ou formariam a própria opinião a respeito das polêmicas elencadas. Buscariam informações na internet? Conversariam com amigas(os)/, professoras(es) e familiares? Checariam o que disse uma(um) influencer sobre o assunto?
  • Questione também de que forma, na atualidade, as pessoas manifestam suas opiniões sobre temas polêmicos. Provavelmente, muitas alunas e alunos já viram vídeos e “textões” indignados nas redes sociais.
  • Explique, então, que uma das possibilidades tanto para formar nossa opinião quanto para influenciar o ponto de vista de outras pessoas é o artigo de opinião, um gênero argumentativo que nasceu nos jornais impressos, mas se disseminou, com variações e adaptações, na internet. Em ambos os casos, a autora ou autor se vale de argumentos para sustentar uma perspectiva sobre o assunto e tentar persuadir suas leitoras e leitores a aderir à tese que defende.
  • Conte que, ao longo das próximas aulas, vocês farão um trabalho para aprender ou aprimorar as habilidades da escrita do artigo de opinião e que começarão fazendo uma escrita. Reforce que o tema polêmico será decidido pela turma e a avaliação diagnóstica não irá prejudicá-las(os). Pelo contrário, ajudará a guiar atividades mais efetivas e adequadas aos conhecimentos que o grupo já tem sobre o gênero.
  • Para definir situações de produção que conduzam o processo, consulte a Oficina  11 deste caderno. Há sugestões para criação de um concurso e de um podcast na escola.

JANELA TEÓRICA

Avaliação diagnóstica e planejamento

O mapeamento das aprendizagens da turma nos ajuda a ir além de apontar os erros e de mostrar a forma correta para uma questão ortográfica ou sintática (regência, concordância verbal ou nominal). Fazer pequenos comentários de forma muito geral (“observe a regência”, “não use gerúndio” ou “preste atenção na acentuação”) contribui pouco para as(os) alunas(os) perceber o que de fato precisa ser apreendido para melhorar a produção textual. Por isso, defendemos que precisa ficar mais evidente a concepção de que a avaliação diagnóstica faz parte do planejamento escolar.

O planejamento parte do texto das(os) alunas(os) para criar momentos de análises e reflexões diversas. O momento de avaliação diagnóstica pode ser uma primeira ação do planejamento, pois abre uma grande oportunidade para as(os) alunas(os) aprenderem mais.

Trecho do artigo Produção textual nos anos finais do Ensino Fundamental: a importância da avaliação diagnóstica para o planejamento docente, de Clecio Bunzen, publicado no Portal Escrevendo o Futuro.

Disponível em: http://bit.ly/janelateorica1 Acesso em: 6/7/2023