Oficina 1

Etapa 1

Memória de versos da turma

Atividades

  1. O objetivo é descobrir o que sua turma e as pessoas da comunidade já conhecem sobre poemas para levá-las a ampliar o repertório. Se a maioria conhece poemas infantis, vamos apresentar alguns clássicos. Se conhecerem grandes poetas, vamos lhes propor poemas populares. O levantamento do repertório serve, portanto, para que cada docente saiba quais pontos do trabalho devem ser mais enfatizados, de modo que os alunos e alunas possam compreender e apreciar mais e melhor os poemas.
  2. Inicialmente, converse sobre poesia, procurando saber se conhecem alguns poemas, se gostam ou não de poesia e por quê. Esse pode ser um ponto de partida para a compreensão das características do gênero. Uma sugestão é ouvir os áudios com, versos gravados por estudantes semifinalistas da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, em 2019. Outra sugestão é assistirem aos vídeos “Rambo recitando Carlos Drummond De Andrade” e “Agente Smith recitando Fernando Pessoa” (este último contém violência, portanto, deve-se selecionar apenas o primeiro trecho – até 1m37s -, que pode ser bem divertido).
  3. Se verificar que já conhecem alguns poemas ou apenas trechos deles, peça que os registrem no papel para afixá-los no mural. Você também pode fazer um mural virtual, por meio da ferramenta Padlet.
  4. Proponha-lhes que leiam em voz alta os poemas. Pergunte como sabem que se tratam de poemas. Deixe que expressem suas ideias, procurando observar quais elementos desse gênero já são percebidos por eles e elas. Nesse momento, a qualidade do que vão dizer não importa tanto, nem se está certo ou errado. O importante é que falem, manifestem livremente as impressões que têm acerca do que leram ou escreveram.
  5. Pode ser que façam referência ao ritmo, às rimas, à forma, a uma ou a outra figura – por enquanto sem nomear nenhum desses recursos, limitando-se a identificá-los. Faça você também observações sobre os poemas que apresentarem, procure levá-los a perceber repetições, rimas e outros efeitos sonoros.
  6. Se perceber que têm dificuldade para se recordarem de poemas, apresente-lhes o texto e os vídeos “Quando eu crescer”, de Renan Inquérito, nas versões cantada e declamada. Pergunte-lhes se o texto é um poema ou uma canção. Obs: O rapper Renan Inquérito, em geral, escreve letras de rap (canções) que mais tarde se tornam poemas. Então seus versos tanto podem ser entendidos como poemas quanto como canções, de modo que não há uma resposta única.
  7. Depois de apresentar os vídeos e o texto de Inquérito, pergunte a eles e a elas sobre as músicas que mais gostam e explore as letras das composições mencionadas. Lembre-se de que a poesia lírica nasce e, muitas vezes, se mantém de mãos dadas com a música. Aproveite as canções da sua região, que são conhecidas por seus alunos e alunas, e explore a poesia ali existente.