Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

De olho na prática

De olho na prática

Provoca reflexões e apresenta orientações e sugestões para o trabalho de língua portuguesa em sala de aula.


Lê, para se encontrar no mundo: A LITERATURA INDÍGENA NA SALA DE AULA
De olho na prática

Lê, para se encontrar no mundo: A LITERATURA INDÍGENA NA SALA DE AULA

Por: texto - Jeane Almeida da Silva; ilustração - Aju Paraguassu

Edição nº 40, Agosto 2023

Imagem de capa de Lê, para se encontrar no mundo: A LITERATURA INDÍGENA NA SALA DE AULA
De olho na prática

Lê, para se encontrar no mundo: A LITERATURA INDÍGENA NA SALA DE AULA

Por: texto - Jeane Almeida da Silva; ilustração - Aju Paraguassu

Edição nº 40, Agosto 2023

Ler, escrever e compartilhar crônicas para construir-se como autor
De olho na prática

Ler, escrever e compartilhar crônicas para construir-se como autor

Por: texto - Margarete Schlatter; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 32, Dezembro 2018

Imagem de capa de Ler, escrever e compartilhar crônicas para construir-se como autor
De olho na prática

Ler, escrever e compartilhar crônicas para construir-se como autor

Por: texto - Margarete Schlatter; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 32, Dezembro 2018

Arquivo de produção e revisão: um processo de responsabilização
De olho na prática

Arquivo de produção e revisão: um processo de responsabilização

Por: texto - Carla Barbosa Moreira; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 37, Agosto 2021

Imagem de capa de Arquivo de produção e revisão: um processo de responsabilização
De olho na prática

Arquivo de produção e revisão: um processo de responsabilização

Por: texto - Carla Barbosa Moreira; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 37, Agosto 2021

De olho na prática

Escrevendo memórias literárias: dos fatos reais ao produto da imaginação

Por: texto - Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 34, Janeiro 2020

De olho na prática

Escrevendo memórias literárias: dos fatos reais ao produto da imaginação

Por: texto - Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 34, Janeiro 2020

Editorial

Editorial


Para educar por inteiro é preciso olhar para o coração da educação
Editorial

Para educar por inteiro é preciso olhar para o coração da educação

Por: texto - Gina Vieira Ponte; ilustração - João Pinheiro

Edição nº 41, Setembro 2024

Imagem de capa de Para educar por inteiro é preciso olhar para o coração da educação
Editorial

Para educar por inteiro é preciso olhar para o coração da educação

Por: texto - Gina Vieira Ponte; ilustração - João Pinheiro

Edição nº 41, Setembro 2024

Rios e asas da palavra: mergulhos e sobrevoos em nosso território multilíngue e multicultural
Editorial

Rios e asas da palavra: mergulhos e sobrevoos em nosso território multilíngue e multicultural

Por: texto - Camila Prado; ilustração - Aju Paraguassu

Edição nº 40, Agosto 2023

Imagem de capa de Rios e asas da palavra: mergulhos e sobrevoos em nosso território multilíngue e multicultural
Editorial

Rios e asas da palavra: mergulhos e sobrevoos em nosso território multilíngue e multicultural

Por: texto - Camila Prado; ilustração - Aju Paraguassu

Edição nº 40, Agosto 2023

Tempo de reinvenção
Editorial

Tempo de reinvenção

Por: ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 37, Agosto 2021

Imagem de capa de Tempo de reinvenção
Editorial

Tempo de reinvenção

Por: ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 37, Agosto 2021

A diversidade como projeto
Editorial

A diversidade como projeto

Por: texto - Camila Prado; ilustração - Valentina Fraiz

Edição nº 39, Novembro 2022

Imagem de capa de A diversidade como projeto
Editorial

A diversidade como projeto

Por: texto - Camila Prado; ilustração - Valentina Fraiz

Edição nº 39, Novembro 2022

Entrevista

Entrevista

Conversa reflexiva com uma(um) escritora(or), especialista ou artista contemporânea(o).


Entrevista: Macaé Evaristo
Entrevista

Entrevista: Macaé Evaristo

“A alegria é revolucionária”
Em defesa do direito à educação e da justiça social

Por: texto - Gina Vieira Ponte; ilustração - João Pinheiro

Edição nº 41, Setembro 2024

Imagem de capa de Entrevista: Macaé Evaristo
Entrevista

Entrevista: Macaé Evaristo

“A alegria é revolucionária”
Em defesa do direito à educação e da justiça social

Por: texto - Gina Vieira Ponte; ilustração - João Pinheiro

Edição nº 41, Setembro 2024

Entrevista: Daiara Tukano
Entrevista

Entrevista: Daiara Tukano

Ideias para reflorestar o mundo

Por: texto - Camila Prado; ilustração - Aju Paraguassu

Edição nº 40, Agosto 2023

Imagem de capa de Entrevista: Daiara Tukano
Entrevista

Entrevista: Daiara Tukano

Ideias para reflorestar o mundo

Por: texto - Camila Prado; ilustração - Aju Paraguassu

Edição nº 40, Agosto 2023

Entrevista: CUTI Luiz Silva
Entrevista

Entrevista: CUTI Luiz Silva

Por uma literatura negro-brasileira

Por: Camila Prado

Edição nº 37, Agosto 2021

Imagem de capa de Entrevista: CUTI Luiz Silva
Entrevista

Entrevista: CUTI Luiz Silva

Por uma literatura negro-brasileira

Por: Camila Prado

Edição nº 37, Agosto 2021

Entrevista

Entrevista: Lívia Suassuna

"Avaliar é preciso. Saber como, também”

Por: ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 24, Maio 2014

Entrevista

Entrevista: Lívia Suassuna

"Avaliar é preciso. Saber como, também”

Por: ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 24, Maio 2014

Especial

Especial

Reflete por meio de artigos os desafios atuais do ensino-aprendizagem.


Educação Integral e ensino de Língua Portuguesa: diálogos necessários
Especial

Educação Integral e ensino de Língua Portuguesa: diálogos necessários

Por: texto - Gina Vieira Ponte; ilustração - João Pinheiro

Edição nº 41, Setembro 2024

Imagem de capa de Educação Integral e ensino de Língua Portuguesa: diálogos necessários
Especial

Educação Integral e ensino de Língua Portuguesa: diálogos necessários

Por: texto - Gina Vieira Ponte; ilustração - João Pinheiro

Edição nº 41, Setembro 2024

Um breve panorama das línguas indígenas do Brasil
Especial

Um breve panorama das línguas indígenas do Brasil

Por: texto - Anari Braz Bomfim (Membro do Grupo Pesquisadores Pataxó ATXOHÃ); ilustração - Aju Paraguassu

Edição nº 40, Agosto 2023

Imagem de capa de Um breve panorama das línguas indígenas do Brasil
Especial

Um breve panorama das línguas indígenas do Brasil

Por: texto - Anari Braz Bomfim (Membro do Grupo Pesquisadores Pataxó ATXOHÃ); ilustração - Aju Paraguassu

Edição nº 40, Agosto 2023

ADIANDO O FIM: os relatos de prática docentes e a educação como ato amoroso de resistência
Especial

ADIANDO O FIM: os relatos de prática docentes e a educação como ato amoroso de resistência

Por: texto - Maria Coelho Araripe de P. Gomes; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 38, Abril 2022

Imagem de capa de ADIANDO O FIM: os relatos de prática docentes e a educação como ato amoroso de resistência
Especial

ADIANDO O FIM: os relatos de prática docentes e a educação como ato amoroso de resistência

Por: texto - Maria Coelho Araripe de P. Gomes; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 38, Abril 2022

Desigualdades educacionais sob a perspectiva de aquisição da língua portuguesa: o que dizem os dados das avaliações externas?
Especial

Desigualdades educacionais sob a perspectiva de aquisição da língua portuguesa: o que dizem os dados das avaliações externas?

Por: texto - Ana Lorena Bruel; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 37, Agosto 2021

Imagem de capa de Desigualdades educacionais sob a perspectiva de aquisição da língua portuguesa: o que dizem os dados das avaliações externas?
Especial

Desigualdades educacionais sob a perspectiva de aquisição da língua portuguesa: o que dizem os dados das avaliações externas?

Por: texto - Ana Lorena Bruel; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 37, Agosto 2021

Lente de aumento

Lente de aumento

Artigos para reflexão


As quizambas<sup>1</sup> da Educação Integral: uma perspectiva a partir do amor e da descolonização
Lente de aumento

As quizambas1 da Educação Integral: uma perspectiva a partir do amor e da descolonização

Por: texto - Lara Rocha; ilustração - João Pinheiro

Edição nº 41, Setembro 2024

Imagem de capa de As quizambas<sup>1</sup> da Educação Integral: uma perspectiva a partir do amor e da descolonização
Lente de aumento

As quizambas1 da Educação Integral: uma perspectiva a partir do amor e da descolonização

Por: texto - Lara Rocha; ilustração - João Pinheiro

Edição nº 41, Setembro 2024

Unindo o discurso à prática: não basta ser antirracista. É preciso ler o que as autoras e autores negros escrevem
Lente de aumento

Unindo o discurso à prática: não basta ser antirracista. É preciso ler o que as autoras e autores negros escrevem

Por: texto - Bel Santos Mayer; ilustração: Valentina Fraiz

Edição nº 39, Novembro 2022

Imagem de capa de Unindo o discurso à prática: não basta ser antirracista. É preciso ler o que as autoras e autores negros escrevem
Lente de aumento

Unindo o discurso à prática: não basta ser antirracista. É preciso ler o que as autoras e autores negros escrevem

Por: texto - Bel Santos Mayer; ilustração: Valentina Fraiz

Edição nº 39, Novembro 2022

Linguagem em movimento

Linguagem em movimento


Leituras de mundo: aprender a ouvir se escutando
Linguagem em movimento

Leituras de mundo: aprender a ouvir se escutando

Por: texto - Renata Santos Rente; ilustração - João Pinheiro

Edição nº 41, Setembro 2024

Imagem de capa de Leituras de mundo: aprender a ouvir se escutando
Linguagem em movimento

Leituras de mundo: aprender a ouvir se escutando

Por: texto - Renata Santos Rente; ilustração - João Pinheiro

Edição nº 41, Setembro 2024

No chão da escola

No chão da escola


Catucá: de passagem por uma comunidade educadora
No chão da escola

Catucá: de passagem por uma comunidade educadora

Por: texto - Fernanda Mendes Soares Barreiros; ilustração - João Pinheiro

Edição nº 41, Setembro 2024

Imagem de capa de Catucá: de passagem por uma comunidade educadora
No chão da escola

Catucá: de passagem por uma comunidade educadora

Por: texto - Fernanda Mendes Soares Barreiros; ilustração - João Pinheiro

Edição nº 41, Setembro 2024

Óculos de leitura

Óculos de leitura

Trata de diferentes abordagens da leitura e, às vezes, analisa e aprofunda o conhecimento do texto publicado na página literária.


É Educação quando morre o coração?
Óculos de leitura

É Educação quando morre o coração?

Por: texto - Lara Rocha; ilustração - João Pinheiro

Edição nº 41, Setembro 2024

Imagem de capa de É Educação quando morre o coração?
Óculos de leitura

É Educação quando morre o coração?

Por: texto - Lara Rocha; ilustração - João Pinheiro

Edição nº 41, Setembro 2024

Um tronco para chamar de nosso
Óculos de leitura

Um tronco para chamar de nosso

Por: texto - Trudruá Dorrico; ilustração - Aju Paraguassu

Edição nº 40, Agosto 2023

Imagem de capa de Um tronco para chamar de nosso
Óculos de leitura

Um tronco para chamar de nosso

Por: texto - Trudruá Dorrico; ilustração - Aju Paraguassu

Edição nº 40, Agosto 2023

“Dentro do meu dentro”: a experiência literária de Geni Guimarães
Óculos de leitura

“Dentro do meu dentro”: a experiência literária de Geni Guimarães

Por: texto - Lara Santos Rocha; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 37, Agosto 2021

Imagem de capa de “Dentro do meu dentro”: a experiência literária de Geni Guimarães
Óculos de leitura

“Dentro do meu dentro”: a experiência literária de Geni Guimarães

Por: texto - Lara Santos Rocha; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 37, Agosto 2021

Óculos de leitura

Encontros e encantos – Guimarães Rosa*

Por: texto - Mia Couto; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 23, Dezembro 2013

Óculos de leitura

Encontros e encantos – Guimarães Rosa*

Por: texto - Mia Couto; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 23, Dezembro 2013

Página literária

Página literária

Oferece um conto, poema ou crônica, entrelaçado à temática de cada edição.


Metamorfose
Página literária

Metamorfose

Por: texto - Geni Guimarães; ilustração - João Pinheiro

Edição nº 41, Setembro 2024

Imagem de capa de Metamorfose
Página literária

Metamorfose

Por: texto - Geni Guimarães; ilustração - João Pinheiro

Edição nº 41, Setembro 2024

Presente de Makunaimã (Makunaimã taanii)
Página literária

Presente de Makunaimã (Makunaimã taanii)

Por: texto - Kamuu Dan Wapichana; tradução - Nilzimara de Souza Lima; ilustração - Aju Paraguassu

Edição nº 40, Agosto 2023

Imagem de capa de Presente de Makunaimã (Makunaimã taanii)
Página literária

Presente de Makunaimã (Makunaimã taanii)

Por: texto - Kamuu Dan Wapichana; tradução - Nilzimara de Souza Lima; ilustração - Aju Paraguassu

Edição nº 40, Agosto 2023

Arquiteta
Página literária

Arquiteta

Por: texto - Geni Guimarães; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 38, Abril 2022

Imagem de capa de Arquiteta
Página literária

Arquiteta

Por: texto - Geni Guimarães; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 38, Abril 2022

Página literária

Meu ideal seria escrever...

Por: texto - Rubem Braga; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 24, Maio 2014

Página literária

Meu ideal seria escrever...

Por: texto - Rubem Braga; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 24, Maio 2014

Reportagem

Reportagem

Investiga temas importantes relacionados ao contexto do concurso.


Reportagem

A Olimpíada e a universidade

Por: texto - Luiz Henrique Gurgel; ilustração: Criss de Paulo

Edição nº 27, Julho 2016

Reportagem

A Olimpíada e a universidade

Por: texto - Luiz Henrique Gurgel; ilustração: Criss de Paulo

Edição nº 27, Julho 2016

Reportagem

Palavra que abre caminhos

Por: texto - Jéssica Nozaki; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 29, Julho 2017

Reportagem

Palavra que abre caminhos

Por: texto - Jéssica Nozaki; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 29, Julho 2017

Reportagem

Na essência, a construção coletiva

Por: texto - Jéssica Nozaki; fotos - Veronica Manevy; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 28, Janeiro 2017

Reportagem

Na essência, a construção coletiva

Por: texto - Jéssica Nozaki; fotos - Veronica Manevy; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 28, Janeiro 2017

Reportagem

A poesia perdeu a pose

Por: texto - Luiz Henrique Gurgel; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 22, Agosto 2013

Reportagem

A poesia perdeu a pose

Por: texto - Luiz Henrique Gurgel; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 22, Agosto 2013

Tirando de letra

Tirando de letra

Amplia as discussões de diferentes temas, a partir de artigos e reportagens especiais.


Educação Escolar Indígena: Existir para resistir!
Tirando de letra

Educação Escolar Indígena: Existir para resistir!

Por: texto - Zilma Rosana Acevedo Oliveira; ilustração - Aju Paraguassu

Edição nº 40, Agosto 2023

Imagem de capa de Educação Escolar Indígena: Existir para resistir!
Tirando de letra

Educação Escolar Indígena: Existir para resistir!

Por: texto - Zilma Rosana Acevedo Oliveira; ilustração - Aju Paraguassu

Edição nº 40, Agosto 2023

Tirando de letra

Atuação mediadora: uma prática integradora e compartilhada

Por: texto - Maria José Pereira de Jesus Silva; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 35, Julho 2020

Tirando de letra

Atuação mediadora: uma prática integradora e compartilhada

Por: texto - Maria José Pereira de Jesus Silva; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 35, Julho 2020

Beleza, professora!
Tirando de letra

Beleza, professora!

Por: texto - Flaviana Fagotti Bonifácio; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 37, Agosto 2021

Imagem de capa de Beleza, professora!
Tirando de letra

Beleza, professora!

Por: texto - Flaviana Fagotti Bonifácio; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 37, Agosto 2021

Tirando de letra

Aulas remotas: um olhar para além da tela

Por: texto - Elizete Vilela de Faria; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 36, Dezembro 2020

Tirando de letra

Aulas remotas: um olhar para além da tela

Por: texto - Elizete Vilela de Faria; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 36, Dezembro 2020

Objeto assine Newsletter

Fique por dentro! Cadastre seu e-mail e receba as novidades do portal.

inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000