Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

De olho na prática

De olho na prática

Provoca reflexões e apresenta orientações e sugestões para o trabalho de língua portuguesa em sala de aula.


Lê, para se encontrar no mundo: A LITERATURA INDÍGENA NA SALA DE AULA
De olho na prática

Lê, para se encontrar no mundo: A LITERATURA INDÍGENA NA SALA DE AULA

Por: texto - Jeane Almeida da Silva; ilustração - Aju Paraguassu

Edição nº 40, Agosto 2023

Imagem de capa de Lê, para se encontrar no mundo: A LITERATURA INDÍGENA NA SALA DE AULA
De olho na prática

Lê, para se encontrar no mundo: A LITERATURA INDÍGENA NA SALA DE AULA

Por: texto - Jeane Almeida da Silva; ilustração - Aju Paraguassu

Edição nº 40, Agosto 2023

Ler, escrever e compartilhar crônicas para construir-se como autor
De olho na prática

Ler, escrever e compartilhar crônicas para construir-se como autor

Por: texto - Margarete Schlatter; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 32, Dezembro 2018

Imagem de capa de Ler, escrever e compartilhar crônicas para construir-se como autor
De olho na prática

Ler, escrever e compartilhar crônicas para construir-se como autor

Por: texto - Margarete Schlatter; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 32, Dezembro 2018

De olho na prática

A reescrita textual: como aprimorar o texto do meu aluno?

Por: texto - Emílio Davi Sampaio; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 25, Março 2015

De olho na prática

A reescrita textual: como aprimorar o texto do meu aluno?

Por: texto - Emílio Davi Sampaio; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 25, Março 2015

De olho na prática

Escrevendo memórias literárias: dos fatos reais ao produto da imaginação

Por: texto - Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 34, Janeiro 2020

De olho na prática

Escrevendo memórias literárias: dos fatos reais ao produto da imaginação

Por: texto - Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 34, Janeiro 2020

Editorial

Editorial


Para educar por inteiro é preciso olhar para o coração da educação
Editorial

Para educar por inteiro é preciso olhar para o coração da educação

Por: texto - Gina Vieira Ponte; ilustração - João Pinheiro

Edição nº 41, Setembro 2024

Imagem de capa de Para educar por inteiro é preciso olhar para o coração da educação
Editorial

Para educar por inteiro é preciso olhar para o coração da educação

Por: texto - Gina Vieira Ponte; ilustração - João Pinheiro

Edição nº 41, Setembro 2024

Rios e asas da palavra: mergulhos e sobrevoos em nosso território multilíngue e multicultural
Editorial

Rios e asas da palavra: mergulhos e sobrevoos em nosso território multilíngue e multicultural

Por: texto - Camila Prado; ilustração - Aju Paraguassu

Edição nº 40, Agosto 2023

Imagem de capa de Rios e asas da palavra: mergulhos e sobrevoos em nosso território multilíngue e multicultural
Editorial

Rios e asas da palavra: mergulhos e sobrevoos em nosso território multilíngue e multicultural

Por: texto - Camila Prado; ilustração - Aju Paraguassu

Edição nº 40, Agosto 2023

Tempo de reinvenção
Editorial

Tempo de reinvenção

Por: ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 37, Agosto 2021

Imagem de capa de Tempo de reinvenção
Editorial

Tempo de reinvenção

Por: ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 37, Agosto 2021

A diversidade como projeto
Editorial

A diversidade como projeto

Por: texto - Camila Prado; ilustração - Valentina Fraiz

Edição nº 39, Novembro 2022

Imagem de capa de A diversidade como projeto
Editorial

A diversidade como projeto

Por: texto - Camila Prado; ilustração - Valentina Fraiz

Edição nº 39, Novembro 2022

Entrevista

Entrevista

Conversa reflexiva com uma(um) escritora(or), especialista ou artista contemporânea(o).


Entrevista: Macaé Evaristo
Entrevista

Entrevista: Macaé Evaristo

“A alegria é revolucionária”
Em defesa do direito à educação e da justiça social

Por: texto - Gina Vieira Ponte; ilustração - João Pinheiro

Edição nº 41, Setembro 2024

Imagem de capa de Entrevista: Macaé Evaristo
Entrevista

Entrevista: Macaé Evaristo

“A alegria é revolucionária”
Em defesa do direito à educação e da justiça social

Por: texto - Gina Vieira Ponte; ilustração - João Pinheiro

Edição nº 41, Setembro 2024

Entrevista: Daiara Tukano
Entrevista

Entrevista: Daiara Tukano

Ideias para reflorestar o mundo

Por: texto - Camila Prado; ilustração - Aju Paraguassu

Edição nº 40, Agosto 2023

Imagem de capa de Entrevista: Daiara Tukano
Entrevista

Entrevista: Daiara Tukano

Ideias para reflorestar o mundo

Por: texto - Camila Prado; ilustração - Aju Paraguassu

Edição nº 40, Agosto 2023

Entrevista: CUTI Luiz Silva
Entrevista

Entrevista: CUTI Luiz Silva

Por uma literatura negro-brasileira

Por: Camila Prado

Edição nº 37, Agosto 2021

Imagem de capa de Entrevista: CUTI Luiz Silva
Entrevista

Entrevista: CUTI Luiz Silva

Por uma literatura negro-brasileira

Por: Camila Prado

Edição nº 37, Agosto 2021

Entrevista

Entrevista: Lívia Suassuna

"Avaliar é preciso. Saber como, também”

Por: ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 24, Maio 2014

Entrevista

Entrevista: Lívia Suassuna

"Avaliar é preciso. Saber como, também”

Por: ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 24, Maio 2014

Especial

Especial

Reflete por meio de artigos os desafios atuais do ensino-aprendizagem.


Educação Integral e ensino de Língua Portuguesa: diálogos necessários
Especial

Educação Integral e ensino de Língua Portuguesa: diálogos necessários

Por: texto - Gina Vieira Ponte; ilustração - João Pinheiro

Edição nº 41, Setembro 2024

Imagem de capa de Educação Integral e ensino de Língua Portuguesa: diálogos necessários
Especial

Educação Integral e ensino de Língua Portuguesa: diálogos necessários

Por: texto - Gina Vieira Ponte; ilustração - João Pinheiro

Edição nº 41, Setembro 2024

Um breve panorama das línguas indígenas do Brasil
Especial

Um breve panorama das línguas indígenas do Brasil

Por: texto - Anari Braz Bomfim (Membro do Grupo Pesquisadores Pataxó ATXOHÃ); ilustração - Aju Paraguassu

Edição nº 40, Agosto 2023

Imagem de capa de Um breve panorama das línguas indígenas do Brasil
Especial

Um breve panorama das línguas indígenas do Brasil

Por: texto - Anari Braz Bomfim (Membro do Grupo Pesquisadores Pataxó ATXOHÃ); ilustração - Aju Paraguassu

Edição nº 40, Agosto 2023

ADIANDO O FIM: os relatos de prática docentes e a educação como ato amoroso de resistência
Especial

ADIANDO O FIM: os relatos de prática docentes e a educação como ato amoroso de resistência

Por: texto - Maria Coelho Araripe de P. Gomes; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 38, Abril 2022

Imagem de capa de ADIANDO O FIM: os relatos de prática docentes e a educação como ato amoroso de resistência
Especial

ADIANDO O FIM: os relatos de prática docentes e a educação como ato amoroso de resistência

Por: texto - Maria Coelho Araripe de P. Gomes; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 38, Abril 2022

Desigualdades educacionais sob a perspectiva de aquisição da língua portuguesa: o que dizem os dados das avaliações externas?
Especial

Desigualdades educacionais sob a perspectiva de aquisição da língua portuguesa: o que dizem os dados das avaliações externas?

Por: texto - Ana Lorena Bruel; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 37, Agosto 2021

Imagem de capa de Desigualdades educacionais sob a perspectiva de aquisição da língua portuguesa: o que dizem os dados das avaliações externas?
Especial

Desigualdades educacionais sob a perspectiva de aquisição da língua portuguesa: o que dizem os dados das avaliações externas?

Por: texto - Ana Lorena Bruel; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 37, Agosto 2021

Lente de aumento

Lente de aumento

Artigos para reflexão


As quizambas<sup>1</sup> da Educação Integral: uma perspectiva a partir do amor e da descolonização
Lente de aumento

As quizambas1 da Educação Integral: uma perspectiva a partir do amor e da descolonização

Por: texto - Lara Rocha; ilustração - João Pinheiro

Edição nº 41, Setembro 2024

Imagem de capa de As quizambas<sup>1</sup> da Educação Integral: uma perspectiva a partir do amor e da descolonização
Lente de aumento

As quizambas1 da Educação Integral: uma perspectiva a partir do amor e da descolonização

Por: texto - Lara Rocha; ilustração - João Pinheiro

Edição nº 41, Setembro 2024

Unindo o discurso à prática: não basta ser antirracista. É preciso ler o que as autoras e autores negros escrevem
Lente de aumento

Unindo o discurso à prática: não basta ser antirracista. É preciso ler o que as autoras e autores negros escrevem

Por: texto - Bel Santos Mayer; ilustração: Valentina Fraiz

Edição nº 39, Novembro 2022

Imagem de capa de Unindo o discurso à prática: não basta ser antirracista. É preciso ler o que as autoras e autores negros escrevem
Lente de aumento

Unindo o discurso à prática: não basta ser antirracista. É preciso ler o que as autoras e autores negros escrevem

Por: texto - Bel Santos Mayer; ilustração: Valentina Fraiz

Edição nº 39, Novembro 2022

Linguagem em movimento

Linguagem em movimento


Leituras de mundo: aprender a ouvir se escutando
Linguagem em movimento

Leituras de mundo: aprender a ouvir se escutando

Por: texto - Renata Santos Rente; ilustração - João Pinheiro

Edição nº 41, Setembro 2024

Imagem de capa de Leituras de mundo: aprender a ouvir se escutando
Linguagem em movimento

Leituras de mundo: aprender a ouvir se escutando

Por: texto - Renata Santos Rente; ilustração - João Pinheiro

Edição nº 41, Setembro 2024

No chão da escola

No chão da escola


Catucá: de passagem por uma comunidade educadora
No chão da escola

Catucá: de passagem por uma comunidade educadora

Por: texto - Fernanda Mendes Soares Barreiros; ilustração - João Pinheiro

Edição nº 41, Setembro 2024

Imagem de capa de Catucá: de passagem por uma comunidade educadora
No chão da escola

Catucá: de passagem por uma comunidade educadora

Por: texto - Fernanda Mendes Soares Barreiros; ilustração - João Pinheiro

Edição nº 41, Setembro 2024

Óculos de leitura

Óculos de leitura

Trata de diferentes abordagens da leitura e, às vezes, analisa e aprofunda o conhecimento do texto publicado na página literária.


É Educação quando morre o coração?
Óculos de leitura

É Educação quando morre o coração?

Por: texto - Lara Rocha; ilustração - João Pinheiro

Edição nº 41, Setembro 2024

Imagem de capa de É Educação quando morre o coração?
Óculos de leitura

É Educação quando morre o coração?

Por: texto - Lara Rocha; ilustração - João Pinheiro

Edição nº 41, Setembro 2024

Um tronco para chamar de nosso
Óculos de leitura

Um tronco para chamar de nosso

Por: texto - Trudruá Dorrico; ilustração - Aju Paraguassu

Edição nº 40, Agosto 2023

Imagem de capa de Um tronco para chamar de nosso
Óculos de leitura

Um tronco para chamar de nosso

Por: texto - Trudruá Dorrico; ilustração - Aju Paraguassu

Edição nº 40, Agosto 2023

“Dentro do meu dentro”: a experiência literária de Geni Guimarães
Óculos de leitura

“Dentro do meu dentro”: a experiência literária de Geni Guimarães

Por: texto - Lara Santos Rocha; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 37, Agosto 2021

Imagem de capa de “Dentro do meu dentro”: a experiência literária de Geni Guimarães
Óculos de leitura

“Dentro do meu dentro”: a experiência literária de Geni Guimarães

Por: texto - Lara Santos Rocha; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 37, Agosto 2021

Óculos de leitura

Encontros e encantos – Guimarães Rosa*

Por: texto - Mia Couto; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 23, Dezembro 2013

Óculos de leitura

Encontros e encantos – Guimarães Rosa*

Por: texto - Mia Couto; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 23, Dezembro 2013

Página literária

Página literária

Oferece um conto, poema ou crônica, entrelaçado à temática de cada edição.


Metamorfose
Página literária

Metamorfose

Por: texto - Geni Guimarães; ilustração - João Pinheiro

Edição nº 41, Setembro 2024

Imagem de capa de Metamorfose
Página literária

Metamorfose

Por: texto - Geni Guimarães; ilustração - João Pinheiro

Edição nº 41, Setembro 2024

Presente de Makunaimã (Makunaimã taanii)
Página literária

Presente de Makunaimã (Makunaimã taanii)

Por: texto - Kamuu Dan Wapichana; tradução - Nilzimara de Souza Lima; ilustração - Aju Paraguassu

Edição nº 40, Agosto 2023

Imagem de capa de Presente de Makunaimã (Makunaimã taanii)
Página literária

Presente de Makunaimã (Makunaimã taanii)

Por: texto - Kamuu Dan Wapichana; tradução - Nilzimara de Souza Lima; ilustração - Aju Paraguassu

Edição nº 40, Agosto 2023

Arquiteta
Página literária

Arquiteta

Por: texto - Geni Guimarães; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 38, Abril 2022

Imagem de capa de Arquiteta
Página literária

Arquiteta

Por: texto - Geni Guimarães; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 38, Abril 2022

Página literária

Meu ideal seria escrever...

Por: texto - Rubem Braga; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 24, Maio 2014

Página literária

Meu ideal seria escrever...

Por: texto - Rubem Braga; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 24, Maio 2014

Reportagem

Reportagem

Investiga temas importantes relacionados ao contexto do concurso.


Reportagem

A Olimpíada e a universidade

Por: texto - Luiz Henrique Gurgel; ilustração: Criss de Paulo

Edição nº 27, Julho 2016

Reportagem

A Olimpíada e a universidade

Por: texto - Luiz Henrique Gurgel; ilustração: Criss de Paulo

Edição nº 27, Julho 2016

Reportagem

Palavra que abre caminhos

Por: texto - Jéssica Nozaki; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 29, Julho 2017

Reportagem

Palavra que abre caminhos

Por: texto - Jéssica Nozaki; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 29, Julho 2017

Reportagem

Na essência, a construção coletiva

Por: texto - Jéssica Nozaki; fotos - Veronica Manevy; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 28, Janeiro 2017

Reportagem

Na essência, a construção coletiva

Por: texto - Jéssica Nozaki; fotos - Veronica Manevy; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 28, Janeiro 2017

Reportagem

A poesia perdeu a pose

Por: texto - Luiz Henrique Gurgel; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 22, Agosto 2013

Reportagem

A poesia perdeu a pose

Por: texto - Luiz Henrique Gurgel; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 22, Agosto 2013

Tirando de letra

Tirando de letra

Amplia as discussões de diferentes temas, a partir de artigos e reportagens especiais.


Educação Escolar Indígena: Existir para resistir!
Tirando de letra

Educação Escolar Indígena: Existir para resistir!

Por: texto - Zilma Rosana Acevedo Oliveira; ilustração - Aju Paraguassu

Edição nº 40, Agosto 2023

Imagem de capa de Educação Escolar Indígena: Existir para resistir!
Tirando de letra

Educação Escolar Indígena: Existir para resistir!

Por: texto - Zilma Rosana Acevedo Oliveira; ilustração - Aju Paraguassu

Edição nº 40, Agosto 2023

Tirando de letra

Atuação mediadora: uma prática integradora e compartilhada

Por: texto - Maria José Pereira de Jesus Silva; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 35, Julho 2020

Tirando de letra

Atuação mediadora: uma prática integradora e compartilhada

Por: texto - Maria José Pereira de Jesus Silva; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 35, Julho 2020

Tirando de letra

Aulas remotas: um olhar para além da tela

Por: texto - Elizete Vilela de Faria; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 36, Dezembro 2020

Tirando de letra

Aulas remotas: um olhar para além da tela

Por: texto - Elizete Vilela de Faria; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 36, Dezembro 2020

Beleza, professora!
Tirando de letra

Beleza, professora!

Por: texto - Flaviana Fagotti Bonifácio; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 37, Agosto 2021

Imagem de capa de Beleza, professora!
Tirando de letra

Beleza, professora!

Por: texto - Flaviana Fagotti Bonifácio; ilustração - Criss de Paulo

Edição nº 37, Agosto 2021

inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000