Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

nº 41, Setembro 2024

nº 41, Setembro 2024

Esta edição da revista Na Ponta do Lápis reúne artigos, literatura, entrevista e propostas para a escola que dialogam com saberes e práticas da Educação Integral, possibilidades para o currículo de língua portuguesa e caminhos para educar por inteiro.

Artigos desta edição

Artigos desta edição


Para educar por inteiro é preciso olhar para o coração da educação
Editorial

Para educar por inteiro é preciso olhar para o coração da educação

Por: texto - Gina Vieira Ponte; ilustração - João Pinheiro

Edição nº 41, Setembro 2024

Imagem de capa de Para educar por inteiro é preciso olhar para o coração da educação
Editorial

Para educar por inteiro é preciso olhar para o coração da educação

Por: texto - Gina Vieira Ponte; ilustração - João Pinheiro

Edição nº 41, Setembro 2024

Educação Integral e ensino de Língua Portuguesa: diálogos necessários
Especial

Educação Integral e ensino de Língua Portuguesa: diálogos necessários

Por: texto - Gina Vieira Ponte; ilustração - João Pinheiro

Edição nº 41, Setembro 2024

Imagem de capa de Educação Integral e ensino de Língua Portuguesa: diálogos necessários
Especial

Educação Integral e ensino de Língua Portuguesa: diálogos necessários

Por: texto - Gina Vieira Ponte; ilustração - João Pinheiro

Edição nº 41, Setembro 2024

Entrevista: Macaé Evaristo
Entrevista

Entrevista: Macaé Evaristo

“A alegria é revolucionária”
Em defesa do direito à educação e da justiça social

Por: texto - Gina Vieira Ponte; ilustração - João Pinheiro

Edição nº 41, Setembro 2024

Imagem de capa de Entrevista: Macaé Evaristo
Entrevista

Entrevista: Macaé Evaristo

“A alegria é revolucionária”
Em defesa do direito à educação e da justiça social

Por: texto - Gina Vieira Ponte; ilustração - João Pinheiro

Edição nº 41, Setembro 2024

As quizambas<sup>1</sup> da Educação Integral: uma perspectiva a partir do amor e da descolonização
Lente de aumento

As quizambas1 da Educação Integral: uma perspectiva a partir do amor e da descolonização

Por: texto - Lara Rocha; ilustração - João Pinheiro

Edição nº 41, Setembro 2024

Imagem de capa de As quizambas<sup>1</sup> da Educação Integral: uma perspectiva a partir do amor e da descolonização
Lente de aumento

As quizambas1 da Educação Integral: uma perspectiva a partir do amor e da descolonização

Por: texto - Lara Rocha; ilustração - João Pinheiro

Edição nº 41, Setembro 2024

Catucá: de passagem por uma comunidade educadora
No chão da escola

Catucá: de passagem por uma comunidade educadora

Por: texto - Fernanda Mendes Soares Barreiros; ilustração - João Pinheiro

Edição nº 41, Setembro 2024

Imagem de capa de Catucá: de passagem por uma comunidade educadora
No chão da escola

Catucá: de passagem por uma comunidade educadora

Por: texto - Fernanda Mendes Soares Barreiros; ilustração - João Pinheiro

Edição nº 41, Setembro 2024

Leituras de mundo: aprender a ouvir se escutando
Linguagem em movimento

Leituras de mundo: aprender a ouvir se escutando

Por: texto - Renata Santos Rente; ilustração - João Pinheiro

Edição nº 41, Setembro 2024

Imagem de capa de Leituras de mundo: aprender a ouvir se escutando
Linguagem em movimento

Leituras de mundo: aprender a ouvir se escutando

Por: texto - Renata Santos Rente; ilustração - João Pinheiro

Edição nº 41, Setembro 2024

Metamorfose
Página literária

Metamorfose

Por: texto - Geni Guimarães; ilustração - João Pinheiro

Edição nº 41, Setembro 2024

Imagem de capa de Metamorfose
Página literária

Metamorfose

Por: texto - Geni Guimarães; ilustração - João Pinheiro

Edição nº 41, Setembro 2024

É Educação quando morre o coração?
Óculos de leitura

É Educação quando morre o coração?

Por: texto - Lara Rocha; ilustração - João Pinheiro

Edição nº 41, Setembro 2024

Imagem de capa de É Educação quando morre o coração?
Óculos de leitura

É Educação quando morre o coração?

Por: texto - Lara Rocha; ilustração - João Pinheiro

Edição nº 41, Setembro 2024

Explore edições recentes

Explore edições recentes


Edição nº40, Agosto 2023

"Centenas de povos indígenas e suas línguas habitam, cultivam e preservam o território multicultural do nosso país."

Explore
Edição nº39, Novembro 2022

"Como repensar as questões étnico-raciais na educação"

Explore
Edição nº38, Abril 2022

"Palavra de educador(a): viver para contar e contar para viver. Experiências da 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa"

Explore
Edição nº37, Agosto 2021

"Palavra como antídoto escrevendo um mundo novo"

Explore
Edição nº36, Dezembro 2020

"Como será o amanhã: (re) descobrir, juntos os caminhos possíveis "

Explore
Edição nº35, Julho 2020

"Saberes e práticas em tempos de mudança"

Explore
Edição nº34, Janeiro 2020

"Histórias de pertencimento"

Explore
Edição nº33, Julho 2019

"Lendo e escrevendo pela vida afora"

Explore
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000