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BNCC e produção de textos
Na semana passada, respondendo à pergunta “Como a BNCC trata da questão da análise linguística?, comentei que já dedicamos variados textos para discutir e exemplificar o trabalho pensado a partir da articulação das práticas de linguagem, sempre destacando as nossas sequências didáticas – Cadernos Virtuais da Olimpíada –, entre outras publicações, como propostas metodológicas aderentes aos pressupostos da Base.
Agora, receberá destaque a simpática mensagem da professora Ivanoilda, voltada à prática de linguagem da produção textual, abrindo a possibilidade de prosearmos um pouquinho mais sobre questões tão importantes e atuais para a prática educativa. Vamos conferir?
Boa noite, pessoal!
Passando por aqui mais uma vez para realizar alguns estudos que embasem a minha prática pedagógica. Gosto e sempre aprendo muito com este ambiente. Gostaria de solicitar da professora Olímpia um material que trate da BNCC e as etapas de produção de texto.
Ivanoilda Azevedo de Oliveira - Itaeté (BA)
Para começar, quero agradecer pela constante visita e navegação no Portal e dizer que nos sentimos muito satisfeitos por saber que nossos escritos chegam até você como “alimentos formativos” significativos!
Vamos pensar juntas sobre sua solicitação: um material que trate da BNCC e as etapas de produção de texto. A fim de contextualizar a reflexão, vale a pena (re)ler dois trechos do documento:
O Eixo da Produção de Textos compreende as práticas de linguagem relacionadas à interação e à autoria (individual ou coletiva) do texto escrito, oral e multissemiótico, com diferentes finalidades e projetos enunciativos […] (BRASIL, 2017, p. 74).
No quadro sobre as dimensões da produção de textos – estratégias de produção, ressalta-se:
Desenvolver estratégias de planejamento, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, considerando-se sua adequação aos contextos em que foram produzidos, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semioses apropriadas a esse contexto, os enunciadores envolvidos, o gênero, o suporte, a esfera/campo de circulação, adequação à norma-padrão etc. (BRASIL, 2017, p. 76).
Em função de tais afirmações, podemos considerar que a prática de produção deverá englobar textos escritos, orais e multissemióticos (constituídos por diferentes linguagens), de modo a convocar o desenvolvimento das etapas de planejamento, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos.
Explicitada a questão, podemos passar para as indicações, selecionadas em função de diferentes focos:
- Ajuste do texto ao contexto de produção: um conteúdo esquecido? - Kátia Bräkling e Marisa Garcia
- Revisão e Correção: variações sobre o mesmo tema? - Kátia Bräkling
- Caminhos da Reescrita – Luciene Simões
- Avaliar a escrita é ser interlocutor do texto - Margarete Schlatter e Pedro de Moraes Garcez
- Especial sobre Avaliação de Textos – Olimpíada 2016
- BNCC e a Língua Portuguesa (variados textos) - Nova Escola
Espero que tais dicas possam inspirar excelentes práticas!
Bj, obrigada pelo envio da pergunta e até já,
Olímpia
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Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola
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