Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

sua prática / sala de professoras

Produção de texto: onde está o autor?

Portal Escrevendo o Futuro

02 de agosto de 2023

Produção de textos: onde está o autor?

Produção de textos: onde está o autor?

Confira as dicas da Olímpia para professora quer melhorar suas propostas de escrita em sala de aula.

Talentosos educadores,

Após várias semanas de prosa sobre a BNCC, vamos retomar nossa rotina semanal, marcada pela apresentação de uma pergunta enviada por vocês, queridos leitores, e acompanhada por minhas considerações e dicas.

A mensagem da semana vem lá da Bahia e revela a inquietação da professora Marisa, no trabalho com seus estudantes do 5o ano - EFI:

Olá, Olímpia!

Trabalho com alunos do 5o ano e preciso de sua ajuda para melhorar as propostas de produção. Eles estão terminando o EFI e escrevem textos sem criatividade, sem vontade, todos iguais e parece que só fazem por obrigação! Até conversei com a professora do 4o ano, mas nada muda… O que fazer?

Um bj e obrigada

Professora Marisa, percebo que você está realmente envolvida com a questão da qualidade da produção de textos de seus alunos e a parabenizo pela iniciativa de buscar referências da turma, no contato com a professora do ano anterior. Bem, mas ainda assim, você permanece sem entender exatamente por que seus alunos não demonstram interesse pela produção e, em consequência disso, escrevem textos “sem criatividade, iguais; por obrigação”, não é mesmo?

Vamos tentar iluminar alguns pontos, a fim de que você chegue à resposta! Para começar, é importante considerar que a criatividade e o interesse em escrever estão diretamente ligados à questão do repertório de conhecimento e da autoria. Em outras palavras, ao exercício de se ter o que dizer, para quem, para quê e como dizer, de modo a utilizar os recursos da língua para expressar maneiras de ver o mundo, estar no mundo e interagir com ele.

Esses elementos, como bem sabemos, não se apresentam “da noite para o dia”; são fruto de um processo de constituição de dizeres, em torno de diversas e diversificadas práticas de letramento, envolvendo variados gêneros discursivos.

Essa prosa me faz lembrar da antiga discussão entre redação e produção textual! Você, certamente, já ouviu os argumentos favoráveis à produção, especialmente os ligados à necessidade de se considerar e trabalhar com a situação comunicativa de cada texto, contando com a participação ativa dos alunos, para a busca por escritas mais significativas, não é mesmo?

Estou querendo sinalizar para a necessidade – ou urgência – de trabalharmos com propostas de produção em função de uma aposta, um investimento reflexivo sobre as etapas que antecedem o “pegar o papel e escrever”. Como professores, precisamos nos perguntar de que maneira os alunos têm vivenciado as práticas de produção de textos na escola e, especialmente, o que precisamos considerar, com vistas ao (re)planejamento das situações de ensino?

Para facilitar, segue uma “lista de ingredientes” do trabalho com a produção textual. Clique em cada um deles e leia meus comentários:

Conhecimentos prévios

Seleção do gênero

Contexto de produção

Alimentação temática

Propostas variadas

Reescrita

Pronto! Não deixe de passar por aqui e deixar sua mensagem, contando sobre seu processo reflexivo, em função dessa prosa, combinado? Isso vale para todos os leitores, ok? rs

Bj carinhoso, obrigada e até já,

Olímpia

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Uma festa para os livros e para a leitura
educação e cultura

Uma festa para os livros e para a leitura

Feiras literárias valorizam a produção local e a diversidade de autorias, e promovem a leitura e a escrita, especialmente entre jovens.

livros, feiras literárias, formação leitora, literatura

Imagem de capa de Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola
especiais

Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola

Confira materiais para auxiliar professoras(es) no planejamento de aulas contemplando os diversos e múltiplos letramentos.

multissemiose, ensino e aprendizagem de língua portuguesa, letramentos, BNCC, práticas de linguagem contemporâneas, multimodalidade

Imagem de capa de A hora e a vez das biografias
sobre o Programa

A hora e a vez das biografias

Conheça o novo Caderno Docente com atividades sobre o gênero biografia

Imagem de capa de O que cabe no poema?
especiais

O que cabe no poema?

Confira o especial que reúne conteúdos diversos como planos de aula, sequências didáticas, artigos e entrevistas sobre o gênero textual poema.

gênero textual, formação leitora, literatura, poesia, produção de texto, poema, planejamento docente

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000