Uma festa para os livros e para a leitura
literatura, formação leitora, livros, feiras literárias
Na retomada das aulas presenciais, Olímpia convida professores(as) e gestores(as) a refletir sobre os desafios de aprendizagem dos(as) estudantes e compartilhar suas experiências, além de indicar materiais de apoio.
Em fevereiro, convidei cada professor(a) e cada gestor(a) a trilhar um caminho ancorado na amorosidade e na alegria, por meio da publicação Chegou 2022! – convite ao esperançar. Agora, na publicação de março (nossa prosa passou a ter uma frequência mensal), gostaria de lançar um convite complementar: pensarmos juntos(as) nas principais inquietações pedagógicas e nos maiores desafios para a aprendizagem de nossos(as) estudantes.
Pelo Brasil, o retorno às aulas presenciais tem sido vivido de modo diverso, assim como ocorreu em todo o período de fechamento das escolas, com possibilidades bastante heterogêneas de acesso ao ensino remoto, a materiais impressos ou a orientações via grupos de WhatsApp, entre tantas outras tentativas de promover aprendizagens.
Nesse percurso da volta à escola, docentes e equipes gestoras têm investido em estratégias de recomposição das aprendizagens, com avaliações diagnósticas que assegurem a investigação dos saberes de cada estudante, assim como as maiores necessidades de aprendizagem. Além disso, investimentos reflexivos de fôlego precisam ser feitos em frentes como adaptação do currículo e das práticas pedagógicas, com a formação docente específica e materiais didáticos ajustados à realidade e maiores demandas de cada turma.
Assim, partindo de avaliações diagnósticas criteriosas e análises cuidadosas dos resultados, é possível eleger habilidades prioritárias em cada ano, a fim de favorecer a efetiva aprendizagem de nossas crianças e nossos adolescentes e jovens.
Para auxiliar vocês nesse percurso, como de costume por aqui, indico dois materiais que poderão contribuir para o planejamento e o desenvolvimento desse trabalho:
A apreciação desses materiais poderá promover um planejamento mais certeiro nesse início de ano, assim como um trabalho com o olhar focado nas experiências de aprendizagem para cada estudante e seus efeitos no processo de construção de conhecimentos.
É claro que outras questões integram o que chamei anteriormente de inquietações pedagógicas, não é mesmo? Então, para dar voz a quem, de fato, pode anunciar dúvidas, assuntos de maior interesse e necessidade formativa, considerando o retrato da realidade local, passo a palavra a você, professor(a) e gestor(a).
No mural abaixo, cada um(a) poderá relatar como tem vivido esse processo de retorno às aulas presenciais, elencando assuntos a serem tratados aqui, no Pergunte à Olímpia e até mesmo em outros espaços do Portal.
Para publicar sua mensagem, basta clicar no sinal de +, no canto inferior direito do mural, e inserir seu texto. Não esqueça de indicar seu nome, cidade e estado e o(s) segmento(s) de atuação!
Conto com a participação de vocês!
Um abraço carinhoso, obrigada e até já,
Olímpia
Uma festa para os livros e para a leitura
literatura, formação leitora, livros, feiras literárias
Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola
multimodalidade, práticas de linguagem contemporâneas, multissemiose, ensino e aprendizagem de língua portuguesa, BNCC, letramentos