Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

sua prática / sala de professoras

BNCC e produção de textos

Portal Escrevendo o Futuro

05 de agosto de 2023

BNCC e produção de textos

BNCC e produção de textos

BNCC e produção de textos

 

Dedicados leitores,

 

Na semana passada, respondendo à pergunta “Como a BNCC trata da questão da análise linguística?, comentei que já dedicamos variados textos para discutir e exemplificar o trabalho pensado a partir da articulação das práticas de linguagem, sempre destacando as nossas sequências didáticas – Cadernos Virtuais da Olimpíada –, entre outras publicações, como propostas metodológicas aderentes aos pressupostos da Base.

Agora, receberá destaque a simpática mensagem da professora Ivanoilda, voltada à prática de linguagem da produção textual, abrindo a possibilidade de prosearmos um pouquinho mais sobre questões tão importantes e atuais para a prática educativa. Vamos conferir?    

Boa noite, pessoal!

Passando por aqui mais uma vez para realizar alguns estudos que embasem a minha prática pedagógica. Gosto e sempre aprendo muito com este ambiente. Gostaria de solicitar da professora Olímpia um material que trate da BNCC e as etapas de produção de texto.

Ivanoilda Azevedo de Oliveira - Itaeté (BA)


Para começar, quero agradecer pela constante visita e navegação no Portal e dizer que nos sentimos muito satisfeitos por saber que nossos escritos chegam até você como “alimentos formativos” significativos!

Vamos pensar juntas sobre sua solicitação: um material que trate da BNCC e as etapas de produção de texto. A fim de contextualizar a reflexão, vale a pena (re)ler dois trechos do documento:

O Eixo da Produção de Textos compreende as práticas de linguagem relacionadas à interação e à autoria (individual ou coletiva) do texto escrito, oral e multissemiótico, com diferentes finalidades e projetos enunciativos […] (BRASIL, 2017, p. 74).

No quadro sobre as dimensões da produção de textos – estratégias de produção, ressalta-se:

Desenvolver estratégias de planejamento, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, considerando-se sua adequação aos contextos em que foram produzidos, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semioses apropriadas a esse contexto, os enunciadores envolvidos, o gênero, o suporte, a esfera/campo de circulação, adequação à norma-padrão etc. (BRASIL, 2017, p. 76).

Em função de tais afirmações, podemos considerar que a prática de produção deverá englobar textos escritos, orais e multissemióticos (constituídos por diferentes linguagens), de modo a convocar o desenvolvimento das etapas de planejamento, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos.

Espero que tais dicas possam inspirar excelentes práticas!

Bj, obrigada pelo envio da pergunta e até já,

Olímpia 

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola
especiais

Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola

Confira materiais para auxiliar professoras(es) no planejamento de aulas contemplando os diversos e múltiplos letramentos.

práticas de linguagem contemporâneas, ensino e aprendizagem de língua portuguesa, multimodalidade, letramentos, BNCC, multissemiose

Imagem de capa de O que cabe no poema?
especiais

O que cabe no poema?

Confira o especial que reúne conteúdos diversos como planos de aula, sequências didáticas, artigos e entrevistas sobre o gênero textual poema.

planejamento docente, literatura, formação leitora, poesia, poema, produção de texto, gênero textual

Imagem de capa de A hora e a vez das biografias
sobre o Programa

A hora e a vez das biografias

Conheça o novo Caderno Docente com atividades sobre o gênero biografia

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

línguas indígenas, literatura indígena, educação para as relações étnico-raciais, revista NPL, formação docente

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000