Público-Alvo
Ensino Fundamental Anos Finais
Competências Específicas de Língua Portuguesa:
Práticas de linguagem / Objetos do conhecimento:
Objetos de Conhecimento:
Habilidades (clique ou passe o cursor do mouse sobre os códigos das habilidades para ler suas descrições):
EF69LP03 Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente. EF69LP05 Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, charges, memes, gifs etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc . EF67LP08 Identificar os efeitos de sentido devidos à escolha de imagens estáticas, sequenciação ou sobreposição de imagens, definição de figura/fundo, ângulo, profundidade e foco, cores/tonalidades, relação com o escrito (relações de reiteração, complementação ou oposição) etc. em notícias, reportagens, fotorreportagens, foto-denúncias, memes, gifs, anúncios publicitários e propagandas publicados em jornais, revistas, sites na internet etc.
Objeto do conhecimento:
Habilidade (clique ou passe o cursor do mouse sobre o código da habilidade para ler sua descrição):
EF69LP08 Revisar/editar o texto produzido – notícia, reportagem, resenha, artigo de opinião, dentre outros –, tendo em vista sua adequação ao contexto de produção, a mídia em questão, características do gênero, aspectos relativos à textualidade, a relação entre as diferentes semioses, a formatação e uso adequado das ferramentas de edição (de texto, foto, áudio e vídeo, dependendo do caso) e adequação à norma culta
Objeto do conhecimento:
Habilidade (clique ou passe o cursor do mouse sobre o código da habilidade para ler sua descrição):
EF69LP15 Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os turnos de fala, na participação em discussões sobre temas controversos e/ou polêmicos
Compreender o gênero meme como resultante da relação com outros gêneros.
Compreender as relações interculturais que acontecem nos memes.
Conhecer os contextos de produção e de circulação dos memes.
Identificar a relação entre as linguagens usadas nos memes.
Reconhecer efeitos de sentido e humor nos memes.
Perceber as inferências necessárias à compreensão de alguns memes.
Este projeto foi elaborado pelas professoras Andrea, Josiane e Kássia, participantes do curso “Caminhos da escrita”, edição do 1º semestre de 2019, e apresenta uma proposta de trabalho com o gênero textual meme, a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (BRASIL, 1998) e da Base Nacional Curricular Comum – BNCC (BRASIL, 2018), que introduzem e reafirmam, respectivamente, os gêneros textuais como centro do processo de ensino da Língua Portuguesa.
O projeto foi elaborado para a turma do 7º ano de uma escola estadual da Paraíba, podendo ser adaptado para os demais anos finais do Ensino Fundamental, com foco no desenvolvimento de habilidades de leitura, compreensão de textos multimodais ou multissemióticos e produção de memes.
A escolha do meme se deu por ser um gênero contemporâneo e oriundo das práticas de linguagem que acontecem na web, fazendo parte, portanto, dos letramentos vivenciados pelos aprendizes em suas comunidades. A proposta evidencia o contexto de produção e de circulação dos memes, favorecendo a compreensão das características socioculturais do gênero, do seu surgimento e das habilidades envolvidas na leitura e produção de um gênero multissemiótico, ou seja, constituído de múltiplas linguagens, da sua relação com discursos anteriores e das possíveis variações linguísticas presentes em sua estrutura. Também oportuniza a prática de exposição de opiniões e da argumentação, o posicionamento crítico e a reflexão sobre visões preconceituosas que podem estar associadas a essas produções.
Meme é uma palavra de origem grega, que se refere à imitação. No mundo da internet, o termo ganhou a conotação de informação que se espalha rapidamente, como um vírus (daí o termo viralizar). São vídeos, imagens, frases, ideias, trechos de música ou textos constituídos de diversas linguagens, difundidos em grande velocidade entre as(os) usuárias(os) da rede virtual, atingindo alta popularidade.
Tendo em vista que o meme é uma “unidade de informação cultural que é replicada de pessoa para pessoa” (DAWKINS, 1976, apud SOUZA, 2013, p. 127), a escolha desse gênero propicia uma abordagem de trabalho multicultural, uma vez que o entrecruzamento de culturas é uma importante característica desse gênero. Assim, dependendo do texto selecionado, pode-se acionar a cultura musical de diferentes gêneros (rock, pop, sertanejo, samba etc.), a cultura fílmica de diferentes estilos (drama, romance, comédia etc.), a cultura literária/artística de diversas épocas, a cultura contemporânea de diferentes áreas (política, educacional, social etc.).
Os memes a seguir, por exemplo, evidenciam a relação entre letras de canção (uma sertaneja, outra de domínio popular), uma paródia (em que as letras originais foram reescritas com uma linguagem mais rebuscada) e uma obra de arte (autorretrato de Joseph Ducreux1, em que o artista parece “debochar” do espectador2).
CARDOSO, Marcelo. Entenda o meme “Joseph Ducreux”. Disponível em <https://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/07/entenda-o-meme-joseph-ducreux.html>. Acesso em 13/06/2023.
A característica “viral” do gênero abre espaço para que a cada compartilhamento e releitura, aspectos próprios da linguagem possam ser ressignificados. Nesse sentido, o estudo sociolinguístico pode ser explorado, ultrapassando uma visão de língua única e explorando as variantes linguísticas geográficas (variantes diatópicas), o nível de formalidade da língua (variantes diafásicas), as variantes relacionadas aos grupos sociais, etários, profissionais etc. (diastráticas) e as variantes relacionadas à época vivida pelos falantes (diacrônicas), ancoradas na realidade social de que são reflexo.
Essa articulação entre variedades linguísticas favorece a discussão sobre o respeito à pluralidade linguística e aos contextos de cada variante. Assim, os memes propiciarão a reflexão sobre as linguagens que se entrecruzam, sobre os efeitos enunciativo-discursivos imbricados na produção e na repercussão em determinado momento histórico e, ainda, sobre os efeitos de sentido que eles geram, tanto em relação a um estudo textual (semântico), quanto no que se refere às representações dos sujeitos que produzem e que replicam um meme.
O caráter multissemiótico dos memes é outra questão fundamental nesse estudo, visto que imagens, sem e com movimento, sons e textos verbais estão em constante relação, na constituição de sentidos do texto. Conforme o exemplo apresentado, o gênero meme é composicionalmente multimodal ou multissemiótico.
No entanto, para se chegar a um meme, outros textos, em diversos gêneros, são convocados como apoio à sua construção, conforme o exemplo analisado. Neste projeto, eles assumem a posição de gêneros auxiliares à produção de memes. São fotografias, músicas, letras de canções, trechos de filmes/vídeos, pinturas etc. que devem ser incluídos no estudo, a fim de evidenciar sua relação intertextual com os memes, contribuindo para a compreensão leitora do gênero.
Além da intertextualidade com os gêneros auxiliares, a leitura e a produção de memes envolve, também, o reconhecimento da relação com outros discursos, uma vez que os memes surgem de notícias, fatos e falas anteriores que repercutem nas mídias diversas.
A proposta pode envolver também a leitura de outros gêneros textuais que esclareçam conceitualmente o gênero meme, se o percurso assim o demandar, ampliando-se as possibilidades linguísticas: verbal, sonora, imagética etc.
Entendemos, portanto, que este estudo permite às turmas de estudantes um contato intenso com diferentes linguagens, possibilitando a professoras e professores estimular uma reflexão sobre questões relativas à multimodalidade.
As práticas letradas contemporâneas envolvem a compreensão de várias semioses. Quando debatemos um assunto, nos utilizamos da leitura de um texto escrito, de uma imagem, de um discurso já veiculado na imprensa, de uma conversa ou de um relatório. Esse recurso evidencia que os gêneros discursivos a que recorremos em uma interação estão ligados, como em uma rede de gêneros.
Com base nisso, nesse projeto, o gênero meme está relacionado a outros gêneros e às suas práticas de leitura, compreensão e produção, assim como os contextos de produção de cada gênero dessa rede: notícia e exposição oral (como suportes de estudo e reflexão), charge e cartum (para esclarecer algumas diferenças e similaridades) e, por fim, gêneros especificamente relacionados ao meme tomado como objeto de estudo.
Apresentamos aqui as principais estratégias propostas para o estudo do gênero meme:
Ativação dos conhecimentos de mundo sobre memes (avaliação diagnóstica).
Análise das características específicas do gênero (forma composicional, conteúdo temático e estilo), seus espaços de produção, circulação e recepção e, ainda, as relações intertextuais e político-sociais que apresentam.
Disponível em Memes de gatinhos: divirta-se com eles | Almanaque da Mulher. Acesso em 23/01/2023
✓ Escolha de um meme, e de preferência de cada estudante.
✓ Análise de cada meme, em grupos de quatro estudantes, à luz do roteiro apresentado acima ou adaptado de acordo com as realidades de cada turma.
✓ Escolha de um dos memes para socialização com o grupo todo.
Disponível em (381) Pinterest. Acesso em 13/06/2023.
A imagem mostra que se trata de uma notícia, pois um suposto repórter entrevista mãe e filho, conforme sugere a presença do microfone.
O humor não está no fato noticiado, mas na pergunta que abre o meme e convida o leitor a refletir sobre o sentimento de quem perde a chance de ficar milionário.
Possibilidade da variação da produção textual
Em lugar da produção de memes, a(o) professora(or), juntamente com a turma, pode optar por produzir um painel de memes ou criar uma coletânea virtual de memes, que vai sendo discutida e alimentada ao longo do ano letivo.
Nessa etapa, é importante avaliar os desafios encontrados e como foram solucionados ou o que ainda é preciso conhecer sobre o gênero, para aprimorar a produção.
Alinhadas à ideia de que a avaliação deve ser uma ação contínua, durante todo o processo e não apenas sobre o produto, as autoras propõem o acompanhamento de cada etapa da atividade proposta, analisando as demandas e desafios encontrados pelos(as) estudantes, seja conceitualmente falando, seja no uso do gênero, no processo de pesquisa e seleção de material, seja em relação aos usos da língua. Esse acompanhamento é fundamental para que as(os) professoras(es) identifiquem os aspectos para os quais devem planejar ações futuras, com o intuito de oferecer condições para que a aprendizagem aconteça. Para isso, não se pode perder de vista que as(os) estudantes aprendem de diferentes maneiras e em diferentes tempos, mas sempre de forma contextualizada.
Uma breve pesquisa sobre o gênero e sua abordagem em sala de aula despertou as autoras do projeto para a possibilidade de contemplar o currículo e algumas das habilidades da BNCC de forma contextualizada. As características multissemióticas do meme e toda a rede de gêneros envolvida nos processos de leitura e de produção desses textos viabilizaram inúmeros eventos de letramento, incluindo algumas práticas multiletradas, que vão além das práticas relacionadas ao letramento da letra, já consolidado pela escola.
Em uma avaliação da elaboração da proposta, as professoras reafirmam a possibilidade de explorar diversos conhecimentos relacionados às habilidades da BNCC de forma contextualizada e colocando em prática o que Geraldi e colaboradores (1996) apontam sobre o trabalho com o texto na sala de aula. Ou seja, os conhecimentos linguísticos que, durante anos, foram abordados isoladamente, sem vínculo com usos reais, podem ser abordados em situações concretas de uso, sem que isso demande interromper um programa curricular para dar lugar a um projeto especial. Não se trata de fazer algo a mais, mas de fazer de modo diferente aquilo que já é feito de modo desvinculado de práticas contextualizadas.
O projeto reforçou a ideia, para as professoras, da possibilidade de abordagem contextualizada de conhecimentos linguísticos, por meio do trabalho com gêneros textuais, e ainda relacionados à demanda do grupo envolvido e às práticas multiculturais e multiletradas que as(os) estudantes já vivenciam.
A proposta também jogou luz sobre a importância de se incorporar os conhecimentos que as(os) estudantes já apresentam sobre determinado tema ou uso da língua/linguagem e ainda sobre o uso das tecnologias, abrindo espaço para os conhecimentos construídos fora do ambiente escolar.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais – 3º e 4º Ciclos. Língua Portuguesa. Brasília: MEC, 1998.
GERALDI, João Wanderley (Org.) O texto na sala de aula. São Paulo: Ática. 2006.
SOUZA, Carlos Fabiano de. Memes: formações discursivas que ecoam no ciberespaço. In: Vértices, Campos dos Goytacazes/ RJ, v.15, n. 1, p. 127-148, jan./abr. 2013. p. 127-148. Disponível em <https://www.researchgate.net/profile/Carlos_De_Souza6/publication/266617279_Memes_formacoes_discursivas_que_ecoam_no_ciberespaco/links/5435a3d80cf2bf1f1f2b358c.pdf>. Acesso em 13/06/2023.
Jordana Lima de Moura Thadei é mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP), e mediadora do curso "Caminhos da escrita".
Uma festa para os livros e para a leitura
feiras literárias, formação leitora, livros, literatura
Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola
ensino e aprendizagem de língua portuguesa, letramentos, multimodalidade, BNCC, práticas de linguagem contemporâneas, multissemiose
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