Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola
multissemiose, BNCC, práticas de linguagem contemporâneas, ensino e aprendizagem de língua portuguesa, multimodalidade, letramentos
sua aula / projetos de escrita
Maria Juciele Amancio Souza Silva
15 de outubro de 2015
Ao conversar com seus alunos sobre a literatura de cordel, a professora Juciele constatou, um pouco entristecida, que eles nada sabiam sobre essa tradição nordestina. Iniciou então um processo de resgate do gênero por meio da apresentação do filme baseado na obra de Ariano Suassuna Auto da compadecida, de documentários sobre o gênero e do contato direto com os folhetos de cordel. Depois os alunos do 9º ano da Escola de Educação Básica Nossa Senhora Mãe do Povo, situada no município de Tanque d’Arca (AL), saíram pela escola e pelas ruas do entorno para fotografar situações ligadas ao tema “Preservação: uma cena, uma história”. O projeto culminará com a gravação de um CD com as produções dos alunos e com a criação de um blog.
Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola
multissemiose, BNCC, práticas de linguagem contemporâneas, ensino e aprendizagem de língua portuguesa, multimodalidade, letramentos
O que cabe no poema?
literatura, poema, formação leitora, gênero textual, planejamento docente, poesia, produção de texto
A hora e a vez das biografias
Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
educação para as relações étnico-raciais, literatura indígena, línguas indígenas, revista NPL, formação docente
Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!
Ver mais comentáriosOlá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.