Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

sua aula / projetos de escrita

“Minha leitura, meu barbante”

“Minha leitura, meu barbante”

Maria Juciele Amancio Souza Silva

15 de outubro de 2015

Baixar PDF completo

Ao conversar com seus alunos sobre a literatura de cordel, a professora Juciele constatou, um pouco entristecida, que eles nada sabiam sobre essa tradição nordestina. Iniciou então um processo de resgate do gênero por meio da apresentação do filme baseado na obra de Ariano Suassuna Auto da compadecida, de documentários sobre o gênero e do contato direto com os folhetos de cordel. Depois os alunos do 9º ano da Escola de Educação Básica Nossa Senhora Mãe do Povo, situada no município de Tanque d’Arca (AL), saíram pela escola e pelas ruas do entorno para fotografar situações ligadas ao tema “Preservação: uma cena, uma história”. O projeto culminará com a gravação de um CD com as produções dos alunos e com a criação de um blog.

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola
especiais

Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola

Confira materiais para auxiliar professoras(es) no planejamento de aulas contemplando os diversos e múltiplos letramentos.

multissemiose, BNCC, práticas de linguagem contemporâneas, ensino e aprendizagem de língua portuguesa, multimodalidade, letramentos

Imagem de capa de O que cabe no poema?
especiais

O que cabe no poema?

Confira o especial que reúne conteúdos diversos como planos de aula, sequências didáticas, artigos e entrevistas sobre o gênero textual poema.

literatura, poema, formação leitora, gênero textual, planejamento docente, poesia, produção de texto

Imagem de capa de A hora e a vez das biografias
sobre o Programa

A hora e a vez das biografias

Conheça o novo Caderno Docente com atividades sobre o gênero biografia

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

educação para as relações étnico-raciais, literatura indígena, línguas indígenas, revista NPL, formação docente

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000