Uma festa para os livros e para a leitura
literatura, feiras literárias, livros, formação leitora
Após a Etapa Municipal, que terminou em 31 de agosto, será realizada a Etapa Estadual no período de 3 de setembro a 1º de outubro
A Etapa Municipal da 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa terminou nesta terça-feira, 31 de agosto, após as Comissões Julgadoras Municipais selecionarem os materiais – Relato de prática, Álbum da turma e Linha do tempo – das escolas públicas municipais, estaduais e federais localizadas no município.
Na sequência, acontece a Etapa Estadual, de 3 de setembro a 1º de outubro. Nesta fase, as Secretarias Estaduais de Educação organizam as Comissões Julgadoras Estaduais, que vão avaliar e selecionar os materiais das escolas nas categorias do concurso: Poema, Crônica, Memórias Literárias, Documentário e Artigo de Opinião. Os materiais selecionados irão representar as escolas do estado na Etapa Semifinal.
Qual o objetivo da Comissão Julgadora Estadual?
A Comissão Julgadora Estadual vai avaliar e classificar os materiais - Relatos de prática, Linha do tempo e Álbum da turma - das escolas públicas municipais, estaduais e/ou federais localizadas no estado, que já foram selecionados anteriormente pelas Comissões Julgadoras Municipais.
Como é organizada a Comissão Julgadora Estadual?
A Comissão Julgadora Estadual (CJE) é organizada e coordenada pelo(a) representante indicado(a) pelo(a) Secretário(a) Estadual de Educação, no momento da adesão à Olimpíada. A Comissão é acompanhada por um(a) representante da organização da Olimpíada em cada um dos 26 (vinte e seis) estados e no Distrito Federal, em parceria com um(a) especialista de uma universidade pública.
Como é composta a Comissão Julgadora Estadual?
A Comissão Julgadora Estadual deve ter, no mínimo, três avaliadores e ser composta por um número ímpar de participantes para evitar empates nas votações. O número de avaliadores e a duração do trabalho depende da quantidade de materiais que serão avaliados.
Os avaliadores podem ser representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); professores de Língua Portuguesa não inscritos na Olimpíada; e representantes da comunidade reconhecidos pelo domínio da Língua Portuguesa e da área do audiovisual como, por exemplo, repentistas, cordelistas, contadores de histórias, jornalistas, escritores e poetas. Os avaliadores não podem ter qualquer tipo de vínculo familiar, parental ou socioafetivo com os professores ou os alunos das turmas inscritas.
Como ocorre o acesso e a avaliação dos materiais?
Todo o processo de leitura e avaliação dos materiais acontecerá de forma on-line, por meio do Portal Escrevendo o Futuro. O representante da Comissão Julgadora Estadual deve cadastrar os avaliadores no Portal Escrevendo o Futuro, além de distribuir os materiais entre eles. Para ter acesso aos materiais, o avaliador deve acessar www.escrevendoofuturo.org.br, descer até a seção “Olimpíada” e clicar em “Comissão Julgadora Estadual”. O sistema para avaliação será aberto em 3 de setembro. Cada conjunto de materiais - Relato de prática, Linha do tempo e Álbum da turma - deverá ser analisado por, no mínimo, dois avaliadores.
Também é papel do representante da Comissão Julgadora Estadual orientar os avaliadores para que leiam, avaliem e atribuam notas a todos os materiais (Relato de prática, Linha do tempo e Álbum da turma) no Portal Escrevendo o Futuro. Para tanto, o coordenador deve encaminhar a eles os textos Tessitura do Relato de prática e Critérios de avaliação.
A Comissão deve ficar atenta para casos eventuais de plágio. Em caso de dúvida sobre a autoria, faça uma pesquisa no Google para averiguar eventuais plágios. Se houver plágio comprovado, a Comissão deverá desclassificar a produção.
Quais os critérios de avaliação dos materiais?
Com o objetivo de alinhar critérios e aprimorar o processo de seleção, os representantes devem encaminhar os textos sobre os materiais e os critérios de avaliação para os participantes da Comissão.
Os avaliadores devem conhecer o documento Tessitura do Relato de prática, com orientações sobre a elaboração do Relato de Prática, da Linha do tempo e do Álbum da turma, que são fruto do trabalho desenvolvido pelos professores com seus alunos.
Também devem conhecer os Critérios de Avaliação, que podem ser acessados no folder Comissão Julgadora Estadual – Orientações para o(a) participante.
Como ocorre a validação da seleção dos materiais?
Após a atribuição das notas, a Comissão Julgadora Estadual deve validar e confirmar os materiais que foram selecionados.
Para isso, o representante vai realizar um encontro com os avaliadores entre 3 de setembro e 1º de outubro. Por conta da pandemia, a orientação é que o encontro ocorra de forma remota.
Para o encontro, quer seja realizado de forma presencial ou remota, todos os participantes, representante e avaliadores, precisam ter acesso a computador, internet e equipamento de som.
Quantos materiais serão selecionados na Etapa Estadual?
Na Etapa Estadual, serão selecionados 210 professores(as) semifinalistas e suas respectivas turmas de estudantes em todo o Brasil, de acordo com a tabela a seguir:
Como os materiais selecionados seguem para a Etapa Semifinal?
Após a escolha e validação dos materiais de cada gênero – de acordo com o número de vagas do seu estado e os critérios de reserva de vagas descritos no regulamento – pelos avaliadores da Comissão Julgadora Estadual, o representante irá selecionar os classificados no Portal Escrevendo o Futuro.
Ao final do processo, uma ata será gerada automaticamente com os dados dos avaliadores da Comissão Julgadora Estadual.
Clique no botão abaixo para acessar o sistema.
Confira os folderes com orientações para representantes e avaliadores das Comissões Julgadoras Estaduais. Divulgue em sua escola e entre os membros da Comissão.
Uma festa para os livros e para a leitura
literatura, feiras literárias, livros, formação leitora
Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola
multissemiose, letramentos, práticas de linguagem contemporâneas, multimodalidade, BNCC, ensino e aprendizagem de língua portuguesa